Estreou recentemente na Netflix, um dos seus maiores sucessos, "Tiger King: Murder, Mayhem and Madness" ("Tiger King: Morte, Caos e Loucura" em português) que tem sido considerada como uma das séries documentais mais polémicas de sempre. E acabou por se tornar num fenómeno mundial, por ser das escolhas mais vistas pelos milhões de subscritores desta plataforma. É constituído por apenas 7 episódios que vai deixando o espetador interessado, mas ao mesmo tempo chocado, desde o início ao fim.
Este documentário conta a história bem real de um criador de felinos, como leões e tigres chamado Joseph Maldonado-Passage, mais recentemente conhecido por Joe Exotic ou mesmo por Tiger King, que era o dono e responsável por um parque de animais exóticos na cidade de Wynnewood, no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos da América (EUA). Mas foi condenado a 22 anos de prisão por um bom número de crimes relacionados a maus tratos aos animais, e entre eles, ter contratado um homem para matar Carole Baskin, uma ativista pelos direitos dos animais. Até hoje considera-se inocente por todos estes crimes.
Joe acaba por ser uma pessoa homossexual que é excêntrica e exibicionista, com um corte de cabelo caraterístico e que gosta de ser o centro das atenções. Com uma personalidade muito específica e peculiar, onde gosta de provocar as pessoas que não gosta e que comete loucuras imprevisíveis. Para além disso, considera-se um amante de armas, músicas country e de animais exóticos, como os tigres, nos quais também são transmitidas imagens do Joe a conduzir a sua carrinha, juntamente com a companhia de um tigre adulto. Sendo o protagonista do seu próprio reality show, também aproveitou para se casar com 2 homens de uma só vez numa cerimónia cheia de convidados. Chegou a ser candidato independente às eleições presidenciais nos EUA em 2016 e também nas eleições primárias para o cargo de governador de Oklahoma.
Carole Baskin é a proprietária do Big Cat Rescue, que é descrito como um santuário para todos os grandes felinos que são resgatados de diversos cativeiros e é situado em Tampa, na Flórida. É uma excêntrica defensora dos direitos dos animais e que usa roupas com padrão tigresa. Acusou Joe Exotic de crueldade animal e de tentar lucrar, através da exploração das centenas de tigres e leões que tinha no Greater Wynnewood Exotic Animal Park. Mas à medida que vai sendo mostrando o seu santuário, nem sempre o que parece é verdade.
Infelizmente, nos EUA há cerca de 7000 tigres que estão em cativeiro, enquanto 4000 vivem em liberdade. Neste documentário foi mais abordado a rivalidade entre Joe Exotic e Carole Baskin que durou anos, do que sobre as condições que alguns destes animais exóticos vivem.
Isto acaba por ser um documentário intenso, nos quais envolve uma conspiração que vai sendo criada, há medida que o espetador vai assistindo cada episódio. São vários os momentos de loucura que vão decorrendo ou ações repugnantes que acabam por acontecer por dinheiro ou mesmo vinganças pessoais e infelizmente acabam por ser os animais, as verdadeiras vítimas disto tudo.
O espetador vai sendo surpreendido ao longo de todos os episódios. Seja nas declarações de cada entrevistado, onde expressam as suas opiniões sobre diferentes temas relacionados com tudo aquilo que aconteceu desde o início. Desde parques de animais que parecem seitas, investigações secretas conduzidas pelo governo federal dos EUA, burlas e vendas ilegais de diversos animais exóticos, criação excessiva de grandes felinos com objetivo monetário, alianças que mais tarde se tornam em vinganças pessoais, um misterioso desaparecimento, espetáculos de animais no parque ou em centros comerciais, possíveis ligações de criminosos a estes negócios, entre outros.
São vários os participantes neste documentário. Um deles é Mahamayavi Bhagavan "Doc" Antle, que é o dono de um safari que contém grandes felinos em Myrtle Beach, na Carolina do Sul, que acaba por ter muito a esconder, sobre como funciona o seu espaço, principalmente a nível de bastidores. Temos também o Howard Baskin, atual marido de Carole Baskin ou mesmo Jeff Lowe, um autêntico criminoso, que tem as suas próprias ideias imprevisíveis. Acabam por participar possíveis criminosos, traficantes de droga ou mesmo vigaristas, que têm em comum, a paixão por estes animais exóticos.
São alguns os mistérios neste documentário, tais como o misterioso desaparecimento do marido anterior de Carole Baskin, Don Lewis, que ocorreu em Agosto de 1997. São vários os relatos que dão conta que Carole é a principal suspeita deste desaparecimento e que possivelmente até o matou, e segundo Joe Exotic, existe a possibilidade de ela ser a responsável pela morte de Don e por ter dado os seus restos mortais a comer aos tigres, que viviam no seu santuário, mas nunca foi acusada formalmente.
São várias as reviravoltas que vão decorrendo e acaba por tornar-se surreal. Ficamos a pensar que não é possível ser real, mas depois acabamos por ver as imagens que comprovam, os acontecimentos macabros ou violentos que infelizmente decorreram naquela altura ou as condições desumanas que alguns tigres e leões acabam por passar, sem qualquer preocupação pelos mesmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário