quinta-feira, 21 de maio de 2020

Série "For Life" - um prisioneiro que torna-se num advogado para combater a injustiça de que foi alvo



A série "For Life" é um drama inspirado na história da vida de Isaac Wright Jr, nos quais foi preso por um crime que não cometeu e resolveu tornar-se num advogado para assim, conseguir garantir a sua liberdade. Tem a produção de Curtis "50 Cent Jackson" e Hank Steinberg, onde também é o seu criador e ainda tem Isaac Wright Jr como produtor executivo. É originalmente transmitido pelo canal norte-americano ABC e estreou recentemente no canal português AXN, onde podemos acompanhar esta 1ª temporada de 13 episódios.

Conta a história de um prisioneiro chamado Aaron Wallace (Nicholas Pinnock) que foi condenado a prisão perpétua, por um crime que não cometeu. Para combater a injustiça de que foi alvo, resolve tornar-se num advogado para assim, ajudar os seus colegas prisioneiros e o seu próprio caso. Terá um caminho longo pela frente, se quiser enfrentar os responsáveis pela sua vida atual e são vários os anos que terá de aguardar, para que possa ter uma oportunidade para o seu caso ser revisto. 

O elenco é constituído por Nicholas Pinnock (Aaron Wallace), Joy Bryant (Marie Wallace), Indira Varma (Safiya Masry), Tyla Harry (Jasmine Wallace), Mary Stuart Masterson (Anya Harrison), Boris McGiver (Glen Maskins), Dorian Missic (Jamal Bishop), Glenn Fleshler (Frank Foster) e Erik Jensen (Dez O'Reilly), Timothy Busfield (Henry Roswell) e Brandon J. Dirden (Darius Johnson). 


Baseado em acontecimentos verídicos, é uma história que expõe o funcionamento da justiça norte-americana e as injustiças pelos quais algumas pessoas inocentes são alvo e não têm capacidade de o provar. Devido ao sistema implementado são algumas as tragédias que acabam por suceder e que poderiam ter sido evitadas.

Esta história também tem um lado de ficção, por isso pode acontecer haver partes que são criadas na série e podem não ter decorrido na vida de Issac Wright Jr., o que torna mais curioso, o espetador acompanhar.  

Infelizmente muitos dos processos judiciais demoram anos até terem qualquer desenvolvimento e por vezes quem sofre são aqueles que cumprem sentenças, sendo inocentes. O sofrimento não acontece só com o condenado, mas também com a família deste, que acaba por não conseguir seguir em frente e esta série consegue mostrá-lo muito bem.

O funcionamento do sistema judicial acaba por ser um tema sensível de se debater e esta série representa bem algumas das injustiças que são feitas a pessoas inocentes. Os prisioneiros também são seres humanos que querem ser tratados com igualdade e respeito e esta história mostra isso. 


Antes de ser preso em Bellmore, Aaron Wallace vivia com a sua mulher e filha e também tinha negócios com amigos, nos quais abriu uma discoteca. Sempre foi uma pessoa respeitada por todos, até que um dia, a polícia entrou na sua discoteca e encontrou drogas. É acusado de ser líder de uma rede de tráfico de drogas e como nunca se considerou culpado e também não aceitou um acordo, acabou por ser condenado a prisão perpétua.

Esta é uma história, nos quais o próprio Aaron Wallace é o narrador, onde partilha alguns dos seus pensamentos e emoções com o público e acho que foi uma ideia bem implementada. Este é uma pessoa que quer recuperar a sua dignidade e a sua liberdade, mas para isso acontecer, ele terá de enfrentar e lutar contra o sistema criminal e jurídico, que nem sempre é justo.  


Wallace tem uma persistência e força de vontade impressionantes ao longo dos episódios, pois tem um desejo muito grande tanto de voltar para a sua família e não quer desistir da vida lá fora. Por isso, ele resolveu formar-se em Direito a partir da prisão e assim defender outros prisioneiros. Ao mesmo tempo, ele tenta descobrir as falhas os maiores erros cometidos no sistema criminal e jurídico para utilizar nos casos dos seus colegas prisioneiros e também no seu próprio caso.  Acaba por ser algo que ele consegue descobrir e torna-se interessante o espetador acompanhar todo o processo.

Durante os anos que tem estado preso, tornar-se num advogado acaba por ser uma forma de ele conseguir sobreviver na prisão. Henry é uma das pessoas que sempre acreditou no Wallace, ajuda-o sempre que pode e que foi fundamental para que ele conseguisse obter a sua licença para exercer.  


Aaron quer proteger as pessoas do sistema, tentando fazer a diferença e lutando pela justiça, que acaba por não ser nada fácil, tornando-se num alvo fácil de atingir. Irá ajudar os companheiros da prisão, mesmo que alguns não mereçam a mesma, mas Aaron tem um objetivo a seguir. Quer expôr a verdade sobre a sua sentença e toda a corrupção existente no sistema e para além disso quer alcançar a sua liberdade.

Tem sido interessante ver a aprendizagem que Aaron vai adquirindo em cada caso e nos quais aproveita para meter em prática no tribunal sempre que é necessário, acabando por surpreender todos aqueles ao seu redor.  

Nicholas Pinnock teve um desafio grande em interpretar esta personagem, nos quais inspirou-se em Isaac Wright Jr e teve a oportunidade de conversar com ele para assim, construir Aaron Wallace. Gostei muito da forma como ele tem desempenhado a personagem e está de parabéns, pois tem conseguido cativar o espetador, desde o início ao fim.


É interessante ver Aaron Wallace a trocar as suas roupas de prisioneiro por um fato e gravata, sempre que vai ao tribunal defender os seus casos e a segurança que vai tendo à sua volta. Acompanhar esta personagem a entrar num edifício, onde tinha sido acusado injustamente acaba por desencadear as memórias do mesmo, pois acaba por voltar cerca de 9 anos após ter sido prejudicado. 

Safiya é a diretora da prisão e torna-se numa das aliadas principais de Wallace, pois ela quer fazer mudanças no sistema prisional para assim tornar a vida dos prisioneiros mais confortável. Marie também é uma das aliadas de Wallace no exterior, onde irá ajudá-lo em alguns dos seus casos. 

Também é interessante ver como as reformas do sistema penal são feitas e que acaba por tornar-se num desafio, quando alguém quer fazer mudanças que pode fazer a diferença na vida de uma pessoa na prisão e muitas vezes podem não acontecer por motivos políticos. 

Esta série também mostra como funciona as amizades dentro de um estabelecimento prisional, que muitas vezes são por pura necessidade, onde a traição é frequente. Acaba por haver uma tensão frequente nas prisões e quem não respeita as regras acaba por ser prejudicado de formas diferentes. Mas também é possível ter aliados neste tipo de estabelecimentos.


Wallace tem uma jornada muito interessante de se acompanhar, pois leva a que o espetador fique ao lado desta personagem. É um homem que luta pela sua sobrevivência e liberdade e esta é uma história que vai surpreendendo ao longo dos episódios, pois são várias as reviravoltas que vão sucedendo.  

Se este for um tema que vos interesse, sem dúvida que aconselho a acompanharem esta série. Espero que esta seja renovada para uma nova temporada, para que possamos continuar a assistir ao desenvolvimento da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário