quinta-feira, 7 de outubro de 2021

A minha visita à Casa do Alentejo em Lisboa - um local muito bonito com uma arquitetura e uma decoração sublime que preserva a cultura alentejana

 

A Casa do Alentejo localizada na Rua Portas de Santo Antão, nº 58 em Lisboa é daqueles locais que eu já tinha mesmo muita curiosidade em visitar. Recentemente, fui almoçar com a minha família a este espaço para comemorar o meu aniversário e assim, acabou por ser uma ótima oportunidade de aproveitar para visitar este edifício histórico repleto de uma beleza peculiar que inclui uma biblioteca, taberna e restaurante e com tanto para contar.

Na realidade, eu já tinha ido à Casa do Alentejo quando tinha 1 ano de idade para comemorar um dos aniversários do meu avô materno. O meu avô sempre teve uma ligação muito especial com este espaço fazendo com que fosse uma boa forma de o recordar! Para além disso, podemos dizer que eu tenho "costela alentejana" já que uma boa parte da minha família, tanto do lado materno como do paterno têm raízes alentejanas e posso dizer que é das regiões de Portugal que mais gosto de visitar.  

Assim, eu resolvi experimentar o restaurante da Casa do Alentejo que tem pratos tradicionais alentejanos! A ementa em si vai sendo alterada e não tem muita variação a nível de pratos, mas é um ótimo sítio para irem caso tenham vontade de consumir comida alentejana! 

No meu caso, como prato eu resolvi escolher um Arroz de Tamboril! Veio muito bem servido e estava muito bom!

Por fim, ainda podemos apreciar a arte deste edifício insólito e fantástico com uma boa dose de arte, uma arquitetura e uma decoração sublime e com azulejos diferentes uns dos outros. Uma coisa é certa, a pessoa delicia-se apenas com um simples olhar para este local que faz lembrar Marrocos, apesar de ainda não ter ido. Mas também fica a imaginar como seriam realizadas todas aquelas festas requintadas e luxuosas! E foi isso que eu fiz quando me sentei e simplesmente observei tudo aquilo que estava ao meu redor, ficando com vontade de regressar!

As atividades e a história da Casa do Alentejo (fonte: site oficial da Casa do Alentejo):

As atividades na Casa do Alentejo têm um contributo ativo para a dinamização, promoção e preservação da cultura alentejana, atuando como um espaço cultural, onde podem ser realizados diferentes tipos de eventos, como por exemplo, apresentações de livros, sessões de poesia, exposições temporárias, conferências temáticas, semanas gastronómicas, concursos nas áreas das artes plásticas, letras e fotografia, exposições de artesanato, semanas dedicadas aos concelhos do Alentejo, tardes culturais aos sábados e bailes sociais aos domingos. 

Este edifício foi construído possivelmente nos finais do século XVII, sendo que sofreu profundas modificações no princípio do século XX.

Da sua história mais antiga sabe-se que pertenceu a uma família aristocrática designada por os Paes de Amaral (Viscondes de Alverca) de quem adotou o nome e o título de Palácio Paes do Amaral ou Palácio de Alverca.

No início do século XX (1917-1919) foi alugado a uma empresa que transformou uma parte do velho palácio no 1º casino da capital com o nome de Magestic Club.

Assim, o palácio sofreu profundas obras de adaptação sob a direção do arquiteto Silva Júnior, transformando-o no esplendoroso edifício que chega até aos nossos dias.

O Magestic Club designa-se anos mais tarde por "Monumental Club", procurando sempre atrair cliente para as suas luxuosas salas de jogo ou para as sumptuosas festas que tinham lugar no deslumbrante Salão dos Espelhos.

Em 1928 já estava encerrada esta fase da sua vida. Passava o ano de 1932 quando foi arrendado ao Grémio Alentejano, posteriormente denominado por Casa do Alentejo, tornando-se a sede da Associação Regionalista Alentejana.

Em 1981 é adquirido aos descendentes da família Paes de Amaral e tornou-se património de todos os alentejanos. se delicia

Se quiserem saber mais sobre espaço histórico, podem aceder ao site oficial do mesmo: https://casadoalentejo.pt/

Quem já visitou este local? O que acharam? 

Existem vários sítios lindíssimos que temos disponível em Portugal que podemos visitar e até têm a sua própria história! No caso da cidade de Lisboa, há sempre locais que podemos conhecer e a Casa do Alentejo é um deles!

Quando tiverem a disponibilidade, eu aconselho a visitarem este sítio e experimentarem o restaurante ou a taberna (caso queiram optar por opções mais leves), principalmente se gostarem de comida tipicamente alentejana!

De seguida, partilho mais fotografias tiradas no interior da Casa do Alentejo! 











Sem comentários:

Enviar um comentário