terça-feira, 7 de setembro de 2021

A importância da Canela na Alimentação e o cuidado que deve ter quando escolhe esta especiaria

 

Desta vez, vamos falar sobre os benefícios nutricionais da canela que são muito mais do que aquilo que pensam e como escolhemos a canela mais autêntica.

A Canela é uma boa fonte de Manganésio, Ferro, Cálcio, Fibra, Antioxidantes, entre outros nutrientes. Também pode ajudar em situações de Artrite, Doenças Cardiovasculares, Diabetes tipo 2, Tensão Arterial, entre outros.

Esta pode ser uma ótima opção para substituir o açúcar do café, pois ajuda no controlo dos níveis de açúcar no sangue, aumentando a eficácia da insulina.

Sabiam que muitas vezes os pauzinhos de canela que compra ou que até bebe com o café não são constituídos pelos componentes certos da canela? 

A canela pode ser dividida em dois tipos:

a) Cinnamomum zeylanicum (pode encontrar esta designação nos rótulos), mais conhecida por canela do Ceilão que tem uma cor mais clara, um gosto ligeiramente mais doce e é considerada como a "verdadeira canela" (imagem de apresentação do lado direito). A casca é retirada do tronco da árvore e deixada a secar até enrolar em várias camadas (o pau de canela comum que conhecemos).

b) Cinnamomum cassia, também conhecida por canela da China ou Cássia (imagem de apresentação do lado esquerdo) que tem uma cor mais escura. O pau de canela enrola-se apenas numa camada. Quando consumida em excesso pode tornar-se tóxica.

A canela do Ceilão teve origem no Sri Lanka e tem como principais produtores, o Sri Lanka, Madagáscar e Brasil. Enquanto a canela da Cássia tem como principais produtores, a China, Vietname e Indonésia.

É mais fácil para se distinguir qual é a canela verdadeira, através do pau do canela. O pau de canela da Cássia apresenta uma cor mais intensa, casca mais rígida e enrola sempre na ponta.

A canela encontra-se disponível em pó ou em pau. Para verificar a sua frescura, basta cheirar a canela. A canela fresca tem um aroma doce. Assim, compre pequenas quantidades para preservar a frescura, o gosto e o conteúdo fitoquímico.

Tenha cuidado quando for comprar a canela. Muitas vezes, tanto a canela do Ceilão como da China vêm com o mesmo rótulo. Se quiser a canela do Ceilão (a verdadeira) opte por comprá-la numa loja de especiarias ou num mercado étnico. A canela do Ceilão é mais difícil de encontrar e costuma ser muito mais cara (pode encontrar no Lidl ou no Celeiro). A marca Margão que pode encontrar em muitos supermercados tem uma opção que identifica como sendo a canela do Ceilão, mas de acordo com a imagem e informações que constam nas embalagens não é assegurado que seja.

Um dos componentes da canela são as cumarinas que têm propriedades anticoagulantes. É necessário que se mantenha a capacidade coagulante do sangue nos valores normais. A canela do Ceilão apresenta valores baixos de cumarina enquanto que os níveis de cumarina na canela da Cássia são superiores. Quando há ingestão excessiva de cumarina pode apresentar riscos para a saúde, porque com grandes quantidades de canela da Cássia em pó com níveis de cumarina elevados (mais de 5 gramas) pode levar a irritações no estômago, aumentar a frequência cardíaca, agravar úlceras e aumentar a diluição do sangue ao ponto de causar hemorragias (principalmente para quem já toma anticoagulantes, como a aspirina).

Não é proibido consumir a canela da Cássia, mas é fundamental que o faça com moderação. É preferível que escolha a canela do Ceilão, devido aos seus benefícios nutricionais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário