quinta-feira, 21 de abril de 2022

Filme "O Homem do Norte" - uma jornada intensa formada por uma sede de vingança cheia de potencial para muito mais

 

The Northman (O Homem do Norte, como título em português) é uma das estreias desta semana nos cinemas portugueses. Do aclamado realizador Robert Eggers, este filme da Universal Pictures que tem Alexander Skarsgård como protagonista e produtor inspira-se na lenda nórdica do viking Amleth e é também baseado na obra de Shakespeare, Hamlet.

O elenco é constituído por um grupo repleto de estrelas, tais como, Alexander Skarsgård (Amleth), Anya Taylor-Joy (Olga), Nicole Kidman (Rainha Gudrún), Ethan Hawke (rei Aurvandil War-Raven), Claes Bang (Fjölnir), Willem Dafoe (Heimir) e Björk (Vidente).

Este é um thriller épico de vingança que explora o quão longe um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai.

Divulgação: Focus Features

Esta é uma história, onde está prestes a chegar o momento em que o príncipe Amleth deve suceder ao seu pai, o rei Aurvandil que acaba por ser brutalmente assassinado. O culpado é nada menos do que o seu tio que fica com o reino e com a sua mãe, a rainha. Este jovem consegue fugir, mas faz uma promessa que irá regressar para vingar o seu pai, salvar a sua mãe e matar o seu tio. Anos depois, Amleth é atualmente um Viking adulto que sobrevive como aprendeu e ataca aldeias, juntamente com o povo que lhe acolheu. Um dia, ele conhece uma vidente que lhe relembra qual é o seu verdadeiro destino e a promessa que fez, fazendo com que Amleth comece a sua jornada para finalmente se vingar.

Este irá ser um percurso que vai dar que falar. Será que Amleth vai conseguir levar com a sua vingança para a frente? É isso que terão de ver!

Divulgação: Focus Features

Anteriormente, Amleth era um príncipe que sofreu uma tragédia e transformou-se num Viking furioso com uma missão de vingança e consumido por uma raiva aterradora que não pode escapar ao seu destino. Um dos destaques do filme vai para o Alexander Skarsgård que teve uma interpretação fantástica e bem versátil deste guerreiro, sendo que temos a oportunidade de acompanhar este ator num registo completamente diferente daquilo que ele fez até hoje.

Em certas cenas, bastava um simples olhar para o público perceber aquilo que a personagem estava a sentir ou a pensar fazer. Este é daqueles casos em que uma imagem vale mais do que mil palavras!

Divulgação: Focus Features

Depois de se assistir ao trailer, O Homem do Norte é daqueles filmes que criam muitas expetativas para com o espetador e têm a capacidade de prender imediatamente a atenção do mesmo. Depois de se ver o filme em si, o argumento é bem sólido e traz elementos bem interessantes, sendo que mistura folclore escandinavo com o misticismo e o sobrenatural. A escolha para a fotografia é bem obscura, mas completamente indicada para o tipo de história que está a ser contada e acompanhada por uma banda sonora poderosa, criando um ligeiro suspense em determinadas cenas e um tipo de preparação para o aproximar do conflito que todos querem ver desenrolado no sítio mais improvável.   



Divulgação: Focus Features

Nesta história dividida em capítulos temos relações sombrias, complexas e de certa forma interessantes de se acompanhar. Porém, não vai faltar violência, cenas repletas de sangue, mortes, reviravoltas inesperadas, torturas, lutas, feitiçaria, grandes cenas de ação e paisagens épicas, principalmente aquelas que representam a Islândia.

Este também é um filme de ação e aventura cuja palavra-chave é sem dúvida, a vingança, sendo constituído por um estilo próprio de realização, principalmente a nível de planos longos e sem cortes nas cenas que deixam a pessoa plenamente atenta ao que está a acontecer. Além disso, retrata a cultura viking com um pouco de fantasia pelo meio, apresentando um mundo com traços originais e respeitando a época inserida.

O Homem do Norte é uma jornada intensa formada por uma sede de vingança cheia de potencial para muito mais. Mesmo assim, é uma experiência positiva e um bom entretenimento que vale a pena ver em cinema e consegue fornecer algo que dê para a pessoa pensar. Infelizmente, algumas das personagens não conseguiram brilhar e criar impacto suficiente para a própria história. Ainda, ficamos com a sensação de que faltava algo para se tornar num resultado final completamente satisfatório e memorável.


Sem comentários:

Enviar um comentário