segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Percy Jackson - 5 razões para verem esta série de aventura original da Disney+

 

A série de sucesso original da Disney+, Percy Jackson tem conquistado admiradores espalhados pelo mundo que desde o início estavam curiosos para saber como seria esta nova adaptação dos livros de Rick Riordan. Esta produção da Disney Branded Television e da 20th Television tem a criação de Rick Riordan e Jonathan E. Steinberg.  

O elenco é protagonizado por Walker Scobell (Percy Jackson), Leah Sava Jeffries (Annabeth Chase) e Aryan Simhadri (Grover Underwood). Na primeira temporada também fazem parte nomes, tais como, Lin-Manuel Miranda (Hermes), Megan Mullally (Alecto/Sra. Dodds), Toby Stephens (Poseidon), Virginia Kull (Sally Jackson), Jason Mantzoukas (Dionysus/Sr. D), Jay Duplass (Hades), Glynn Turman (Quíron/Sr. Brunner), Lance Reddick (Zeus), Adam Copeland (Ares), Charlie Bushnell (Luke Castellan), Dior Goodjohn (Clarisse La Rue), Jessica Parker Kennedy (Medusa), Olivea Morton (Nancy Bobofit), Suzanne Cryer (Equidna), Timm Sharp (Gabe Ugliano) e Timothy Omundson (Hafesto).

A primeira temporada é composta por 8 episódios, sendo que já foi renovada para uma segunda temporada.

Esta série conta a fantástica história de um semideus moderno de 12 anos, Percy Jackson, que está a tentar adaptar-se aos seus novos poderes divinos, quando Zeus o acusa de roubar o seu raio-mestre. Com a ajuda dos seus amigos Grover e Annabeth, Percy tem de embarcar na aventura de uma vida para o encontrar e restaurar a ordem no Olimpo.

Percy Jackson está numa missão perigosa. Tendo de fugir de monstros e de ser mais esperto que os deuses, ele tem de viajar pelos EUA para devolver o Raio de Zeus e impedir a guerra. Após perder a mãe, Percy é acolhido na Colónia dos Mestiços, um santuário para miúdos semideuses. Ele tem de provar o seu valor e enfrentar as suas origens quando descobre que também é um semideus. Depois, encontrará os perigos de perseguir inimigos enquanto busca o Submundo. Com a ajuda dos seus companheiros de missão, Annabeth e Grover, a jornada de Percy irá aproximá-lo das respostas que procura: Como se integrar num mundo em que se sente deslocado? Irá voltar a ver a mãe? Conseguirá, um dia, descobrir quem está destinado a ser?    

Desta vez, partilho com vocês, 5 razões para assistirem a Percy Jackson!

 

1. Uma nova adaptação mais fiel aos livros

Uma das principais críticas feitas aos filmes que surgiram como primeira adaptação aos livros de Percy Jackson era que diferenciava bastante do original e houve muitas pessoas que não gostaram desse resultado.

A coleção de livros best-sellers do Percy Jackson publicados pela Disney Hyperion já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo, sendo que nesta adaptação existe uma colaboração mais próxima de Rick Riordan, o seu autor e que também é um dos produtores executivos desta série.

Por isso, esta é a adaptação que os admiradores dos livros já esperavam há muito tempo que fosse colocada em prática! Agora sim, foi finalmente possível dar realmente vida aos livros de Rick Riordan e apresentar uma série que se mantém fiel à sua visão destas personagens que milhões se conectam e adoram. Claro que podem existir ligeiras alterações ao material original, mas nada que influencie por completo a experiência de quem leu o livro.

2.       A escolha de Walker Scobell como Percy Jackson

Divulgação: Disney+

Na primeira temporada desta série que adapta o primeiro livro de Rick Riordan, Percy Jackson tem de devolver o Raio de Zeus, impedir uma guerra e descobrir o seu próprio destino. Além disso, Percy, Annabeth e Grover são postos à prova na sua aventura de restaurar a ordem no Monte Olimpo e salvar o mundo.

Uma das maiores surpresas desta produção foi a escolha acertada de Walker Scobell para interpretar Percy Jackson. Ele fez um ótimo trabalho a adaptar este herói e no seu desenvolvimento, onde deu para perceber todo o cuidado que teve a desempenhá-lo e executado de um modo tão natural.

Quem acompanha esta série, cria logo uma empatia e uma ligação imediata com este protagonista, onde torce para que ele tenha sucesso na sua jornada. É um jovem carismático e determinado que vai fazer o que for preciso para cumprir com a sua missão, não importa os obstáculos que possam vir a surgir e os adversários que querem impedi-lo.

Além disso, a dinâmica de Percy Jackson com Annabeth e Grover é bem engraçada, onde não faltam picardias entre esta tripla e criando assim, mais vontade em querer acompanhar as suas aventuras cheias de desafios pelo caminho. Tanto Leah Sava Jeffries, como Aryan Simhadri também fazem um ótimo desempenho das suas personagens. 

3.       Os Deuses Gregos e os Semideuses

Divulgação: Disney+

Quem é admirador da mitologia grega como eu acaba por ficar instantaneamente interessado quando surge uma narrativa relacionada com os Deuses Gregos. A pessoa fica cativada desde o primeiro instante para aprender mais sobre cada um destes deuses, enquanto coloca a sua imaginação à prova sobre o que vai acontecendo de seguida e muito mais. E ainda, pode ver como determinados deuses são apresentados para esta realidade.

É daquelas histórias que tem um enorme potencial, principalmente quando também incluímos os semideuses. Os semideuses são o resultado da junção dos humanos com os deuses, sendo que normalmente possuem uma habilidade especial do lado mais divino. Assim, há muita história para ser explorada que pode ser contada e executada de inúmeras formas.  

Por isso, acredito que surpresas e reviravoltas não irão faltar para prender a atenção e surpreender positivamente o público. No entanto, houveram situações que poderiam ter sido melhor aproveitadas e desenvolvidas.  

4.       Os cenários e as aventuras deste mundo de fantasia

Divulgação: Disney+

Percy Jackson pertence a um universo cheio de possibilidades que continua a cativar a mente de espetadores de todas as idades, um pouco por todo o mundo.

Este mundo de fantasia é repleto de magia, emoção e aventuras e também contém imagens que deixam muitos sem palavras. Muito se deve ao trabalho excelente na construção dos cenários que podemos ver nesta série e que são divinais. É tão bem feito que até chega a um ponto que parece que fomos transportados diretamente para aquele ambiente mágico com as suas peculiaridades, onde participamos nas suas cenas e estamos ao lado das personagens. E criando assim, uma maior empatia com estas personagens e principalmente com este mundo de Percy Jackson que estava apenas inserido na nossa imaginação.  

A sensação de embarcar numa nova aventura e participar numa viagem heroica é sem dúvida, fascinante!

 5. Uma história que não termina apenas com uma primeira temporada

Divulgação: Disney+

Muitas vezes, existem séries que estreiam com argumentos convincentes e até interessantes. Mas, que infelizmente não ultrapassam da primeira temporada e fazendo com que a história em si, fique em aberto e sem final. Por isso, há quem opte por não começar a ver determinadas séries por esse mesmo motivo. É sem dúvida, frustrante quando começamos a acompanhar uma série com episódios cativantes que depois acaba por ser cancelada. E levando assim, a que fique tudo sem resolução e apenas sobrem meras teorias que não chegam a ser confirmadas ou desmentidas.

Uma coisa é certa! Já perdi a conta do número de séries em que isso já me aconteceu. Felizmente, Percy Jackson tem mais uma chance para continuar a contar as suas aventuras! Quem sabe, ainda possamos ver todos os livros a serem adaptados em futuras temporadas.   

 

Divulgação: Disney+

Assim, Percy Jackson é uma combinação de fantasia com aventura e ação que vai entreter imediatamente o público, onde conseguimos identificar-nos com aquilo que está a ser contado. Contudo, não é perfeita e tem as suas falhas. Infelizmente, tem problemas a nível de ritmo e tem falta de cenas de ação para aquilo que se esperava. As cenas de luta tinham potencial, mas algumas foram demasiado rápidas de se assistir e não foram bem aproveitadas. Houve momentos em que senti que a história estava a ser contada de um modo muito mais apressado do que era suposto. Se os episódios tivessem sido ligeiramente com uma duração mais longa, talvez pudesse ajudar. Espero que em episódios futuros, tudo isso possa ser aperfeiçoado e assim, melhorar significativamente a experiência de quem está a ver.  

Mesmo assim, na primeira temporada do Percy Jackson, este teve a capacidade de conquistar, tanto quem leu os livros como as pessoas que não leram, tornando-se assim, num sucesso autêntico da plataforma do Disney+! Esta é uma série divertida para todas as idades que não irão dar conta do tempo a passar e não irão querer perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário