sexta-feira, 28 de maio de 2021

Crítica ao filme "Cruella" da Disney, protagonizado por Emma Stone e Emma Thompson - uma ótima surpresa sobre a história de origem de uma das maiores vilãs do universo da Disney

 

Recentemente estreou o novo filme de imagem real, Cruella que não foi só lançado nos cinemas portugueses, mas também está disponível na Disney + com Acesso Premium a um custo adicional único. É capaz de ser um dos filmes mais esperados deste ano em que os fãs da Disney estavam com expetativas bem elevadas desta produção, incluindo eu e principalmente depois de ter visto o trailer. Será que este remake live-action vai surpreender o público?

Com a duração de 2 horas e 15 minutos, Cruella é feito a partir de um argumento de Dana Fox e Tony McNamara e com história de Aline Brosh McKenna, Kelly Marcel e Steve Zissis, mas é baseado em One Hundred and One Dalmatians (Os Cento e Um Dálmatas, em português), um romance de 1956 de Dodie Smith.

A realização fica à responsabilidade de Craig Gilespie, sendo o filme protagonizado por duas vencedoras do Óscar, Emma Stone (que também tem o papel de produtora executiva, juntamente com Glenn Close) e Emma Thompson. A banda sonora é criada por Nicholas Brittel que introduziu um conjunto de músicas muito bem escolhidas e adequadas ao tema que fez uma combinação imprevisível e acertado no seu produto final e Jenny Beavan tem a função relativamente ao guarda-roupa que foi sem dúvida, um papel em que fez um trabalho cuidadoso e bem criativo.

O elenco é constituído por Emma Stone (Estella/Cruella de Vil), Emma Thompson (Baronesa), Joel Fry (Jasper), Paul Walter Hauser (Horace), John McCrea (Artie), Emily Beecham (Catherine), Kirby Howell-Baptiste (Anita Darling), Mark Strong (John) e Kayvan Novak (Roger).

Divulgação: Disney Portugal e NOS AUDIOVISUAIS

Durante uma revolução do punk rock nos anos 70, esta história desenrola-se em Londres nos primeiros tempos rebeldes de Cruella de Vil, uma vilã fashionable e bem famosa que se destaca e deixa a sua marca por onde passa. Estella (Emma Stone) é uma jovem vigarista muito inteligente, determinada e criativa que quer criar o seu nome e também criar um impacto na moda através das suas roupas. Ela faz amizade com Jasper (Joel Fry) e Horace (Paul Walter Hauser), uma dupla de jovens ladrões que apreciam o seu apetite por problemas e unem-se para construírem uma vida nas ruas de Londres. Um dia, o talento que Estella tem para a moda destaca-se depois de uma criação inovadora feita por si numa montra de uma loja, chamando assim, a atenção da Baronesa (Emma Thompson) que é literalmente uma lenda no mundo da moda, mas é devastadoramente chique e assustadoramente elitista. O relacionamento entre elas vai causar um grande número de eventos e revelações que farão toda a diferença para que Estella abrace o seu lado mais perverso e se torne assim, numa estridente, elegante e vingativa Cruella. Que impacto vai criar a ligação entre estas duas mulheres na vida futura de Estella?

Este é um filme que mostra as habilidades incríveis e notórias de Estella como estilista ao mesmo tempo que vai retratando a história de origem desta vilã clássica da Disney que vai ser fundamental para se compreender as suas motivações para a vingança e conhecer todos os fatores que a fizeram se transformar na brilhante, extraordinária, destemida e enigmática Cruella com os seus comportamentos cruéis e impiedosos. Que melhor forma de conhecer a sua história do que ser a própria personagem a ser a respetiva narradora!  

Divulgação: Disney Portugal e NOS AUDIOVISUAIS

Desde muito nova que Estella tinha o sonho de se tornar numa estilista, mas para isso um dia acontecer, ela teve de percorrer um caminho cheio de obstáculos e de coisas a correr mal, chegando a um ponto que ela entra em conflito com o seu lado mais negro e malvado, ao mesmo tempo que tenta fazer o que acha que é mais correto, pois a sua mãe sempre fez os possíveis para que Estella tivesse um comportamento exemplar, mas infelizmente não foi isso que aconteceu para uma rapariga que sempre teve uma vertente mais rebelde e passou uma temporada a viver como uma fugitiva.

Depois de uma viagem pelo passado, nos anos 70 e na cidade de Londres, Estella é uma pessoa que dá para perceber que tem os seus traumas e não é lá muito boa da cabeça, mas não deixa de ser um génio no mundo da moda que passou por uma jornada mais difícil, em que ninguém lhe queria dar uma oportunidade para fazer vingar o seu nome, através das roupas que vai criando. Ela é sem dúvida, determinada, ambiciosa, esperta, animada e com um dom imperdível e imaginação suficiente para colocar os seus planos diabólicos em prática. Será que ela vai conseguir uma carreira promissora como designer e construir uma reputação consistente?

Com a performance brilhante de Emma Stone, ela apresenta uma Cruella exatamente como estávamos à espera, com requinte e com todos os elementos essenciais para ser uma lenda cativante e memorável. Assim, o espetador consegue identificar-se com esta mulher que passou por uma jornada bem complicada, desde muito nova e chegando a um ponto que ficamos a torcer por ela, mesmo que tenha comportamentos de loucura que podem vir a trazer o caos e até consequências bem específicas para ela e para as pessoas ao seu redor.

Divulgação: Disney Portugal e NOS AUDIOVISUAIS

A vida de Estella nunca mais será a mesma, principalmente quando se cruza no caminho da Baronesa, pois este relacionamento vai ser vital para apresentar a verdadeira essência de Estella que está cada vez mais próxima de se tornar naquela mulher icónica, divertida, vingativa e repleta de estilo que fica na memória de qualquer um, a famosa Cruella de Vil.

Depois de a Baronesa reconhecer a vertente artística de Estella para a moda, esta mulher poderosa contrata-a para colaborar na sua empresa e colocar o seu talento em prática, mas infelizmente esta jovem não leva créditos pelo seu trabalho e nem sempre é valorizada pelo mesmo. Mais tarde, Estella acaba por descobrir segredos sobre a Baronesa que vão influenciar não só o seu futuro, como estilista, mas também na sua própria personalidade e maneira de pensar. Uma coisa é certa! Mais cedo ou mais tarde, Estella vai conseguir obter respostas para muitos dos seus dilemas e dúvidas, mas também terá de enfrentar o seu passado para conseguir seguir em frente com os seus esquemas.

A história é constituída não só por uma parte mais dramática, mas também por momentos divertidos que faz com que o público se ria com as situações hilariantes e engraçadas que vão ocorrendo com as personagens. Temos a oportunidade de acompanhar a evolução imperdível de uma das maiores vilãs da Disney que vai continuar a dar que falar com a sua maldade e a sua personalidade bem peculiar e louca.

Divulgação: Disney Portugal e NOS AUDIOVISUAIS

Cruella é uma produção intrigante, arrebatadora e muito agradável que eu considero que é mesmo uma ótima fonte de entretenimento que foi tendo um bom desenvolvimento e vai cativar a pessoa desde o início ao fim, surpreendendo tudo e todos com as suas reviravoltas inesperadas e com a história de origem desta vilã que misturou drama com comédia, mas que ainda tem muito para dar. É constituída por um elenco fantástico que interpreta as suas personagens com respeito e qualidade, principalmente Emma Stone e Emma Thompson.

Na minha opinião, aquilo que se destacou foi sem dúvida, a banda sonora que foi sendo introduzida ao longo das diferentes cenas nas situações mais oportunas, os figurinos inovadores e as referências que fizeram o público ter uma viagem cheia de recordações sobre os conhecimentos que já tinha do futuro de Cruella.

Divulgação: Disney Portugal e NOS AUDIOVISUAIS

Para além disso, toda a combinação entre o guarda-roupa extravagante e lindíssimo com os cenários, maquilhagem e perucas foi fundamental para captar a atenção do espetador, principalmente devido a toda a elegância que foi sendo apresentada nas diferentes cenas dedicadas ao mundo da moda.

Cruella é uma das grandes surpresas deste ano que conseguiu criar um resultado final brilhante e impecável com uma magia bem especial e com uma imaginação suficiente e bem ao nível do universo da Disney que foi exatamente com o ritmo certo e com uma boa qualidade técnica que sem dúvida, não vai desiludir e por isso, eu aconselho a verem, pois será daqueles filmes live-action que ficarão na lista das melhores produções que a Disney criou nestes últimos anos e eu fico mesmo muito feliz por finalmente terem feito um filme inesquecível sobre uma das minhas vilãs favoritas.



Sem comentários:

Enviar um comentário