quinta-feira, 17 de julho de 2025

Smurfs: O Grande Filme - o que esperar da próxima aventura deste universo azul

 

Preparados para uma grande aventura mágica com os Smurfs?

Smurfs: O Grande Filme (Smurfs: The Movie, como título original) é o próximo filme de animação realizado por Chris Miller.

Na versão original, o elenco é composto por Rhianna, James Corden, Nick Offerman, JP Karliak, Daniel Levy, Amy Sedaris, Natasha Lyonne, Sandra Oh, Jimmy Kimmel, Octavia Spencer, Nick Kroll, Hannah Waddingham, Alex Winter, Maya Erskine, Kurt Russel e John Goodman.

Já na dobragem portuguesa em relação ao elenco temos Soraia Tavares, Áurea, Eduardo Madeira, Nuno Markl, Ana Garcia Martins (Pipoca Mais Doce), Renato Godinho, Inês Filipe (Tecas), Kiko is Hot, entre outros.

Nesta história passada numa aldeia onde nada corre mal…vai soar o código azul! Os Smurfs vão ter de salvar o universo!

Quando o Grande Smurf é misteriosamente levado pelos feiticeiros maléficos Razamel e Gargamel, a Smurfina conduz os Smurfs numa missão até ao mundo real para o libertar. Com a ajuda de novos amigos, os Smurfs têm de descobrir o que define o seu destino para salvar o universo.

Divulgação: Paramount Pictures Portugal e NOS Audiovisuais

Primeiramente, entramos num universo azul que é rodeado por outras cores tão vivas, onde temos uma comunidade feliz de Smurfs que vivem em harmonia e onde cada um tem um talento muito especial. Porém, houve um que ainda não tinha encontrado o seu propósito e nem uma habilidade para partilhar. Perante centenas de habilidades já entregues a outros Smurfs, este ser sentia-se de alguma forma desencaixado desta aldeia.

Contudo, um dia tudo isso muda quando por circunstâncias inesperadas, ele adquire a aptidão mais rara de todas. Ele torna-se num feiticeiro que não sabe muito bem como controlar a sua magia recém-chegada, chegando a um ponto que coloca todos em perigo e que leva ao desaparecimento do Grande Smurf.

Mesmo assim, este Smurf, juntamente com a sua comunidade arriscam as suas vidas por dimensões desconhecidas para salvar o Grande Smurf e o próprio universo de quem tem planos para o destruir. Não será uma jornada nada fácil que também implica deslocarem-se até ao mundo real que terá com certeza os seus desafios.


Divulgação: Paramount Pictures Portugal e NOS Audiovisuais

Smurfs: O Grande Filme é uma aventura divertida com um lado mágico que nos transporta para um mundo encantado e genuíno, sendo repleto de alegria, fantasia, bondade, amizade, coragem e união. Esta é constituída por um design peculiar, tendo sido acompanhado por bons efeitos visuais e uma banda sonora com um tom diferente e mais moderno do habitual daquilo que vemos nestes filmes, mas que até combina.

No entanto, é uma história com uma visão mais madura com algumas irregularidades pelo meio que pode não agradar a todos, pois não temos a toda a hora, uma narrativa completamente de fantasia e também tem os seus erros. Tem o seu lado ligeiramente mais obscuro, principalmente nas alturas em que os antagonistas tentam colocar em prática os seus planos. Para além disso, há momentos em que a pessoa sente que falta ali algo. E até podem existir situações específicas que acabam por fazer perder o equilíbrio na história que está a ser contada.  

Divulgação: Paramount Pictures Portugal e NOS Audiovisuais

Este é um filme de animação com um toque mais moderno, sendo que possui uma energia e vibração muito própria que vai tendo os seus momentos engraçados de humor que são bastante leves, mas nem sempre têm piada. E vão sendo rodeados pelo tema mais que abordado do multiverso, onde a um ritmo mais acelerado visitamos diversas dimensões, cada uma com as suas peculiaridades que estes Smurfs têm de lidar.

Além disso, temos aqui uma mensagem mais dedicada à união, ao poder que a bondade pode ter no mundo e a importância de ter uma comunidade que está lá para nos receber, aconteça o que acontecer.  

Aproveitem este filme familiar simplesmente para descontraírem e não tenham grandes expetativas. Pode possuir uma ou outra falha ou até não ser nada de especial, mas mesmo assim, acredito que poderá à sua maneira, entreter todas as gerações. Isto, porque este é um universo constituído por uma aldeia azul única que, por mais anos que passem, irá continuar a receber um certo carinho por parte do público, seja qual for a sua faixa etária.

Podem assistir à entrevista que fiz a alguns elementos do elenco da versão portuguesa Aqui!

A Geek Traveller esteve na antestreia deste filme, onde esteve presente o elenco da dobragem portuguesa e de seguida, partilha um vídeo relacionado com este evento que também pode ser visto na conta do YouTube do A Geek Traveller. Um agradecimento à Paramount Pictures Portugal e NOS Audiovisuais pelo convite!


Sem comentários:

Enviar um comentário