terça-feira, 28 de julho de 2020

Série "Brave New World" - uma história de uma sociedade que desenrola-se no futuro, na cidade de New London



A série “Brave New World” é um original da Peacock, constituído por 9 episódios, que estreou recentemente nesta plataforma de streaming da NBC Universal, e onde também está disponível na HBO Portugal, com o nome de Admirável Mundo Novo. Sendo produzida pela UCP, do Universal Studio Group, em associação com a Amblin Television, esta é baseada no romance best-seller clássico de Aldous Huxley, publicado em 1932, em que a criação desta história utópica está à responsabilidade de David Wiener e também tem como produtores executivos Darryl Frank, Justin Falvey, Brian Taylor, Grant Morrison, entre outros.

 

Esta história desenrola-se na cidade de New London, onde Bernard Marx (Harry Llyod) e Lenina Crowne (Jessica Brown Findlay) vivem numa sociedade perfeita em que toda a gente sente-se feliz e em segurança, sendo controlados por um medicamento chamado Soma. Um dia, Bernard e Lenina deslocam-se para as Terras Selvagens, onde têm a oportunidade de presenciar como a humanidade vivia antigamente, mas nem tudo corre da forma como julgavam, principalmente quando metem-se no meio de uma revolução muito violenta e correm perigo de vida, mas felizmente cruzam-se com John (Alden Ehrenreich), acabando por serem salvos por este selvagem e fugindo com ele, de volta a New London. Depois de regressarem a New London juntamente com John, Bernard e Lenina tentam voltar às suas vidas normais, mas eles não imaginavam que os eventos traumáticos pelos quais passaram seriam responsáveis por trazerem muitas mudanças e dúvidas constantes, que podiam colocar esta comunidade perfeita em risco, principalmente devido a John, que a qualquer momento, poderia vir a destabilizar o seu correto funcionamento.

 

O elenco é constituído por Alden Ehrenreich (John the Savage), Jessica Brown Findlay (Lenina Crowne), Harry Lloyd (Bernard Marx), Joseph Morgan (CJack60), Nina Sosanya (Mustafa Mond), Hannah John-Kamen (Willhelmina ‘Helm’ Watson), Kylie Bunbury (Frannie), Demi Moore (Linda), Sen Mitsuji (Henry Foster), Matthew Aubrey (Gary), entre outros.



 

Esta adaptação idealiza uma sociedade utópica que alcançou a paz e estabilidade, através da proibição da monogamia, privacidade, dinheiro, família e da história em si. Por isso, New London é um sítio, onde toda a gente é feliz ou pelo menos pensam que são e pessoas, tais como, Bernard e Lenina sempre viveram perante uma ordem social rígida, nos quais inclui um medicamento perfeito chamado Soma e uma cultura de gratificação instantânea e relações sexuais omnipresentes. 

 

É uma história que imagina um mundo que nunca foi visto e conta como a humanidade poderia utilizar a alta tecnologia no futuro, tendo como objetivo de prevenir as pessoas de estarem desconfortáveis em determinadas situações ou impedirem-nas de enfrentar possíveis ideias que são diferentes, mas que podem tornar-se numa mudança significativa para o seu modo de viver.



 

New London é um local constituído por várias restrições, onde não há violência, nem fome, sendo que todas as pessoas têm um sítio específico onde pertencem e com uma missão a cumprir. Supostamente este seria um sítio perfeito para qualquer um, mas não é bem assim, que tudo acontece, na realidade. Esta é uma comunidade que tem uma determinada ideologia perante variados assuntos e não questiona, ou seja, simplesmente aceita, pois é assim que funciona o seu condicionamento, tudo graças à alta tecnologia que construiu o sistema da Indra, que está constantemente, a controlar todos os passos de cada pessoa.

 


Mesmo a viverem num sítio tão peculiar quanto New London, estas pessoas sempre tiveram alguma curiosidade perante a Savage Land (Terras Selvagens, em português) e os seus habitantes chamados de Savages (Selvagens, em português), criando um mistério constante, pois nem todos estão autorizados a visitarem estas terras.

 

Para esta sociedade, os Selvagens eram pessoas repletas de violência e caos, que não sabiam comportar-se perante os outros, mas quando têm a oportunidade de conhecer um, a curiosidade acaba sempre por ser maior, fazendo com que neste caso, John torne-se num tipo de celebridade local e podemos ver o que acontece com ele quando se vê envolto numa cultura completamente diferente daquilo que ele está habituado.

 

Esta comunidade de New London não tem os hábitos e costumes que estes Selvagens têm, ou seja, consideram os Selvagens como um tipo de mito, onde ouvem cada lenda com muita atenção e são deslumbrados com as histórias relativamente a esta espécie, que são atualmente considerados como seres primitivos.



 

As Terras Selvagens acabaram por tornar-se num género de parque temático, dividido em seções ou casas, nos quais os visitantes tinham a oportunidade de experienciar a vida dos Selvagens, tendo direito a uma tour com guia incluído, realizada numa carrinha da escola para assim saberem mais sobre a história deste povo, tornando-se assim, numa visita divertida, segura e selvagem. Todos os visitantes podem visitar 4 casas que estão incluídas no Parque das Terras Selvagens que são a Casa do Querer, Casa da Consequência, Casa da Futilidade e Casa da Monogamia, nos quais cada uma oferece uma visão autêntica e fascinante da vida dos Selvagens e onde existem espetáculos ao vivo, protagonizados pelos mesmos. Para além disso, também podiam dormir lá, no Hotel Excelsion, visitar uma exposição contendo animais já extintos ou participarem em atividades mais sexuais.


 

Com a criação da Indra, isto permitiu que pessoas civilizadas formassem um novo Estado Mundial, mas os Selvagens recusaram esse destino, por isso continuaram a seguir até à atualidade, na sua existência mais primitiva, mantendo assim, a cultura e as suas tradições.

 

Os Selvagens têm uma perspetiva diferente de como o mundo realmente é, nos quais foram sempre considerados como seres resilientes, lutando sempre em situações que fossem realmente necessárias, sendo fundamentais para a sua vivência, mas nem sempre tudo corria da melhor forma, recorrendo por vezes à violência.

 



Visitar esta terra acaba por tornar-se desafiante para alguns dos seus visitantes, nos quais existem aqueles que já tinham vindo na adolescência. Estes têm a oportunidade de aprender mais sobre a vida dos Selvagens e ver quais são as suas tradições e as suas criações, tais como armas, carros, entre outros.  


Durante a tour, Bernard e Lenina acabaram por experienciar violência extrema num massacre autêntico e real, realizado pelos Selvagens a todos aqueles que estavam como visitantes do parque, ficando assim em perigo de vida. Por isso, tiveram de passar por momentos traumatizantes que os obrigaram a fugir para assim, garantirem a sua sobrevivência.


 

Após uma revolta ter ocorrido nas Terras Selvagens, John resolve fugir para New London, juntamente com Bernard e Lenina, pois percebeu que a sua vida ali já não tinha volta a dar. O que ninguém esperava é que John trazia consigo todas estas emoções, sentimentos e ideias, que poderiam trazer um grande impacto na população desta cidade perfeita.

 

Esta é uma sociedade que é feliz na forma como vê a vida, conseguindo alcançar a paz e a respetiva estabilidade. Mas há sempre aqueles que têm o desejo de explorar a vida para além do permitido e assim, têm a oportunidade de o fazer quando se deslocam às Terras Selvagens. Infelizmente nem tudo parece o que é na realidade, principalmente quando surge uma revolução por parte de um grupo que não está satisfeito com as condições atualmente existentes.



 

Nesta sociedade continua a existir a divisão por classes sociais, sendo avaliado de acordo com o seu nível e respetiva inteligência, representado através de um símbolo, por isso, as pessoas são classificadas em posições específicas. Os níveis são divididos em Alfas, Betas, Gammas, Deltas e Epsilons, nos quais o Alfa estava no topo da hierarquia, dependendo da sua classificação positiva ou negativa, o Beta existia apenas para satisfazer as necessidades e satisfações das pessoas com um nível superior e os restantes são os responsáveis por servir os elementos da elite, limpeza e outros tipos de serviços.

 



Bernard é um conselheiro, com um nível de Alfa +, que vai tornando-se cada vez mais importante na sociedade, mas é crítico, inseguro e ciumento, de uma forma que pode dar tudo a perder, ao mesmo tempo que toma uma grande quantidade de soma para evitar distrair-se. O seu principal trabalho é ser amigo e integrar o John nesta sociedade, que não será tarefa fácil, pois Bernard terá muita inveja deste selvagem, que torna-se no centro das atenções desta população.

 


Soma é um medicamento potente que ajuda a afastar o nervosismo ou outro tipo de pensamentos que as pessoas podem ter num momento específico. É constituído por comprimidos de diferentes cores, em que cada um tem o objetivo específico para controlar alguma possível perturbação que a pessoa possa ter numa determinada situação.

 


Esta é uma história que tem um pouco de caos, comédia, romance, violência, onde existe uma felicidade extrema que nem sempre é real, pois consideram que se a pessoa não é feliz, quer dizer, que na realidade não é nada ou ninguém. Para além disso, também faz com que o indivíduo possa duvidar da sua própria identidade, de acordo com as circunstâncias que vão sucedendo.


 

John tem uma perspetiva diferente de como o mundo funciona e torna-se para ele estranho, quando observa que as pessoas não estão a sentir aquilo que deveriam estar a sentir, nos quais presencia situações bizarras. Ele acaba por destabilizar a rotina das personagens que nunca tiveram dúvidas sobre o seu modo de viver e os conhecimentos que têm sobre as coisas, porque John representa todos os sentimentos e emoções que eles aprenderam a reprimir.

 

John é considerado como uma ameaça para o funcionamento correto do sistema da Indra, ameaçando comprometer a paz e a estabilidade desta sociedade utópica, tendo uma tendência elevada em destabilizar algo que parece tão perfeito, mas na realidade não o é. Por isso, ele resolve quebrar as regras e mostrar que este sistema não é assim tão perfeito e que afinal são meros seres vulneráveis a viverem numa fantasia e a serem constantemente controlados.

 

Esta é uma personagem que sabe como é sentir-se desvalorizado e ser visto como um indivíduo sem importância, mas quando chega a New London, ele acaba por ter a atenção que nunca teve, pois as pessoas têm curiosidade em saber mais sobre ele. Para além disso, ele vai tentar ajudar aqueles que mais precisam, principalmente os Epsilons 

 


Para as pessoas influentes desta sociedade, John é considerado como uma perturbação ou um tipo de vírus que está a atrapalhar todo o sistema da Indra, por isso não será fácil impedi-lo de mostrar a sua verdadeira personalidade, tornando-se num desafio difícil de concretizar.

 

As perturbações começam a acontecer quando as personagens ficam com a sensação de que algo está errado e ainda não sabem o que é, pois não têm as capacidades necessárias para o definir, mas chega uma altura que começam a dar cada vez mais relevância a determinados pormenores que podem vir a ajudar.

Quando as pessoas começam a duvidar da sua própria identidade ou da sua existência, estes começam a sentir-se diferentes daquilo que eram dantes, sem encontrarem qualquer tipo de justificação.

Para esta sociedade, existe uma determinada expetativa de como as pessoas devem comportar-se, por isso a estabilidade social é tudo o que é necessário para que o sistema funcione corretamente e todos estejam felizes, mas para isso acontecer é fundamental haver o controlo da toma de Soma mesmo que as pessoas não necessitem, evitando assim, possíveis ameaças ao sistema de Indra.  

Estes seres humanos servem exclusivamente a uma ordem dominante de uma sociedade de elite, sendo membros devotos e leais da cidade, nos quais deixaram de ser um mero indivíduo para tornarem-se numa população, com os mesmos pensamentos e atitudes, mas em determinadas situações poderiam tornar-se obsessivos e isso poderia trazer consequências e ser perigoso. Para além disso, também estão proibidos de abordar temas, tais como dinheiro, monogamia, privacidade, liberdade ou comentar seja sobre o passado ou futuro de alguém.


Frannie é uma personagem que acaba por estar muito ligada à Lenina, estando convencida, que partilham os mesmos pensamentos, gostos e atividades. Ela gosta de ser da forma que é, devido ao seu condicionamento, que faz com que a pessoa esteja ligeiramente inconsciente daquilo que está à sua volta. Por isso, Lenina resolve proteger Frannie da verdade, mesmo que a tenha de afastar, para evitar de a magoar.  

 

Lenina é uma pessoa que ficou diferente, depois dos acontecimentos que sucederam nas Terras Selvagens, tendo uma sensação de vazio dentro dela, que parecia que faltava algo e não estava a ser totalmente verdadeira para consigo própria. Ela acaba por estar à procura de algo, que ainda não sabe bem o que é, mas que pode tornar-se relativamente assustador para ela. Para além disso, Lenina terá a oportunidade de explorar a sua relação mais complexa tanto com John, como com Bernard 


 


Os Epsilons estão na classe social mais baixa e foram criados num laboratório, onde as emoções e respetiva evolução são reprimidas, fazendo com que não pensem no passado ou no futuro. 


CJack60 é um desses exemplos, nos quais segue um tipo de programação, onde não processa aquilo que lhe vai acontecendo e só reage à estimulação daquilo que lhe vai aparecendo à frente. Um dia, ele passa por uma experiência traumatizante, que faz com que fique diferente, começando a surgir mudanças que ele não consegue entender. CJack60 é algo que só reage a estímulos e programa as suas ações, mas tudo vai mudar quando cruzar-se com John, que irá ajudá-lo a compreender o que realmente se passa.


 

Ao longo dos episódios, o espetador pode acompanhar um processo de aprendizagem que vai decorrendo nas personagens, quando começam a descobrir emoções, sensações e sentimentos, que nunca tinham experienciado antes. As pessoas não sabem processar determinadas situações que possam vir a surgir ou como reagir perante elas e é interessante ver que afinal podem ter uma escolha pelas quais podem tomar uma determinada decisão, fazendo assim, toda a diferença nesta aprendizagem que vão adquirindo sobre a vida de cada um.

 



Helm é uma personagem que fala e cria sentimentos para os outros, mas que nunca teve oportunidade de realmente sentir algo. É uma artista criadora, relativamente próxima de Bernard, que recebe inspiração, ao mesmo tempo que é caótica, sendo assim, das pessoas que mais toma soma, relativamente aos outros. Tem um lado mais vulnerável, pressionando-se constantemente nas sensações e no tipo de prazer que vai criando para os seus clientes. Enquanto vai descobrindo novas ideias para pôr em prática, ela gosta de observar o que se passa ao seu redor e os efeitos causados por tudo aquilo que vai criando.

 

Nesta série podemos ver como é a comunidade num futuro, onde continua dividida em classes sociais, mas não existe família, privacidade, escolhas ou mesmo uma história do passado de cada personagem, sendo que a tecnologia mais avançada é utilizada para um bem comum. Neste caso, a humanidade é constituída por um nível de perfeição de excelência, onde não há qualquer tipo de violência, fome, solidão e completamente ligados ao seu próprio condicionamento, sem existirem segredos por revelar.

 


Esta série é constituída por momentos bem interessantes, onde tragédias sucedem, apesar de ter partes que são mais paradas e chatas de se acompanhar, mas sem dúvida que teve boas performances deste elenco, que eu considero que foi bem escolhido. Tanto os efeitos visuais, como a banda sonora também foram bem introduzidos, deixando o espetador a imaginar como seria um futuro, completamente dependente da alta tecnologia. O engraçado é que há partes nesta história que faz-me lembrar um pouco, a série Westworld, em determinados elementos inseridos no argumento.


 


Considero que esta seja uma história que mostra a importância que é termos liberdade, tendo a possibilidade de fazermos as nossas próprias escolhas e assim, pode ajudar-nos a refletir sobre aquilo que somos na realidade ou o que significa felicidade senão ter a junção de vários fatores fundamentais ao longo da vida, sendo que nem sempre é tão perfeita como as pessoas julgam.




Sem comentários:

Enviar um comentário