sábado, 7 de outubro de 2023

A minha viagem ao Burg Clam, um castelo medieval na Áustria

Já imaginaram como seria passar uma noite ou mais num castelo medieval? Seria um sonho concretizado, não é verdade? E foi isso que eu resolvi fazer durante a minha viagem à Áustria em 2022. E o destino foi o Burg Clam!

A minha ideia de visitar o Burg Clam começou pela mera vontade de ir a um concerto da banda The Hollywood Vampires durante a sua tour europeia em 2020 e realizar um dos meus maiores sonhos. Como seria juntar um concerto de uma das minhas bandas favoritas que inclui um Meet and Greet com a mesma, nos quais um dos membros é uma fonte de inspiração para mim e ainda terminar com o desejo de descansar num castelo medieval? Um ótimo presente para quem estava prestes a comemorar 30 anos!

Porém, em 2020 surgiu a pandemia e essa viagem foi cancelada! Mesmo que houvesse a possibilidade de não ocorrer essa combinação ou que tivesse de aguardar muito tempo até surgir de novo a oportunidade, o meu planeamento mudou de forma. Agosto de 2022 seria a altura escolhida para visitar o Burg Clam e passar uns dias relaxantes num castelo medieval situado no meio do campo austríaco. E assim, cumprir com um dos meus sonhos de viver a experiência num castelo como se fosse uma princesa num conto de fadas.  

Burg Clam é um castelo localizado na Alta Áustria que fica a 337 metros acima do nível do mar, sendo aproximadamente a meio caminho entre Viena e Salzburgo e a poucos minutos de Grein, no rio Danúbio. É situado numa colina acima do Vale do Danúbio, onde é atualmente habitada pelos Condes de Clam desde 1454 e que disponibiliza tours pelo castelo.

A Alta Áustria, que deve o seu nome à sua localização nas terras mais altas do Danúbio austríaco, ocupa uma área de cerca de 12 000 km2 e tem 1,4 milhões de habitantes. É a província austríaca mais industrializada depois de Viena. E tem sido a região mais rica do país, desde o tempo em que a Áustria fazia parte da província romana de Noricum.

Neste local, podemos ter uma melhor noção de como era viver num castelo medieval, enquanto se aprende mais sobre a história dos Condes de Clam, que vivem aqui há mais de 550 anos. A silhueta romântica do Castelo Clam ergue-se acima de uma ravina, não tendo sofrido grandes alterações desde o século XII.

A história deste castelo

Os primeiros registos escritos que mencionam o castelo começam em 1149. Naquela época era considerada como uma enorme fortaleza com duas torres, medindo cada uma mais de 40 metros de altura. Estas estruturas ainda fazem parte da forma atual do castelo. O castelo acabou por cair nas mãos de barões ladrões que assustaram a população local. O comportamento deles levou mesmo à sua excomunhão por parte da Igreja Católica.  

Na Idade Média era prática comum que a propriedade dos castelos mudasse frequentemente, devido à mudança constante do poder e à ocorrência de diversas intrigas políticas.

No entanto, quando os antepassados dos Condes de Clam finalmente chegaram e assumiram o poder em 1454, isso fez com que trouxessem mais estabilidade, tanto ao castelo, como às terras circundantes.

Durante a guerra de 30 anos, a família Clam tinha o seu próprio exército privado para defender o castelo. Clam sofreu várias tentativas de invasão. Porém, nenhuma tropa hostil conseguiu capturar o castelo. Contudo, em meados do século XVII, quando a guerra terminou, o castelo encontrava-se em muito mau estado.

Sob a regência de Johann Gottfried von Clam foi possível renovar todo o castelo, onde também construiu uma igreja, um hospital e canos de água para os cidadãos da vila.

Já no século XVIII foram construídas as alas que acolhiam a administração, as carruagens e as cavalariças. Nos dias de hoje, estas alas fazem parte do pátio externo.

Felizmente, o castelo Clam também resistiu ileso às duas guerras mundiais. Só o abrigo nuclear que foi construído numa das caves do castelo faz lembrar o século XX.

Atualmente, a família Clam continua a viver no Burg Clam. E durante os meses de verão, recebe nos seus quartos limitados, hóspedes de várias partes do mundo, organiza eventos e fornece o espaço para uma diversidade de concertos pertencentes ao cartaz anual do festival Clam Live, que traz milhares de pessoas a um terreno aberto neste recinto.

Como chegar ao Burg Clam, a partir de Viena

Burg Clam fez parte do meu itinerário na minha viagem à Áustria no verão de 2022, sendo que resolvi optar por ficar durante 3 dias, numa altura em que não houvessem concertos no recinto. Como é mais difícil fazer a deslocação com malas a partir de transportes públicos, eu resolvi alugar um carro durante a minha estadia por lá.

No meu caso, eu aluguei um carro, através do CarTrawler via a Tap Air Portugal e fui buscá-lo diretamente ao aeroporto em Viena. Um serviço em conta que eu aconselho e que agradeço por todo o cuidado que tiveram para comigo, nesta minha primeira experiência a alugar e a conduzir um carro fora do país.   

Para se deslocarem ao Burg Clam (morada: Sperken 1, 4352 Sperken, Áustria) que tem a duração aproximada de 1h30 minutos a partir de Viena, têm de seguir as seguintes indicações:

- Saia da autoestrada A1 em Ybbs

- Dirija por Ybbs e atravesse o Danúbio em Persenbeug

- Vire à esquerda após cruzar o Danúbio tomando a B3 para Grein

- Aproximadamente, 5 minutos depois de Grein, vire à direita em Saxen em direção a Klam/Burg Clam

A minha experiência mágica, especial e enriquecedora

Burg Clam apresenta um ambiente único e fascinante que só quem já visitou consegue compreender esse sentimento. Um castelo medieval bem preservado com tantas histórias para contar e onde podemos conhecer alguns dos seus cantinhos. Também contém um pátio renascentista, uma coleção particular de antiguidades, arsenais e pinturas. E os seus quartos históricos com interiores originais do século XVIII fantásticos e requintados que nos fazem viajar para aquela época. Uma atração histórica que ao mesmo tempo, possui uma tranquilidade e uma essência própria. Mas, de uma certa forma, cria uma transformação benéfica e libertadora para quem tem a oportunidade de conhecer e de passar um tempo por lá.

De noite, podemos simplesmente olhar para o céu e ver as estrelas, aproveitando a energia que nos dá e o próprio silêncio. Enquanto, durante o dia, podemos fazer passeios descontraídos pelas redondezas, explorando e ouvindo o som natural das florestas e da água neste sítio tão remoto, mas tão notável e pacífico.

O anfitrião do Burg Clam é o Carl Philip Clam e faz parte da 17ª geração que viveu neste castelo. Ele e todo o seu staff atencioso fazem-nos sentir completamente em casa e também nos deixa à vontade, sendo que se mostram disponíveis para ajudar no que for necessário.  

Tive a oportunidade de ver como era a vida na Idade Média, tendo acesso a uma visita guiada por alguns dos cantinhos do Burg Clam. Começou no pátio interior de três andares, passando pela farmácia, cozinha e até pela capela gótica que mantém com as suas missas ao domingo. E ainda existe uma passagem pelo arsenal, sala de música, sala de jantar e apartamentos residenciais dos Condes de Clam, nos quais incluiu uma grande coleção de móveis do século XVIII e muito mais. Além disso, podem ser vistos os buracos das balas que foram disparadas durante um dos ataques feitos a um dos portões do castelo. Esta foi sem dúvida, uma visita guiada bem agradável, mesmo que hajam partes do castelo que não estejam abertas para se visitar.  

O horário de funcionamento é normalmente das 10h às 16h30. Porém, para visitas guiadas pode ter de definir a sua data com antecedência, de acordo com a disponibilidade do espaço. Para mais informações podem ir ao site www.burgclam.com ou enviarem um email para museum@burgclam.com

Burg Clam é um castelo deslumbrante com uma história interessante que está com um ótimo estado de conservação e pertence à família Clam há gerações. Este é um sítio histórico muito bonito rodeado por jardins que nos atrai com uma vista magnífica que cativa qualquer amante da natureza, onde proporciona-nos um ambiente mágico, e ainda, uma experiência irresistível e preciosa. A pessoa sente que é transportada para outro tempo com artefactos históricos no seu interior e a paisagem ao redor desta área é espetacular e lindíssima.

A minha estadia no Burg Clam foi privada e uma ótima maneira de passar uns dias completamente descansada, tornando-se assim, numa experiência mágica, especial e enriquecedora. Também incluiu ficar hospedada num apartamento histórico, elegante e confortável no qual, o visitante identifica-se com todo o seu interior autêntico. O pequeno-almoço incluído com uma variedade surpreendente de opções foi sempre realizado no apartamento e estava tudo delicioso. Dependendo de alguns fatores, podem ter de se deslocar para a vila mais próxima para refeições de almoço e jantar. Mesmo assim, é difícil a pessoa não ficar encantada e impressionada com o Burg Clam, principalmente para quem tem um gosto por coisas medievais.

Durante a minha visita irresistível ao Burg Clam senti-me plenamente como uma princesa num castelo medieval a colocar a sua imaginação à prova, a caminhar pelo meio da floresta e a conhecer lugares tão naturais e espantosos que merecem ser respeitados.

Um agradecimento ao Carl Philip Clam por ter sido um grande anfitrião e me ter dado a possibilidade de visitar a sua propriedade. E também um obrigada a todo o staff, por ter sido tão bem tratada.

Para mim, conhecer o Burg Clam e os seus arredores foi uma surpresa incrível que me criou memórias inesquecíveis rodeadas de tranquilidade, onde concretizei um sonho, e ainda conseguiu superar as minhas expetativas. Recomendo a todos uma visita ao Burg Clam, porque eu acredito que irá valer muito a pena! Um lugar que sem dúvida deixa saudades, e que devem colocar no vosso itinerário quando visitarem a Áustria!

De seguida, partilho com vocês mais fotografias sobre esta minha estadia!









































Sem comentários:

Enviar um comentário