terça-feira, 2 de agosto de 2022

Uma visita de 24 horas a Inverness que é situada nas Highlands da Escócia

 

Finalmente, eu tive a oportunidade de visitar sozinha a Escócia durante 14 dias, mas em vez de ir conhecer apenas Edimburgo, uma das cidades mais mencionadas deste país também optei por explorar outros sítios maravilhosos que a Escócia nos oferece.

Desta vez o destino foi Inverness, definida como sendo a capital das Terras Altas e também um centro de comércio animado situado abaixo de um castelo vitoriano rosa, sendo que fica perto o campo de batalha de Culloden, onde ocorreu um dos eventos mais significativos e importantes da Escócia.

Infelizmente, eu estive pouco mais de 24 horas nesta cidade, mas aproveitei ao máximo para visitar aquilo que eu tinha mais curiosidade em conhecer.

Para se deslocar a Inverness existem diversas formas de o fazer, sendo que no meu caso eu apanhei o comboio de Glasgow na estação de Glasgow Queen Street, onde a viagem direta teve a duração de cerca de 3 horas e o bilhete foi comprado através do Trainline (o valor foi de 57 euros, porém foi comprado uns dias antes, por isso aconselho que o façam com antecedência). A viagem em si foi bem confortável, onde até conheci umas raparigas bem simpáticas ao mesmo tempo que fui apreciando as vistas da janela do comboio e o horário foi cumprido, tendo chegado por volta das 13h26 com partida às 10h07.

Uma das coisas que para mim é imprescindível de se fazer quando estamos a viajar por uma cidade que desconhecemos acaba por ser a atividade da excursão num autocarro hop-on hop-off, seja por 24 horas ou mais, dependendo do tempo que estiverem no sítio em questão. Em Inverness bastou-me comprar o bilhete de 24 horas, sendo que teve o preço de 20,90 euros e adquiri através do site Get Your Guide. Porém, também podem comprar os vossos bilhetes diretamente com o motorista do autocarro ou com funcionários da empresa turística, City Sightseeing que normalmente estão junto a algumas das paragens (no caso em Inverness podia comprar-se no bus ou online).

Em Inverness, este bus tem à disposição duas rotas, Vermelha e Azul (cada uma com sete paragens) para se conhecer melhor a cidade e os arredores da mesma, sendo que os passageiros podem participar nesta atividade em qualquer uma das paragens designadas ao longo de cada rota, onde podem entrar e sair quando quiserem. Ao longo do caminho, temos um áudio em inglês que nos explica melhor a história de Inverness e tudo o que é relevante sobre a mesma. A rota vermelha está mais relacionada com a cidade em si, enquanto a azul dá a oportunidade de levar a pessoa até ao campo de batalha de Culloden, situado a alguns kms de Inverness. Além disso, é essencial que tenham em atenção aos horários destes autocarros turísticos que surgem a cada hora e terminam muito cedo, em comparação com outras cidades. No caso da paragem inicial da rota vermelha (estação de autocarros de Inverness), a primeira tour começa às 10h15 e a última às 16h15, enquanto na rota azul, a primeira tour já começa às 11h10 e a última às 15h10.

Além deste autocarro, também aproveitei para explorar Inverness a pé já que estava alojada bem perto do seu castelo e do centro, tendo assim a oportunidade de observar bonitas vistas tanto da cidade como do rio Ness. O castelo de Inverness está em obras e fechado ao público, por isso a pessoa só podia ver ao redor do castelo, mas na minha opinião não fez grande diferença.

Esta é uma cidade bem tranquila e sossegada, em comparação com Glasgow ou Edimburgo, sendo que a zona mais movimentada acabava por ser o local onde se encontravam as lojas principais e muitos dos restaurantes. Também têm um lugar designado por Markets mesmo em frente à estação de comboios que resolvi ir ver com uma boa variedade de lojas, incluindo algumas de souvenirs.

Um dos sítios que eu tinha mais curiosidade em visitar na Escócia era sem dúvida, o Culloden Battlefield (o campo de batalha de Culloden, em português), principalmente pelo significado que este local tem para a história da Escócia e dos respetivos clãs e na forma como o país evoluiu até aos dias de hoje, devido a este acontecimento marcante.  

O meu jantar em Inverness

Como só passei uma noite em Inverness não tive a oportunidade de experimentar muita coisa a nível de gastronomia, mas acabei por escolher o The Castle Tavern para jantar que estava localizado mesmo ao lado do meu alojamento e ainda teve música ao vivo, sendo que depois de uma sopa, a opção recaiu para o popular Fish and Chips e não desiludiu. Porém se estiverem a viajar sozinhos estejam atentos a tudo o que acontece ao vosso redor!

Alojamento em Inverness

Relativamente ao alojamento em Inverness que nem parecia um hostel, a escolha foi o Bazpackers que me foi aconselhado por outros viajantes que estava mesmo situado ao lado de um pub, do castelo da cidade e a 450 metros do centro. Este é um hostel muito bem localizado com vistas muito boas sobre a cidade e muitas mais a partir do seu jardim bem sossegado que ajuda a descontrair ou até mesmo da janela do quarto. Tem uma decoração que apresenta um ambiente intimista e com uma sala comum agradável e acolhedora, sendo que deixam a pessoa completamente à vontade. Ainda têm disponível um lugar para se colocar a bagagem, sem qualquer custo extra e para quem gosta de cozinhar e prefere poupar nas suas refeições, este espaço tem uma cozinha bem equipada.

Como era apenas uma noite, eu optei por um dormitório feminino de quatro pessoas que possuíam armários individuais e aquilo que mais me surpreendeu pela positiva foi o facto destes quartos compartilhados serem limpos, organizados, silenciosos e bem confortáveis e também de cada cama possuir uma cortina para dar mais privacidade ao seu ocupante. A única coisa que tive pena é que não houvesse pequeno-almoço incluído.

Este é um alojamento que eu gostei pela sua simplicidade, sendo que passou a fazer parte da lista dos melhores hostels, onde fiquei hospedada até agora. E é ideal para quem procura uma estadia mais tranquila, sem grandes confusões e queira ter um bom descanso.  

Inverness fica na memória de quem por lá passa!

Inverness é um lugar com uma arquitetura moderna e bonita de se ver e cheia de histórias para serem contadas, juntamente com o seu majestoso castelo de arenito vermelho (atualmente é o tribunal), casas antigas com uma beleza própria e sem nunca esquecer o belo do rio Ness. Nas suas ruas há quem esteja a tocar gaita de foles e vestido com um kilt tradicional escocês ou simplesmente a dar um passeio matinal. Um sítio que dá para descontrair por completo e apreciar tudo o que está ao nosso redor!  

Quando visitarem a Escócia aproveitem para visitar Inverness que tem os seus encantos e nos quais podem fazer diferentes atividades e passeios turísticos! Partilho de seguida mais algumas fotografias sobre a minha visita a Inverness!









2 comentários:

  1. Obrigada pela sua partilha da viagem a Inverness.Estou a programar ir em agosto deste ano. Vou primeiro para Edimburgo e depois para Inverness.
    Gostaria de saber, se possivel, a média de uma refeição (almoço ou jantar).
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por ter lido o artigo sobre Inverness! A vida na Escócia é cara. Relativamente a refeições vai depender do tipo de restaurante. Em Inverness eu só fiz a refeição de jantar, porque só estive lá um dia e optei por um pub, por isso os preços serão diferentes. Em Edimburgo, há um pouco de tudo, tive refeições a 8 euros como o prato do dia, como já tive uma à volta de 15-20 euros. Desejo uma boa viagem! Vai adorar Edimburgo e Inverness! E espero que continue a acompanhar o blog que irei publicar sobre mais destinos!

    ResponderEliminar