quarta-feira, 1 de maio de 2024

Filme "The Fall Guy" - é uma homenagem épica e muito merecedora ao trabalho extraordinário dos duplos

 

The Fall Guy (Profissão: Perigo, como título em português) é a obra mais recente do realizador David Leitch que é protagonizada por Ryan Gosling e Emily Blunt.  

Esta é uma narrativa que representa o papel fulcral que os duplos têm na indústria do entretenimento.

Neste caso, Colt Seavers (Ryan Gosling) é duplo e, como todos os duplos, é explodido, baleado, envolvido em acidentes, arremessado por janelas e lançado das maiores alturas, tudo pela nossa diversão. E agora, recém-saído de um acidente que quase pôs fim à sua carreira, este herói de classe trabalhadora tem que encontrar uma estrela de cinema desaparecida, desvendar uma conspiração e tentar reconquistar o amor da sua vida, enquanto ainda faz o seu trabalho. O que pode correr mal?

Este é um duplo marcado por batalhas que, tendo saído do negócio há um ano para se concentrar na sua saúde física e mental, é convocado para voltar ao serviço quando a estrela de um filme de estúdio com um enorme orçamento, dirigido pela sua ex, Jody Moreno (Emily Blunt) misteriosamente desaparece.

Enquanto a impiedosa produtora do filme tenta manter o desaparecimento da estrela Tom Ryder (Aaron Taylor-Johnson) em segredo do estúdio e da imprensa, Colt realiza as cenas de ação mais incríveis do filme enquanto tenta (com pouco sucesso) voltar a cair nas boas graças de Jody. Mas, à medida que o mistério em volta da estrela desaparecida se aprofunda, Colt vê-se envolvido num enredo criminoso sinistro, que o empurrará para a beira de uma queda mais perigosa do que qualquer acrobacia.

Divulgação: Universal Pictures Portugal e Cinemundo

Esta produção acaba por ser uma verdadeira carta de amor para os duplos, onde nos é apresentado os riscos constantes que existem no trabalho destes profissionais, que depois se tornam num elemento essencial para criar um conteúdo com entretenimento ao mais alto nível. No entanto, rodeados por inúmeros perigos e por mais experiência que possam vir a ter, algo pode vir a dar errado. Infelizmente, nem sempre estes artistas são valorizados e deviam, porque são pessoas que estão a arriscar constantemente para nos trazer as cenas mais realistas e improváveis para o grande ecrã.

Graças a este filme, temos a oportunidade de ter uma melhor noção de como é trabalhar como um duplo e todas as seguranças envolvidas, para que tudo corra bem e não colocando em risco a vida destes elementos. Tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor e dá para perceber que esta história é contada com todo o respeito e carinho por estes profissionais que fazem a toda a hora, coisas heroicas e arriscadas.

Muito do sucesso de inúmeros filmes e séries é também devido ao excelente desempenho dos duplos que se colocam no lugar dos atores para fazerem parte de cenas completamente perigosas e ao mesmo tempo, fantásticas de se ver. O público acaba por não ter a noção da enorme proporção e preparação que é necessária para transformá-las em cenas tão realistas que nem conseguimos diferenciar. As coisas mais improváveis que estão na nossa imaginação até podem vir a acontecer, mas para isso, é necessário o auxílio indispensável dos duplos para os concretizar.

Divulgação: Universal Pictures Portugal e Cinemundo

The Fall Guy é uma homenagem épica e muito merecedora ao trabalho extraordinário dos duplos, sendo constituída por uma aventura espetacular repleta de pura adrenalina e com cenas de luta e de ação impressionantes que nos faz viver emoções fortes, onde não faltam perseguições, explosões, tiroteios, conspirações, loucuras e muito mais, deixando qualquer um cativado, desde o primeiro instante. A história em si é misteriosa e empolgante, tendo sido acompanhada por uma banda sonora que fica no ouvido e realizada a um ritmo certo. E com ângulos de filmagem bem criativos, incluindo cenas com ecrãs divididos que resultaram muito bem.

A interpretação de Ryan Gosling é exemplar, dando vida a uma personagem carismática, forte e determinada, enquanto representa alguém que muitos duplos se podem vir a identificar. Além disso, a dinâmica e química partilhada entre Ryan Gosling e Emily Blunt é natural e engraçada de se assistir. Eles foram mesmo uma dupla muito bem escolhida que combinaram com excelência para protagonizar esta produção.

Este filme de ação com uma ligeira dose de comédia e drama apresentou uma ideia inovadora cheia de qualidade e de uma certa forma, única que é envolvida num argumento flexível, onde tudo pode acontecer e muitas ideias malucas até podem vir a tornar-se numa realidade. Teve a capacidade nata de transmitir a sua mensagem de um modo simples e eficaz, cumprindo assim, também com o propósito de se tornar num dos grandes filmes deste ano. Em muitos momentos, conseguiu surpreender e exceder as expetativas que a pessoa tinha inicialmente, deixando quem está a ver completamente fascinado com o modo como tudo se desenrola e encaixa com precisão.  

Divulgação: Universal Pictures Portugal e Cinemundo

Com The Fall Guy, também temos a oportunidade de conhecer melhor os bastidores de um filme de estúdio e como tudo é feito. E também, acompanhar esta história pelos olhos de um destes duplos. Isto, porque para além de ser o realizador, David Leitch também é um duplo e um coordenador de duplos. Por isso, foi a pessoa mais indicada para mostrar a sua visão e até um outro lado da vida destes profissionais que são um autêntico tesouro para o cinema e principalmente, para o público.

Espero que este filme seja o início para destacar mais os duplos como verdadeiros heróis desta indústria que infelizmente, não têm tido o devido reconhecimento. Que finalmente, comece uma nova etapa, onde estes profissionais cheios de talento possam ser premiados pelo seu difícil e inacreditável trabalho que fazem para divertir, trazer uma experiência inesquecível e prender a atenção do público.


Sem comentários:

Enviar um comentário