domingo, 24 de maio de 2020

Série "Medici" - uma das melhores séries históricas existentes sobre o governo de uma das famílias mais poderosas de Florença


A série "Medici" é constituída por 3 temporadas, nos quais a 1ª temporada designa-se por "Medici - Masters of Florence" e as restantes por "Medici - The Magnificent". É uma colaboração feita por italianos e britânicos, nos quais o idioma é em inglês, tendo sido criada por Frank Spotnitz e Nicholas Meyer e também tem Richard Madden como um dos produtores executivos da série. Estreou no canal italiano Rai 1, mas também é transmitido na Netflix em alguns países, tais como, EUA, Canadá, Irlanda, entre outros. Infelizmente não é transmitido na Netflix em Portugal.  

Este é um drama familiar e político, que conta a história da linhagem dos Medici, durante o período em que governaram Florença, em Itália. Irá acompanhar todos os acontecimentos, desafios e dificuldades que cada membro da família dos Medici teve de passar para conseguirem salvar a sua terra e respetivo povo das mãos de diferentes manipuladores, que tinham como principal objetivo, serem eles a governar e adquirir a riqueza da cidade para eles próprios.

Esta série representa a história de uma das famílias mais poderosas da época que fez a diferença em Florença, mas que pelo caminho fez muitos inimigos dispostos a prejudicá-los a todo o custo. Durou quase 3 séculos, onde a sua riqueza foi fundamental para impulsionar a cultura italiana e também foi responsável pelo período do Renascimento. O banco da família Medici nasceu nesta região e tornou-se num dos mais antigos da Europa. 

Nos livros de história nós lemos sobre a família Medici, a responsável pelo Renascimento em Itália e é bem interessante, ver como esta série adapta esta história. 


1ª Temporada: Masters of Medici



Esta 1ª temporada é composta por 8 episódios e desenrola-se em Florença no século XV. 

O elenco é constituído por Richard Madden (Cosimo de Medici), Dustin Hoffman (Giovanni de Medici), Guido Caprino (Marco Bello), Stuart Martin (Lorenzo de Medici), Tatjana Nardone (Emilia), Annabel Scholey (Contessina de Medici), Valentina Bellè (Lucrezia de Medici), Ken Bones (Ugo Bencini), Alessandro Sperduti (Piero de Medici), Michael Schermi (Ricciardo), Daniel Caltagirone (Andrea Pazzi), Lex Shrapnel (Rinaldo degli Albizzi), Sarah Felberbaum (Maddalena), Alessandro Preziosi (Filippo Brunelleschi), Engenio Franceschini (Ormanno Albizzi), Brian Cox (Bernardo Guadagni), entre outros.

Depois de tornar-se banqueiro do Papa, durante o seu reinado, Giovanni de Medici (Dustin Hoffman) morre de forma misteriosa. O seu filho Cosimo (Richard Madden) assume a liderança do banco da família Medici, tendo como seu aliado, o seu irmão Lorenzo (Stuart Martin). São vários os obstáculos que terá de enfrentar, enquanto governa Florença, desde a epidemia da peste, as rivalidades que tem com outras famílias ou pôr em prática, a sua visão para o futuro desta terra e abrir o caminho para o Renascimento.


Cosimo é admirador de arte e arquitetura e gosta de desenhar. Um dos seus sonhos é terminar a construção do Duomo de Florença, mas não será fácil encontrar o arquiteto que terá as habilidades necessárias para o fazer. Para além disso são muitos aqueles que não concordam com a construção do mesmo. Será Filippo Brunelleschi (Alessandro Preziosi) capaz de construir a sua cúpula? 

Ao longo destes episódios podemos acompanhar o período em que Cosimo esteve em exílio em Veneza e as conspirações que foram sendo desenvolvidas contra o poder que a família Medici tem perante Florença e o seu povo. Também podemos ver a altura em que Cosimo financiou uma revolução artística que é visível, quando a pessoa visita a cidade de Florença. 

Richard Madden fez um trabalho exemplar em interpretar esta personagem e representar a sua personalidade com ideias inovadoras e essenciais para colocar Florença no caminho para o período do Renascimento, mesmo com muitas dificuldades pelo meio.


2º e 3ª Temporada:  The Magnificent


Ao longo de 8 episódios, a história decorre 20 anos após os acontecimentos da 1ª temporadas, onde seguimos a vida de Lorenzo de Medici (Daniel Sharman), filho de Piero (Julian Sands) e Lucrezia de Medici (Sarah Parish), que era conhecido como o Magnífico e neto de Cosimo. Em 1460, o seu pai Piero sofre uma tentativa de assassinato e por isso, Lorenzo resolve assumir as responsabilidades como líder da família e do banco Medici. Mais tarde, Lorenzo casa-se com Clarice Orsini (Synnove Karlsen), que será uma aliada fundamental no seu reinado. 

Lorenzo irá reinar Florença de uma forma diferente e de acordo com as suas convicções. Tem um irmão chamado Giuliano (Bradley James), no qual tem uma relação muito próxima e também é amigo de Sandro Botticelli (Sebastian de Souza). Terá pela frente, a gestão do banco da família Medici que não será nada fácil. 

Com o sonho de trazer paz para Florença, o reinado de Lorenzo é diferente do normal, não sendo visto da melhor forma, levando a que tenha como principal adversário, uma família de banqueiros chamada Pazzi, e liderada por Jacopo Pazzi (Sean Bean). Jacopo e o seu sobrinho Francesco (Matteo Martari) vão unir forças com o Papa (Raoul Bova) contra a política da família Medici. E assim, surge uma das famosas conspirações da história de Florença, designada por Conspiração dos Pazzi, com o objetivo de tirar o poder a Lorenzo.


O elenco é constituído por Daniel Sharman (Lorenzo de Medici), Bradley James (Giuliano de Medici), Sean Bean (Jacopo Pazzi), Julian Sands (Piero de Medici), Sarah Parish (Lucrezia de Medici), Synnove Karlsen (Clarice Orsini), Sebastian de Souza (Sandro Botticelli), Alessandra Mastronardi (Lucrezia Donati), Raoul Bova (Papa Sisto IV), Aurora Ruffino (Bianca de Medici), Matilda Lutz (Simonetta Vespucci), Matteo Martari (Francesco de Pazzi) e Charlie Vickers (Guglielmo de Pazzi).


Lorenzo quer impulsionar a cultura italiana, mostrando a beleza da arte, onde Botticelli será o seu principal aliado e acaba por tornar-se num mentor para outros artistas que querem expressar a sua arte. 

As obras de arte não eram vistas da melhor forma, por isso foi difícil para a família Medici contrariar essas opiniões. Por isso aproveitaram a sua própria influência para mostrarem a importância desta cultura, dando oportunidades a artistas de revelarem a sua arte e os seus movimentos artísticos. 

O desempenho de Daniel Sharman na personagem de Lorenzo de Medici é espetacular e brilhante. Está de parabéns, na forma como conseguiu representar uma das personalidades e figuras históricas mais carismáticas daquela época. Foi interessante acompanhar o papel fundamental que Lorenzo teve no Renascimento Italiano.  

Na 3ª e última temporada constituída por 8 episódios, Lorenzo vai ter inimigos como Girolamo Riario (Jack Roth) que não irá descansar, enquanto todos os membros da família Medici estiverem mortos, nos quais será uma luta longa e difícil de vencer. Para além disso, também são adicionadas figuras importantes nesta época, tais como Tommaso Peruzzi (Toby Regbo), que foi um arquiteto italiano que construiu a Villa Farnesina, uma vila de Roma entre 1508 e 1511 e Girolamo Savonarola (Francesco Montanari), um padre que era conhecido pelas suas profecias e destruição de obras de arte e por insistir em mudanças na igreja católica. A personagem Bruno Bernardi (Johnny Harris) também é introduzida nesta última temporada.


O argumento está muito bem elaborado, onde inclui um elenco constituído não só por atores britânicos, mas também por italianos. É constituído por cenários espetaculares e desempenhos incríveis, onde mostra a influência da família Medici naquela época e a sua importância para Florença evoluir da forma que o fez.  

A banda sonora é cativante e um dos pontos positivos da série, nos quais a responsabilidade é de Paolo Buonvino, onde inclui músicas lindíssimas, que ficam no ouvido do público e que vão sendo introduzidas nas partes mais importantes da história. 

A série também tem um genérico muito bem construído, onde inclui a música "Renaissance" e "Revolution of Bones" feita por Paolo Buovino e Skin e também considero que esta foi muito bem escolhida para representar este drama familiar. É daquelas músicas que estabelecem uma ligação com a história da série, sempre que o espetador tem a oportunidade de ouvir. É uma música poderosa cheia de emoção que encaixa perfeitamente nesta história. 

Um dos pontos positivos da série foi a forma como recriaram Florença naquela época. Acredito que tenha sido um desafio grande para David Serge, um dos responsáveis pelos efeitos visuais da mesma. Um dos exemplos, é sem dúvida, o Duomo de Florença, nos quais  foram sendo mostradas imagens da mesma, sem o telhado e a cúpula, pois a mesma foi sendo construída ao longo do desenrolar da história da 1ª temporada. A equipa de efeitos visuais está de parabéns pelo modo que trabalharam ao longo destas 3 temporadas.


A série capta a essência daquilo que era vivido na altura. Dá para ver que há muita paixão envolvida na construção desta série, desde os figurinos, os cenários ou a complexidade necessária para incluir elementos que só existiam naquela época. Foi tudo muito bem representado, onde mostra tanto o requinte como a riqueza da família Medici ou de outras famílias existentes na altura. Toda a cenografia é magnífica, onde mostra a beleza de Florença, durante o século XV e é muito bom admirá-la.

As gravações desta série foram realizadas em vários locais de Itália, tais como Florença, Mântua, Roma, Pienza, Montepulciano e assim mostrar a beleza da região de Toscana. Algumas cenas também foram feitas na região de Val d' Orcia. Por exemplo, o Palazzo Comunale representa a sede do banco dos Medici e o Palazzo Piccolomini representa o exterior do Palácio da família.Também foram utilizados edifícios, como Palazzo Vecchio, a Basilica di San Lorenzo, Palazzo del Bargello, o Battistero e o Duomo. 

Com algumas adaptações narrativas, esta não é uma história totalmente fiel ao original, pois houve situações que nunca se chegou a saber como sucederam na realidade, como o caso da morte de Giovanni e assim, os criadores resolveram escolher um determinado rumo, com o objetivo de envolver o público no mistério. 

Para além disso também ocorreram algumas ligeiras modificações, relativamente ao original, que nem chegamos a dar conta ou alguns pormenores que não estão de acordo com a época em questão. Temos como por exemplo, personagens do sexo masculino terem barba, quando nas suas pinturas da época não o tinham. 


Esta é daquele tipo de histórias que tem expetativas altas, principalmente para aqueles que são historiadores e alguns deles especializados na história desta família. Inclui todos os acontecimentos que foram fundamentais naquela época, onde não ignoram detalhes relevantes para contar a história e os pormenores são muito bem pensados. O importante é que têm atenção aos fatos históricos.

É uma série complexa, no qual o espetador não se perde e é constituída por uma história emocionante, muito bem construída, que envolve relações familiares, traição, ação, arte, conflitos políticos, dilemas, decisões difíceis de serem tomadas, estratégias de todo o tipo e guerras e respetivas consequências para o povo e apesar de ser uma série que não é muito falada, considero que seja uma história com grande qualidade e muito bem feita.  É muito interessante ver a admiração que o povo sente pela família Medici

Esta é uma história onde são representados os períodos mais importantes na história italiana e também é uma produção televisiva poderosa e com qualidade suficiente para ser vista por todos. Se gostam de séries históricas, esta é fundamental e imprescindível de acompanharem, pois cativa desde o início até ao fim.  

Sem comentários:

Enviar um comentário