domingo, 13 de março de 2022

Uma visita interessante, intimista e mágica ao Palácio de Versailles e aos seus jardins

Quando visitamos a lindíssima cidade de Paris, um dos locais obrigatórios a visitar é sem dúvida, o magnífico Palácio de Versailles, repleto de tanta história e exuberância que deixa qualquer um, sem palavras. Apesar de já ter tido a oportunidade de visitar duas vezes Versailles, ainda há muito para aprender e para se ver nos seus três palácios, os seus jardins gloriosos e o seu parque. Por isso, eu vou partilhar a minha visita mais recente que ocorreu ao longo de uma manhã e indicar o que é imprescindível de conhecer neste palácio e nos seus extensos jardins, principalmente se tiverem pouco tempo.

O Chatêau de Versailles tem sido alvo de inúmeros trabalhos de renovação que lhe devolveram uma grande parte da grandeza dos tempos do Rei-Sol, Luís XIV que encomendou o palácio e que continuam até aos dias de hoje. Um espaço muito simples que inicialmente servia maioritariamente para a caça e transformou-se num símbolo supremo da grandeza francesa, tendo sido, o sítio que marcou o fim da monarquia em 1789.  

De 1682 a 1789, Versailles foi a capital da monarquia absoluta e tornou-se numa representação que refletia a conceção do poder do Rei-Sol, sendo que viveram milhares de pessoas, desde a família real, membros da corte francesa, funcionários e muito mais.

Luís XIV transferiu a corte para o terreno onde o seu pai tinha o seu pavilhão de caça, criando assim, uma residência real, sede do governo e casa da nobreza francesa. A construção continuou até à morte deste monarca, em 1715.

Como chegar a Versailles?

Versailles está localizada fora da cidade de Paris, mas existe um modo bem prático para se lá chegar e sugiro que vão com antecedência, pois o percurso ainda demora algum tempo. Falamos do comboio RER que passa na linha C, onde é necessário comprar um bilhete à parte, pois o destino é fora de Paris e o bilhete utilizado para circular no metro e autocarros de Paris não é aceite. Podem comprar numa das estações de metro, o bilhete de ida e volta que tem o valor de cerca de 7,3 euros. No meu caso, depois de algum tempo no metro, eu apanhei o RER na estação de Invalides com destino a Versailles Château.

Assim que eu cheguei à estação de Versailles Château, existem placas que indicam o caminho que se tem de percorrer a pé até à estátua do Luís XIV que está à frente do palácio.

Qual é a melhor forma de visitar o Palácio de Versailles?

Existem diversas maneiras de visitarem o Palácio de Versailles e os seus jardins. Porém, se tiverem com pouco tempo como foi o meu caso nesta minha última visita, eu aconselho adquirirem uma excursão guiada, sendo que estão disponíveis várias opções com diferentes preços, incluindo acesso aos jardins e algumas delas sem precisarem de estar em longas filas. Mas também podem fazê-lo sozinhos ou apenas com o auxílio de um guia de áudio.

Sempre que faço as minhas viagens, eu reservo diversas atividades através do site www.getyourguide.pt e para Versailles não foi exceção. A minha escolha foi uma excursão guiada em Inglês com a duração de 2 horas ao Palácio e Jardins de Versailles, cujo valor foi de 49 euros (incluía 18 euros, o valor da entrada no palácio) e teve como guia, o Alex.


A minha experiência fantástica no Palácio de Versailles e nos seus jardins

O Alex foi um guia turístico especializado, simpático e estupendo que contou muitas coisas interessantes sobre a história de Versailles e da construção deste palácio impressionante que passou por diversas fases, mas também com algumas curiosidades pelo meio, sendo que também nos mostrou vídeos sobre como foi a própria evolução deste complexo com uma dimensão extensa. O tempo passou bem rápido e sem dúvida, que eu aprendi muito com o Alex que foi muito prestável e tornou a excursão bem cativante, culta e criando vontade de visitar mais vezes, principalmente os locais que estavam fechados para renovação. Além disso, ele deu uma apresentação breve dos jardins e umas boas dicas bem úteis e depois foi tempo de explorar por nós próprios.

Infelizmente, a minha passagem pelos jardins bem elaborados com o seu estilo formal francês foi breve, mas quero sem dúvida, voltar e passar mais tempo para conhecer numa longa caminhada este sítio mágico e famoso com mais de 728 hectares que ainda tinha muito para se experienciar e oferecer com espetáculos, esplêndidas fontes, canteiros geométricos, vastos lagos e bosques e muito mais. Para quem não quiser caminhar muito pelos jardins pode sempre alugar um carrinho de golfe que tem um custo de cerca de 14 euros.











Nos arredores de Paris, o Palácio de Versailles é um lugar perfeitamente preservado e um autêntico destaque arquitetónico esplêndido que encanta qualquer um com uma beleza inestimável e com os seus móveis dourados, lareiras com um design próprio, pinturas, a escadaria de mármore e esculturas. Tem salões majestosos que representam o poder, o luxo, a história desta nação e é um exemplo da extravagância da monarquia francesa. Este deixa-nos a imaginar como seria a vida das pessoas daquela época repleto de altos e baixos e como viveu a família real.

Nesta tour, tive a oportunidade de visitar, as divisões mais importantes do Palácio de Versailles, incluindo algumas salas e aposentos. Os destaques que eu explorei vão para a Galeria dos Espelhos, a Capela, os apartamentos do Rei e da Rainha, a sala da Coroação, o Salão da Abundância, de Vénus, de Diana, de Mercúrio, de Apolo e da Guerra, a sala da Consagração, entre outros. É um salão maravilhoso atrás do outro inserido numa das maiores e mais bonitas propriedades do mundo, com 700 quartos e com uma enorme variedade de obras de arte que deixam a pessoa perplexa com a sua excelente qualidade.  


Capela


Salão da Abundância


Salão de Vénus


Salão de Diana


Salão de Mercúrio


Salão de Apolo (sala do trono real)


Salão da Guerra



Galeria dos Espelhos


Quarto do Rei


Quarto da Rainha


Sala da Consagração


Lago de Apolo

A minha visita a Versailles foi bem agradável, mágica, deslumbrante e intimista com um guia turístico experiente que me fez adquirir mais conhecimento sobre a família real e a sua corte francesa e de estar presente num lugar requintado e elegante cheio de coisas para se contar, mergulhando imediatamente e perfeitamente no seu ambiente. Ao mesmo tempo, eu fui admirando os seus cantinhos e apreciando cada detalhe e perspetiva que me foi apresentada, ficando assim, com curiosidade em saber mais.  

Assim que fizerem uma viagem a Paris, não se esqueçam de visitar Versailles que não é só um palácio encantado, mas sim uma cidade inteira com a sua própria magia. Eu garanto que não se vão arrepender e é um ótimo programa para descontraírem com toda a família. Mas dediquem pelo menos um dia inteiro para este passeio e assim conseguem conhecer o mais importante com muito mais calma! Este é um lugar que eu quero muito regressar, pois ainda tem muito para se ver e aprender!

1 comentário: