sábado, 6 de novembro de 2021

Filme "Eternals" da Marvel - uma história mais adulta e humana e com uma visão e um tom diferente, sem deixar de ter a sua magia e um humor bem próprio

 

Eternals (Eternos, como título em português) é o terceiro filme da fase quatro da MCU que nos vai dar a conhecer o maior elenco de novas personagens do MCU até agora numa produção. É realizado por Chloé Zhao que faz a adaptação da banda desenhada criada por Jack Kirby e já pode ser visto nos cinemas portugueses. Kevin Feige e Nate Moore são os produtores e Louis D’Esposito, Victoria Alonso e Kevin de la Noy são os produtores executivos, sendo que a história é de Ryan Firpo e Matthew K. Firpo e o argumento é de Chloé Zhao e Patrick Burleigh.

A Marvel Studios vai-nos apresentar uma história épica que abrange milhares de anos, onde uma nova equipa de super-heróis imortais é forçada a sair das sombras para se reunirem contra o inimigo mais antigo da humanidade, os Deviants. Temos a oportunidade de conhecer a primeira personagem homossexual deste universo, tal como a primeira figura surda.

O elenco é constituído por Gemma Chan (Sersi), Richard Madden (Ikaris), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Salma Hayek (Ajak), Lia McHugh (Sprite), Don Lee (Gilgamesh), Barry Keoghan (Druig), Kit Harington (Dane Whitman) e Angelina Jolie (Thena).

Divulgação: Marvel Studios

Os Eternals são uma raça de seres muito poderosos com habilidades diversas que estão há muitos séculos para defender o planeta Terra e os humanos contra uma outra raça, os Deviants. Eles têm a condição de não interferir na história da humanidade. Assim é explicado a razão pela qual eles não interfiram em determinados acontecimentos, tais como, o ato de Thanos perante a humanidade que eliminou temporariamente metade da sua população.

Como referido anteriormente, a mais recente equipa de super-heróis protege a Terra desde a criação do Homem. Quando criaturas monstruosas, os Deviants há muito tempo dadas como extintas, regressam misteriosamente, os Eternals são obrigados a juntar-se para mais uma vez, defender a humanidade.

Desta vez temos uma apresentação de um novo grupo de personagens em que cada um é especial à sua maneira e com personalidades distintas.

Divulgação: Marvel Studios

Comecemos por Sersi que é uma pensadora, leal e atenciosa e uma amante da humanidade, onde utiliza a sua mente e poderes para ajudar quem mais precisa, sendo que a sua energia cósmica se manifesta sob a capacidade de transformar elementos. Ela é capaz de manipular e transformar um objeto de uma coisa para outra e tem uma longa história de amor com Ikaris que vamos conhecendo, através de cenas de flashback, apesar de atualmente ter um relacionamento especial com Dane Whitman, um humano que trabalha no Museu de História Natural em Londres.

Sersi vai percorrer uma jornada desafiante, onde irá aprender mais sobre o seu povo e ela própria com revelações inesperadas pelo caminho que vão fazer a diferença para se tornar quem ela precisa de ser. Será que ela vai ter a coragem para fazer o que é mais certo para a humanidade?

Divulgação: Marvel Studios

Ikaris é um lutador com um poder supremo e uma força incrível. Este ser todo-poderoso tem uma energia cósmica que lhe permite voar e lançar fortes raios de luz com os olhos, sendo que ele leva as suas responsabilidades muito a sério e acredita plenamente na sua missão. Este é um Eternal muito focado e independente com uma mentalidade muito clara que gosta de estar no controlo, em que é capaz de ser aquele que é mais leal à sua função.

Divulgação: Marvel Studios

Ajak é a sábia e espiritual líder dos Eternals com os seus segredos e uma pensadora que é a única com uma ligação direto com os Celestiais. Ela é a matriarca que lidera o grupo, além de os nutrir, orientar e apoiar enquanto pessoas. A energia cósmica pulsa através de Ajak, criando uma esfera dourada entre as suas clavículas, o que lhe dá o poder de se comunicar com os Celestials e de curar os seus companheiros Eternals, bem como humanos e animais.

Divulgação: Marvel Studios

Thena é provavelmente das personagens mais complexas deste grupo e uma feroz guerreira. É um Eternal muito poderoso e uma lutadora incrível repleta de habilidades sublimes de se ver. Juntamente com o seu amigo próximo, Gilgamesh, ela é uma das guerreiras mais fortes do grupo com a capacidade de criar armas a partir da energia cósmica que se transforma à sua vontade durante a batalha. Já viram como é incrível ela conseguir criar uma espada que se transforma numa lança e, de seguida, em duas espadas. Além disso, as suas armas podem cortar objetos e bloquear explosões.   

Apesar de ela se tornar numa oponente feroz, Thena também tem a sua própria vulnerabilidade tornando-se perigosa para as pessoas ao seu redor. Ela é sensível, principalmente quando as suas memórias lhe podem dominar, mas ela vai ter o apoio dos restantes Eternals para lhe ajudar a controlar nos momentos em que não é ela própria.

Um dos principais apoios e protetores de Thena vai ser Gilgamesh, um outro lutador e o Eternal mais forte. Ele é gentil e descontraído, sendo que gosta de aproveita a vida. Ao mesmo tempo, Gilgamesh tem a capacidade de usar a sua energia cósmica para criar um exoesqueleto que amplifica a sua força, tornando-se num elemento útil na guerra contra os Deviants.

Divulgação: Marvel Studios

Kingo é mais um lutador movido a energia cósmica que é capaz de criar explosões poderosas com as suas mãos. Ele cria formas e desenhos geométricos com as mãos, é um entusiasta e confiante com atitude que tem vivido nos últimos tempos entre os humanos como um autêntico artista de Bollywood cheio de talento. Kingo tem uma grande admiração por Ikaris e quer ser visto como um herói importante como ele. Mas é em Karun, um cinegrafista que trabalha com ele há vários anos, mantendo-o com os pés no chão e o responsável por Kingo ter uma ligação com a humanidade.

Divulgação: Marvel Studios

Druig é um pensador solitário que pode ser intenso e retraído e a sua energia cósmica é o controlo da mente, sendo que ele pode utilizar o seu poder para influenciar os seus companheiros Eternals e também tem usado esse poder para controlar as mentes dos humanos há mais de 7000 anos, principalmente em tempos de conflito. Com o tempo, ele ficou frustrado com as divisões que existem dentro da humanidade e o facto de ele ter ordens de não interferir no curso da história. Druig gostaria de poder usar os seus poderes para ajudar e redirecionar mais situações, mas não é isso que Ajak e os Celestiais querem que ele faça. Por isso chega a um ponto em que Druig decide afastar-se por completo e fazer aquilo que ele quer.   

Makkari é a primeira personagem surda da MCU, em que a sua energia cósmica lhe torna na mulher mais rápida do universo. Esta lutadora faz tudo rapidamente, desde correr a ler. Ela corre mais rápido do que a velocidade do som e é muito interessante ver os seus poderes em ação. A velocidade e furtividade de Makkari permitem-lhe ser perturbadora antes que seja possível reparar nela. Atualmente, ela está desiludida e um pouco entediada com a vida na Terra, sendo que está ansiosa para voltar ao seu lar.

Divulgação: Marvel Studios

Tal como Sersi, Phastos apegou-se aos humanos e gosta da sua companhia. Ele é a primeira personagem homossexual assumida da MCU. Este pensador tem uma energia cósmica que lhe dá o poder de ajudar a humanidade a progredir, mas infelizmente nem sempre isso foi positivo, em determinadas alturas. Ele é uma das pessoas mais inteligentes do universo, sendo um tecnopata e um mestre inventor. Phastos controla a Domo (a nave dos Eternals) e tem a capacidade de entender, construir e comunicar com máquinas e dispositivos e combinar diferentes tecnologias para fazer tudo o que puder.

Por fim, temos a lutadora Sprite, uma velha alma, eternamente jovem e uma contadora de história com o poder de criar ilusões com a sua energia cósmica e consegue tornar-se a si mesma e aos outros invisíveis. Apesar dos seus 7000 anos vive no corpo de uma menina de 12 anos, sendo que se torna frustrante para ela, pois não quer ser tratada como uma criança e quer ser vista pelos outros de uma forma diferente.

Divulgação: Marvel Studios

Eternals é uma história mais adulta e humana e com uma visão e um tom diferente que apresenta um novo grupo de personagens, em que cada um é especial à sua maneira e com personalidades distintas. Tem um lado muito mais intimista, relativamente a outras produções da Marvel e consegue aumentar a representativamente deste universo, abordando temas pertinentes que cada vez mais são falados na nossa sociedade. Mesmo que todas as personagens não tenham criado uma empatia imediata com o espetador ou tenham surgido algumas inconsistências ao longo da narrativa, é interessante acompanhar um projeto com uma beleza própria e uma perspetiva distinta daquilo que possamos esperar, mas não deixa de ter os ingredientes principais da fórmula Marvel com a sua magia e humor bem próprio e uma esperança de se construir um mundo melhor, por mais adversidades que possam vir a acontecer.

Apesar de não ser dos meus filmes favoritos deste universo, Eternals consegue criar o seu impacto no público e vai de certeza dividir opiniões, deixando a pessoa a pensar naquilo que mais importa com uma mensagem clara daquilo que nos quer mostrar e criando uma experiência positiva para quem tem a curiosidade para conhecer a mais recente e peculiar equipa de heróis da MCU que vai dar que falar, uns elementos mais do que outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário