segunda-feira, 17 de maio de 2021

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão

 


A hipertensão é uma das principais causas de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, afetando aproximadamente cerca de 1,39 biliões de pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as recomendações de sal diárias para um adulto são 5 g (2000 mg de sódio) por dia. Portugal é um dos países onde se consome mais sal que o recomendado e quando consumido em excesso, o sal é muito prejudicial para a saúde, podendo resultar em hipertensão arterial, aumento da prevalência de acidentes vasculares cerebrais (AVC), entre outros problemas de saúde. Se houver uma diminuição na quantidade de sal por dia na alimentação podia-se reduzir a mortalidade por AVC.

Os portugueses ingerem em média, cerca de 7,3 g de sal por dia. Cerca de 85,9% dos homens e 65,5% das mulheres ingerem sódio acima do nível máximo recomendado.

Como exemplo de alimentos com teor de sal superior a 2,5 g/100 g temos: Cubo de caldo de carne (Galinha com 41 g e Vaca com 38 g); Salpicão com 11 g; Azeitona com 5,8 g; Bacalhau seco e salgado, demolhado cru com 3,7 g; Molho de tomate “ketchup” com 3,1 g

Opte por substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias (ex: alecrim, manjericão, pimenta, noz moscada, coentros, louro, salsa, tomilho, açafrão, alecrim, entre outros) e evite a ingestão de enchidos e aperitivos que têm uma grande quantidade de sal. Refrigerantes, frutos secos salgados, sopas pré-preparadas, fast food, alguns cereais de pequeno-almoço, comida enlatada e pratos congelados são alguns dos alimentos que são ricos em sal e que deve evitar.

Quando está à mesa, retire o sal e os condimentos salgados da mesma para que não se desenvolva o hábito de adicionar sal.

É importante que preste atenção aos rótulos dos alimentos que adquire e procure referências relativamente à adição de sal (denominações derivadas do sódio).

Sem comentários:

Enviar um comentário