sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Jensen Ackles - o "Dean Winchester" da série "Supernatural"

Finalmente chegou o dia em que vão ser transmitidos os últimos episódios de uma das séries mais extensas de sempre que é Supernatural. Com 15 temporadas, esta produção conta a história dos irmãos Dean (Jensen Ackles) e Sam Winchester (Jared Padalecki) que resolvem seguir a carreira do pai, como caçadores de criaturas sobrenaturais. Eles irão combater todo o tipo de monstros, enquanto terão uma jornada longa pela frente a salvarem o mundo, com muitos obstáculos e inimigos improváveis a atravessarem o caminho dos mesmos.

 

Esta série é constituída por uma base de fãs brilhante, onde desde o primeiro episódio foi criada uma família bem numerosa entre eles que inclui pessoas que estão espalhadas por todos os continentes e também pelos próprios atores que durante estes últimos anos deram vida a estas personagens que vão ficar para sempre na memória deste fandom, em que criaram uma comunidade de união que eu tive a oportunidade de testemunhar com muito orgulho e em breve irei partilhar tudo aquilo que experienciei quando fui a um evento de fãs de Supernatural que teve a participação de alguns dos atores.

 


Nada disto seria possível se não fosse pelos atores Jared Padalecki e Jensen Ackles, em que resolvi dedicar esta publicação a escrever sobre a personagem fantástica que este último desempenhou.

 

Dean Winchester é daquelas personagens que não imagino que pudesse ser interpretada por outra pessoa que não, o próprio Jensen Ackles. Este ator dá vida a este indivíduo com um empenho impressionante, em que já tivemos a oportunidade de ver algumas vezes, a sua versatilidade.


 

Dean é uma pessoa que vai passando por muitas complicações ao longo dos episódios. Já houve a oportunidade de acontecer um pouco de tudo, nos quais podemos ver vários lados desta personagem, seja num modo mais divertido, mais assustado ou mesmo como vilão. Ele faz o que for preciso para salvar tanto o seu irmão, como a humanidade, não importa o custo. É muito interessante ver a força e vontade que Dean tem para continuar em frente, mesmo que hajam obstáculos sem solução possível. Eu acredito que sem dúvida, esta personagem vai ficar na memória do público, mesmo anos após esta história chegar ao fim.

 

Supernatural é das minhas séries favoritas e acabou por fazer parte da minha adolescência, apesar de ter começado a ver quando já tinha começado há algum tempo e Dean Winchester foi sempre daquelas personagens que me marcou. Assim, desde o início que Jensen Ackles estava no top da minha lista de atores que gostaria mesmo de conhecer até que chegou o dia de isso acontecer.

 


Em Maio de 2019, eu tive a oportunidade de participar numa convenção exclusiva de Supernatural chamada JIB Con na cidade de Roma, Itália, sendo que um dos convidados era nada menos do que Jensen Ackles, em que este evento é o único no qual este ator está presente na Europa. Por isso, eu acompanhei todos os painéis que pude com a participação dele e também tive sorte de ser uma das poucas pessoas que conseguiu fazer-lhe perguntas sobre esta série que eu estimo muito.

 

De seguida, partilho com vocês, este conteúdo exclusivo que foram as perguntas que fiz ao Jensen Ackles, durante um dos seus painéis da JIB Con 2019 e as respostas respetivas que foram muito bem desenvolvidas por este ator.

 

1. Na série Supernatural, a sua personagem tem várias cenas de ação e luta. Como é a preparação para essas cenas e quanto tempo costuma demorar? Para além disso, existe alguma situação específica que tivesse sido um desafio para si, relativamente a este tipo de cenas?

 

Jensen Ackles: Cenas de luta sim. Preparar para estas cenas depende muito do tipo de cena de luta que é. Se for uma cena de luta que tem uma coreografia forte com muitos movimentos físicos, nós trabalhamos de um modo intensivo e muito é devido ao planeamento da série e de eu e o Jared trabalharmos muito.  Os duplos são pessoas que vêm num dia ou cerca de 2 ou 3 dias antes de filmarmos essa cena, onde eles ensaiam a coreografia e vão mapear os nossos movimentos e depois criá-los.

 

Depois nós aparecemos no dia em que tudo vai ser filmado, onde ficamos de lado a ver os nossos duplos a executá-la. Depois, eu entro e faço algumas vezes com o duplo que está a trabalhar comigo naquele dia. Muitas das vezes, quando são coreografias de luta mais complicadas, Rob Hayter, o nosso coordenador de duplos que tem feito um trabalho fenomenal vai filmar as cenas de luta, uns dias antes de ele editar tudo e depois envia-nos por e-mail para que eu possa ver uma versão daquilo que vamos fazer e assim, eu tentar memorizar os movimentos (demonstra alguns).

 

Quando chegamos lá e está na hora de filmar a cena, nós ensaiamos algumas vezes e até maioritariamente, nós repartimos a cena de luta total e aquilo que vocês vêm é a junção da mesma, mas nós dividimos em sequências e assim, fazermos o início, o meio e o fim, sendo que isso é feito para as mais complicadas.

 

A maior parte das vezes, nós fazemos a cena, onde apenas entramos, perguntamos “Ok, o que eu vou fazer?” e dizem-te “Vais voar para aquela janela”. Eu digo “Ok, parece-me bem. Jessie queres alongar-te?”. Ele diz “Não, estou bem”, por isso eu devia alongar-me mais, mas não o faço, por isso, eu pago o preço.

 

Há muitas pessoas que dedicam muito do seu tempo e esforço para fazerem essas cenas de luta parecerem tão reais como têm sido até agora e as pessoas magoam-se. Na última temporada, eu esqueci-me de me baixar, onde eu estava a trabalhar com um duplo e a maior parte destes profissionais em Vancouver que trabalham nestas produções sabem que eu e o Jared somos bons nestas cenas, por isso eles são exigentes connosco. Infelizmente, naquele dia, ele foi muito exigente comigo e eu apanhei com um punho na direção da minha têmpora e não parei. Foi do tipo, eu bati-lhe e depois ele dava-lhe um murro, em que era suposto eu baixar-me (demonstra o movimento que tinha de fazer), mas eu não o fiz e por isso, eu ajudei-o a bater-me.

 

Ele até fez um “uh” depois de bater-me e eu disse “está tudo bem, continua”. Depois terminámos a cena de luta, houve o “corta” e o Rob, nosso coordenador de ação veio e disse “Tu apanhaste, não foi? Eu vi!”. Eu disse que claro que não e que estava bem, mas acontece e sucede muitas mais vezes do que as pessoas julgam. Com certeza acontece mais com os duplos, porque por vezes eles fazem as partes mais de perto connosco e depois quando são para um plano maior, estes são autorizados para fazer a execução mais difícil e eles fazem. Por vezes, eu vejo determinadas cenas (demonstra a sua reação) que até vou a correr no décor a perguntar se está bem e ele diz que sim. Essas pessoas merecem crédito, pois levam com muita coisa para o vosso entretenimento.   


Este é um evento que eu adorei estar presente, pois acaba por ser muito mais intimista, onde a pessoa tem a oportunidade de fazer perguntas aos convidados e conhecê-los pessoalmente, mas no caso do Jensen Ackles foi mesmo muito poucas aquelas que conseguiram e eu fui uma delas, sentindo-me grata por falar com ele, fazer uma pergunta que há muito tempo tinha curiosidade e principalmente pela resposta longa e espetacular que ele me deu.

 

Jensen é daqueles atores que gosta de contar histórias nos seus painéis, chegando a fazê-lo na resposta à minha questão, tornando-se muito interessante em ouvir e sem darmos conta do tempo a passar. Ele é uma pessoa muito simpática, talentosa e amorosa que deixa as pessoas completamente à vontade, sendo todos os painéis em que participou, daqueles que mais gostei, pois foram divertidos e acima de tudo, exclusivos para os presentes e ficando assim, na lista dos meus painéis favoritos que ficarão sem dúvida, na minha memória, em que também realizei um sonho que tinha desde a minha adolescência. Um agradecimento muito especial a ele por toda a disponibilidade que teve para comigo, esperando que um dia, este ator possa visitar Portugal e também agradecer à organização deste evento por me ter dado a oportunidade de estar presente numa celebração que há muito tempo queria participar.   

 


Aproveito também para partilhar algumas fotografias dos painéis e outras atividades que participou Jensen Ackles e vídeos divertidos protagonizados pelo mesmo na JIB Con 2020.


Brevemente também irei partilhar a minha experiência nesta convenção e também a minha opinião sobre esta série que é Supernatural.



























Sem comentários:

Enviar um comentário