sexta-feira, 20 de março de 2020

Série "Penny Dreadful" - uma das melhores séries de terror de sempre


São vários os filmes e séries de terror disponíveis para se assistir, mas não há nenhuma como "Penny Dreadful". Criada por John Logan e produzida pelo próprio e por Sam Mendes, é uma serie de terror e fantasia de 2014, constituída por 27 episódios e dividida em 3 temporadas. Ganhou alguns prémios e teve cerca de 11 nomeações para os Emmy e também já foi nomeada para um Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz, devido ao excelente trabalho de Eva Green.

Apesar de haver uma grande quantidade de séries e filmes deste tipo de tema, o que acaba por acontecer é que são poucos, aqueles com qualidade. Felizmente, esta série é das melhores que existe, no que respeita a terror.

A série "Penny Dreadful" é um thriller, com muito mistério e suspense à mistura, que conta a história de uma mulher chamada Vanessa Ives (Eva Green), que esconde um segredo, nos quais terá de enfrentar, num mundo cheio de criaturas sobrenaturais, como bruxas, ou lobisomens. Passa-se em Londres, no fim da década de 1890, nos quais vivem diferentes personagens assustadoras, que fazem parte da literatura de terror britânica, tais como Frankenstein, Dr Jeckyll, Dorian Gray, Van Helsing, Drácula entre outros. 



Uma das razões pelo sucesso desta série, é sem dúvida, a protagonista Vanessa Ives. É medium e considero que seja uma personagem determinada, carismática, interessante, sedutora, misteriosa, obscura e com uma beleza inegável, que deixa o espetador curioso com o percurso da mesma, ao longo dos episódios. A interpretação feita por Eva Green é incrível e muito bem desenvolvida, onde mostra diferentes facetas e a própria complexidade do personagem, nos quais meras expressões faciais mostram o sofrimento e violência que Vanessa vai passando, sem precisarem de serem utilizadas palavras. Para além disso, o visual, maquilhagem e guarda-roupa escolhidos são ideais para complementar esta personagem. 

       

O elenco é constituído por Timothy Dalton (Sir Malcolm Murray); Reeve Carney (Dorian Gray); Josh Hartnett (Ethan Chandler); Rory Kinnear (John Clare); Billie Piper (Brona Croft/Lily); Harry Treadaway (Dr. Victor Frankenstein), entre outros.

São vários os pontos positivos, para além da interpretação de Eva Green, como Vanessa Ives. O próprio argumento é muito bem feito, pois não é fácil, introduzir vilões que possam captar o espetador ou juntar várias personagens de terror tão históricas e tão distintas, quanto Drácula ou Frankenstein e dividi-las em diferentes núcleos, onde podemos ver interações que nunca poderíamos imaginar. A fotografia, os cenários, os figurinos, a maquilhagem e toda a parte técnica representando a época em que se passa a história também foi muito bem pensado.

   

Foi das séries com maior qualidade que vi até hoje e inclui todos os ingredientes que seja um filme ou uma série de terror devem ter que vão sendo introduzidos ao longo de toda a história. Infelizmente foi tomada a decisão de terminarem a trama e desiludiu para quem é fã da mesma, apesar de ter dividido opiniões, não achei que tivesse sido o final adequado daquele que estaria à espera. As expetativas eram altas para o final, mas pareceu-me que o último episódio foi muito apressado e pouco coerente.


Recentemente foi anunciado um spin-off da série, designado por "Penny Dreadful: City of Angels", onde se irá passar em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, em 1938 e que irá estrear em Abril de 2020 e será protagonizado pela Natalie Dormer. Espero que seja incluída a mesma qualidade que nos tanto habituou e que não cometam os mesmos erros que fizeram no final da série original.


Se são fãs de terror, sem dúvida que vos aconselho a ver, pois são poucas as séries de terror existentes que tenham grande qualidade, quanto esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário