quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Filme "Podia Ter Esperado por Agosto" de César Mourão é uma boa surpresa para o cinema português

Podia Ter Esperado por Agosto é uma das últimas novidades para o cinema português que foi filmada na vila do Soajo, no norte do País. É uma comédia romântica escrita, realizada e protagonizada por César Mourão, sendo que ele se estreia na realização de uma longa metragem. Também é protagonizado pela Júlia Palha e Kevin Dias (ator luso francês que entra na série da Netflix, Emily in Paris).

O filme é produzido pela 313, a empresa co-fundada por César Mourão, juntamente com Diogo Brito. E também tem o apoio da SIC e da sua plataforma OPTO.

Esta narrativa desenrola-se numa aldeia remota do interior do país, onde um homem apaixonado e o seu melhor amigo engendram um plano, sem pés nem cabeça, para atrair de Lisboa a mulher amada. Contra todas as expetativas, o plano resulta e aí começam os verdadeiros problemas, originando uma comédia romântica rocambolesca onde dois mundos se chocam.

Este homem da aldeia tem o nome de Xavier (César Mourão) e é uma pessoa simples e ingénua que ocupa uma parte do seu tempo como sacristão. Contudo, ele está perdidamente apaixonado por Laura (Júlia Palha), uma jovem da cidade de Lisboa que costuma passar as suas férias de verão à casa isolada do seu avô.  

Numa tentativa de fazer os possíveis para que Laura regresse à aldeia, Xavier e o seu melhor amigo Julião (Kevin Dias), um sacristão e um autêntico artista de esquemas imprevisível que tem sempre um plano maluco para colocar em prática juntam-se para arranjar uma maneira dela voltar. Apesar do plano ultrapassar os limites, será que irá resultar ou será que tudo irá cair por água abaixo? Poderão Xavier e Laura ficar realmente juntos nesta comédia romântica?

Podia Ter Esperado por Agosto é um filme engraçado com o seu sentido de humor negro composto por uma história simples cheia de sensibilidade, tendo sido executada com inteligência e naturalidade, sem não esquecer o lado mais de improviso que funciona perfeitamente. Tem uma magia própria e é repleta de surpresas e reviravoltas, onde possui a capacidade de envolver o público e conseguimos identificar-nos automaticamente com as personagens. Além disso, mostra como é a vida solitária e diária de uma população numa aldeia portuguesa, enquanto transmite uma mensagem pertinente que nos faz refletir, que muitas vezes só valorizamos algo quando o perdemos e isso não é certo.

Um dos destaques principais deste filme é sem dúvida, as cenas partilhadas entre o Xavier e Julião. Eles são dois malucos bastante caricatos que têm uma enorme cumplicidade e que trazem uma alegria instantânea ao espetador. As cenas mais divertidas são protagonizadas por eles. E foi uma ótima surpresa ver o Kevin Dias num registo completamente diferente daquele que temos visto na série Emily in Paris.

Já César Mourão está de parabéns por esta comédia romântica. Ele é um artista versátil, onde neste caso temos a oportunidade de ver o seu trabalho como argumentista, realizador e ainda, como um dos protagonistas. Cada vez mais têm surgido obras portuguesas que têm arriscado e de uma certa forma, conseguem inovar à sua maneira, surpreendido assim, o público. E este filme não é exceção! Por isso, a pessoa acaba por ficar com mais interesse em acompanhar mais cinema português.       

Esta é uma produção divertida com a sua dose de loucura que tem uma boa qualidade e é feita com os pés na terra para toda a família! É apresentado um ambiente familiar na deliciosa aldeia do Soajo, na Peneda-Gerês que é caracterizada por casas típicas em granito e muito mais. Também podemos ver imagens de vistas lindíssimas deste local e arredores que deixam qualquer um fascinado com aquilo que o nosso País oferece, criando assim, uma maior vontade em visitar pelo seu próprio pé.  

Podia Ter Esperado por Agosto é uma aposta que traz boa disposição, faz bem à mente e é sem dúvida, uma animação garantida que irá cativar, sendo protagonizada por um elenco talentoso que vocês não irão querer perder!

A sessão de cinema em que fui assistir a este filme teve a presença de César Mourão, Júlia Palha e Kevin Dias. Eles tiveram a apresentar esta produção portuguesa e foi ótimo ter tido a possibilidade de conhecê-los pessoalmente!


Sem comentários:

Enviar um comentário