quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Filme "SAW X" - estão preparados para o regresso intrigante de John Kramer que não vai deixar ninguém indiferente?

Estão preparados para o regresso de John Kramer? A saga de terror mundial está de volta desta vez com SAW X, tendo a realização de Kevin Greutert e trazendo para o público um momento de entretenimento puro de praticamente 2 horas.  

O elenco é constituído por Tobin Bell, Shawnee Smith, Synnove Macody Lund, Steven Brand, Renata Cavas, Octavio Hinojosa e Paulette Hernandez.

John Kramer (Tobin Bell) está de regresso em SAW X, o filme mais intrigante, inesperado e arrepiante da franquia de terror global. Explorando o capítulo do jogo pessoal não contado de John/Jigsaw, o filme passa-se entre os eventos de SAW I e II. Um John doente e desesperado viaja até ao México para um procedimento médico experimental e arriscado, que ele espera que seja uma cura milagrosa para o seu cancro. Mas rapidamente descobre que a operação é uma farsa para enganar pessoas vulneráveis. Focado com um novo propósito, John regressa ao único trabalho que sabe fazer, transformando o ataque dos vigaristas com o seu estilo visceral característico, por meio de armadilhas aterrorizantes e engenhosas. Ou, como o próprio John diz, ele ajuda as pessoas a superar os seus obstáculos internos e a fazer mudanças positivas nas suas vidas.  

São várias as franquias que vão tendo os seus desafios, enquanto tentam inovar a história que vão criando em cada projeto. Infelizmente, nem sempre resulta bem e por vezes, acaba por se tornar cansativo ser sempre a mesma coisa. Ao longo do caminho de SAW, isso pode ter ocorrido com alguns dos seus filmes passados que perderam a sua qualidade. Mas com SAW X, a tomada de decisão de trazer a história de regresso às origens foi uma ideia bem inteligente.  

Muito se dizia que SAW X podia transformar-se na luz ao final do túnel e dar esperança para que o regresso de Jigsaw fosse impactante à sua maneira e conseguisse conquistar o público, voltando à sua época de glória. E felizmente, foi isso que aconteceu. Pelos vistos, valeu a pena este período longo de preparação para esta produção. O filme tem recebido respostas muito positivas de quem já viu e sem dúvida, que têm toda a razão. Os jogos satânicos de John Kramer voltaram e estão mais surpreendentes do que nunca!

Este sim é um legado de Jigsaw que merece ser visto com uma história pertinente e que tem a capacidade eficaz de prender a pessoa ao ecrã, desde o primeiro instante. Apesar de fazerem parte, diversas cenas sanguinárias e algumas violentas, a vontade de continuar a ver não desaparece. Apesar de tudo o que John Kramer já fez ao longo da sua vida, automaticamente quem está a assistir cria uma empatia com ele e até compreende o motivo principal pelos seus atos.

O espetador é constantemente surpreendido, a partir da altura que viajou para um período específico da vida de John Kramer, que se transforma numa jornada inesperada e atrativa.  

Neste caso, acompanhamos um John Kramer mais vulnerável, mas que mantém a sua essência bem peculiar. Mesmo estando doente, a perspicácia e a inteligência que possui em pensar em todos os detalhes, relativamente aos seus jogos e respetivas armadilhas é impressionante. E até a chance que temos de o ver a colocar as suas ideias em movimento e depois executá-las na perfeição.

Este continua a ser um John Kramer manipulador, determinado, calculista e muito culto. Ele é um engenheiro civil e arquiteto que está constantemente a construir coisas novas e aterrorizantes, sendo que não desiste, por mais adversidades que possam vir a ocorrer.      

Agora já imaginaram como seria enganar alguém como John Kramer na sua fase mais frágil e pensar que tinha escapado por completo? Uma escolha pouco sensata que irá levar com as consequências, através de um ensinamento de uma lição bem difícil. E uma coisa é garantida! Não vai cair bem para os responsáveis.

Este é um novo território para o protagonista, pois nunca tinha passado pela situação de ser aproveitado pelas piores razões. No entanto, aquilo que ele tem preparado, será um tipo de vingança que se serve fria. Mas, que na mente complexa de John Kramer faz todo o sentido que seja colocada em prática com métodos extremos. Contudo, a forma como tudo é processado, será uma mais valia para ele? E será que alguém vai conseguir escapar das suas armadilhas e vencer o jogo?

Na realidade, esta narrativa também acaba por ser um despertar para todas as pessoas que estão gravemente doentes e podem ser facilmente burladas. Todos os cuidados são poucos. A esperança pode ser uma arma muito forte, mas nas mãos erradas pode trazer muito sofrimento para quem está desesperado para arranjar uma solução para a sua situação!

Além disso, também podemos acompanhar o mestre a ensinar à sua aprendiz, tudo aquilo que ela precisa de saber para continuar com o seu legado. E ainda, assistir à dinâmica desta dupla e perceber a moralidade e o lado mais humano de cada um a ser testado.  

Como filme de terror com uma boa qualidade que funcionou eficazmente e cumpriu com o prometido, SAW X é uma ótima aposta para a época de Halloween que contém as suas reviravoltas intrigantes e deixando o público a colocar a sua imaginação em prática. O que não vai faltar são banhos de sangue, mortes, momentos de adrenalina e criatividade pelo meio. E por isso, venham ser testemunhas do regresso de Jigsaw! Agora, vamos jogar?




Sem comentários:

Enviar um comentário