domingo, 12 de setembro de 2021

Série "Queen of the South", protagonizada por Alice Braga - a história intrigante e viciante de Teresa Mendoza que se tornou na rainha do seu próprio cartel de drogas

 

Queen of the South (Rainha do Sul, como título em português) é uma série de ação, drama e suspense que é um original do canal USA Network composto por cinco temporadas que estreou em 2016. Esta produção foi criada por Joshua John Miller e M.A. Fortin, sendo baseada no romance La Reina Del Sur, de Arturo Pérez-Reverte e podemos ver tanto no canal português Fox Life como também na Netflix. 

A história explora a luta da poderosa Teresa Mendoza (Alice Braga) que após o assassinato inesperado do seu namorado traficante no México é obrigada a fugir para os Estados Unidos da América (EUA). Já no país americano, ela junta-se a uma figura improvável do seu passado para destruir o cartel de droga que a obrigou a fugir. Ao longo da sua jornada, Teresa aprende o que for preciso para garantir a sua sobrevivência e se tornar a líder do seu próprio cartel.

O elenco é constituído maioritariamente por Alice Braga (Teresa Mendoza), Veronica Falcon (Camila Vargas), Justina Machado (Brenda Parra), Peter Gadiot (James Valdez), Hemry Madera (Pote Galvez), Joaquim de Almeida (Don Epifanio Vargas), Jon-Michael Ecker (Guero), Nick Sagar (Detetive Alonzo Loya), Molly Burnett (Kelly Anne Van Awken), Joseph T. Campos (Boaz Jimenez), Ryan O’Nan (King George) e Alfonso Herrera (Javier Jimenez).

Divulgação: USA Network Media

O que não falta são produções a desenvolverem histórias que estejam relacionadas com o mundo da droga, mas esta série tem uma diferença significativa relativamente às restantes, porque é focada numa protagonista feminina que conseguiu alcançar poder, onde teve de passar por um caminho cheio de perigos, desafios e dificuldades para chegar ao seu objetivo.

Temos a oportunidade de acompanhar a luta constante para chegar ao seu objetivo, as suas motivações e todos os passos que tiveram de ser tomados para que Teresa Mendoza conseguisse se tornar numa referência e numa autêntica líder e rainha de um cartel de drogas que não tem um minuto de descanso, mas que conquistou o respeito de muita gente.

Pode conter spoilers!

Divulgação: USA Network Media

Teresa é uma jovem mexicana que é lutadora, inteligente, perspicaz e muito inteligente que nunca teve a vida muito fácil desde que se conhece, sendo que passou grande parte do seu tempo a viver sozinha e a não depender de ninguém. A vida dela está prestes a mudar! Ela vai ter de se deslocar para os EUA e trabalhar para um cartel que é responsável pela morte do seu namorado, Guero. Assim, Teresa utiliza um bloco de notas misterioso que irá ser bem útil para ela, ao mesmo tempo que coloca em prática tudo o que vai aprendendo e todo o conhecimento que vai adquirindo para sobreviver e até para criar novas alianças que serão fundamentais para construir mais tarde o seu império. Afinal como é que esta jovem se tornou numa das maiores traficantes de drogas do mundo?

Divulgação: USA Network Media

Esta é uma mulher independente que se adapta às circunstâncias da vida e vai aprender todos as ferramentas e os segredos do ofício que é como tudo funciona no negócio do tráfico de drogas e como é a vida de um cartel, sendo que irá ser explorada e traída, passar por vários tipos de traumas, acumular inimigos por onde passa e até cruzar-se no caminho de pessoas sem escrúpulos que têm os seus próprios planos que querem executar e até podem vê-la como uma possível ameaça, tendo assim, a intenção mais provável de a prejudicar ou de a matar.

Na série é Teresa Mendoza que narra a sua vida antes de se tornar numa chefe de um cartel de droga, mostrando como conseguiu construir o seu império e expõe a sua própria perspetiva, sendo que vamos conhecendo o que foi preciso acontecer para que ela se transformasse numa versão diferente de si mesma e aquela que nos foi apresentada no primeiro episódio ou seja, uma líder nata no tráfico de drogas. É impressionante tudo aquilo que esta Teresa teve de passar para chegar onde queria e podemos ver no seu rosto, todo o peso que ela tem sentido em cima de si, devido a ter sido capturada, presa e torturada, todo o sofrimento e dor de que foi vítima e todas as escolhas que teve de fazer.  

Divulgação: USA Network Media

Apesar de tudo o que lhe aconteceu, Teresa está disposta a sacrificar-se por quem mais ama, tem um código moral e gosta de seguir o seu bom coração que influencia muito cada uma das suas decisões e pode afetar o seu percurso, relativamente aos objetivos que pretende. Mas por vezes, apesar de ter momentos em que é muito ingénua, esta mulher tem de fazer o que for necessário para que a levem a sério, mesmo que esteja relacionado com quem lhe seja mais próximo e vai ter ao seu lado, soldados que são leais a ela, aconteça o que acontecer.

Desde o início, Teresa Mendoza tenta sobreviver e quer melhorar e controlar a sua vida. Ela está determinada a vencer à sua maneira e não desiste, mesmo que esteja sempre em perigo, não tenha sossego e tenha de se tornar na chefe de um poderoso cartel e numa das mulheres mais influentes do tráfico de drogas. Esta não vai ser uma vida fácil para ela, porque vai ter de mostrar o seu valor e ser forçada a tomar decisões difíceis e rápidas que nem sempre concorda, mas sabe que têm de ser feitas e também vai estar a ser constantemente perseguida seja pelos seus inimigos ou até pela polícia.

Divulgação: USA Network Media

Alice Braga tem um papel de destaque e brilha nesta história num desempenho incrível e notável, onde foi a escolha adequada para interpretar uma protagonista credível, forte e com um bom sotaque que tem as suas vulnerabilidades, sendo que fez uma excelente construção desta personagem complexa, principalmente a nível emocional, em que entregou e deu tudo o que era preciso para que o público se identificasse com Teresa Mendoza e tivesse empatia por ela.   

Ao longo desta sua jornada, Teresa vai conviver com pessoas muito perigosas e consegue ser convincente por mais cruel que seja a pessoa e é esperta o suficiente para negociar numa forma em que todos ficam a ganhar, criando assim, uma certa influência com quem cria alianças. Para além disso, ela terá de adquirir novos territórios para expandir o seu negócio e de arranjar diferentes formas para distribuir o seu produto que pode incluir o suborno, porém para isso acontecer, ela tem de analisar tudo aquilo que está ao seu redor.

Divulgação: USA Network Media

Como referido anteriormente, Teresa tem de procurar refúgio nos EUA, onde se une a Camila Vargas, uma mulher poderosa que quer destruir o cartel mexicano liderado pelo seu marido, Don Epifanio que é o governador do México e também foi o responsável pela morte de Guero. Apesar de serem casados, Camila e Epifanio não se dão muito bem e têm uma rivalidade entre si, relativamente a territórios que utilizam para os negócios da droga.

Divulgação: USA Network Media

Depois de conhecer Guero, ela teve a chance de ter uma vida de luxo que é garantida para quem tem um cargo importante num cartel de drogas que era o caso do seu namorado e depois dele ser assassinado pela própria organização, Teresa tem que guardar um segredo muito importante ao mesmo tempo que quer vingar-se e liderar este cartel. Durante o período em que passou com Camila e enquanto o Don Epifanio procura por si por ela saber informações valiosas que podem prejudicar o governador, Teresa conheceu James Valdez que acabou por criar uma ligação muito especial com quem tem uma química evidente e que vai passar por um relacionamento cheio de altos e baixos.

Divulgação: USA Network Media

No primeiro episódio da série surge Teresa Mendoza como a líder de um cartel poderoso com uma vida luxuosa que leva um tiro e não se sabe nem quem foi o responsável, nem a razão pela qual isto aconteceu. É a partir daí que a história volta atrás e é contado como é que esta protagonista chegou a este momento específico e o que teve de descobrir por si mesma. Ela não chegou ali por acaso e muita coisa aconteceu. Foi um conjunto de acontecimentos, aprendizagens e conquistas que foram vitais para que ela tivesse uma transformação inédita e uma força e resiliência suficiente para continuar a seguir em frente, mas que começou pela sua paixão enquanto jovem por um membro de um cartel mexicano.

É interessante que inicialmente mostraram o objetivo alcançado da protagonista e o lugar que conquistou neste mundo e depois voltarem ao início da sua jornada para se acompanhar a sua ascensão e como foi a sua trajetória desde que era uma jovem pobre que lutava para sobreviver até aquele momento específico que tinha tudo o que ela alguma vez poderia imaginar e o seu próprio império de drogas.

Para além disso surgem situações em que ela tem as suas dúvidas e não sabe bem o que deve fazer, mas ela não está sozinha, pois tem uma versão de si mesma que fala com ela e lhe ajuda a pensar e a dar a força necessária para fazer o que for preciso e as bases para que ela encontre as respostas que precisa. Pode ser um simples instinto de sobrevivência que ela tem quando corre perigo e até teme pela sua vida, mas que faz toda a diferença para que Teresa se foque naquilo que é mais importante.

Divulgação: USA Network Media

Para além de Teresa, na minha opinião existem duas personagens emblemáticas que se destacam, cada uma à sua maneira que é o Pote Galvez e King George, interpretado respetivamente por Hemry Madera e Ryan O’Nan. São soldados leais, divertidos e de confiança que protegem Teresa a todo o custo, mas que também criam uma relação de cumplicidade e de amizade com ela, fazendo parte da sua família e que estão presentes, sempre que ela precisa.

Divulgação: USA Network Media

Temos a oportunidade de acompanhar o trabalho de atores portugueses que desempenharam papéis interessantes e bem desenvolvidos na série. Falamos de Pêpê Rapazote que interpreta o traficante cubano Raul “El Gordo” Rodriguez que veio de Miami e tem ligações perigosas com os criminosos mais temidos da Costa Leste e se vai apresentar como uma ameaça a Teresa e o vilão da quarta temporada, caso ela não tenha cuidado. Depois temos Joaquim de Almeida que faz a pele de Don Epifanio, um dos seus principais adversários e que foi o responsável para Teresa ter resolvido pertencer a um cartel de drogas e mais tarde, construir o seu próprio negócio.

Divulgação: USA Network Media

Esta é uma história intrigante e viciante com momentos emocionantes, obscuros e de tensão que prende desde o início até ao fim repleta de ação, reviravoltas, mistério, revelações, conflitos, dilemas e de surpresas que tem drama, suspense e uma parte mais policial, sendo uma combinação perfeita e realizada de um modo inteligente e organizado e desenrola-se ao seu próprio ritmo, umas vezes mais rápido do que outras, mas completamente indicada a esta série cheia de cenas alucinantes. O mundo das drogas traz perigos associados em que não falta homicídios, perseguições, tiroteios, violência, explosões, bombas, estratégias, dinheiro, poder, corrupção, traição, vingança e guerra. Mas a história também explora a criminalidade, o preconceito, a independência financeira, a criminalidade, o sexo, o luxo, a lealdade, a representação da mulher como latina que também pode ser líder do seu próprio negócio e referências à religião.

Apesar de ser uma das melhores séries que vi deste género e de estar na lista das minhas preferidas, haviam partes que poderiam ter sido melhor desenvolvidas e aproveitadas, mas não afetaram o final da história em si. Um desses exemplos é a importância das personagens latinas que fazem parte desta história falarem no seu idioma original e não em inglês, pois acaba por ser menos realista e cria uma falta de equilíbrio, perdendo assim, o sentido para a própria narrativa.  

Mesmo assim, o que vale foi aquilo que conseguiu trazer para o público que fica com vontade de participar nas escolhas das personagens e assim, começa a criar as suas próprias teorias, envolvendo assim, o espetador com a história e criando empatia com a mesma, torcendo para que as suas personagens favoritas sobrevivam e consigam alcançar a sua versão de final feliz. 

Divulgação: USA Network Media 

Queen of the South é uma série dinâmica e interessante com um charme especial que tem um resultado final satisfatório e com diálogos bem engraçados. Não se vão arrepender, sendo que é comparada inevitavelmente a uma versão feminina de Narcos, em que finalmente surge a história da vida de uma mulher que se torna a líder de um cartel de drogas e faz o que for preciso para sobreviver. Esta é uma boa fonte de entretenimento e uma ótima aposta que utiliza cenas tanto de flashforwards como de flashbacks que tem o efeito de surpreender em determinados episódios e através de cliffhangers empolgantes e imprevisíveis, mesmo quando não estamos à espera, deixando a pessoa na expetativa, curiosa com o que vai acontecer de seguida e até preocupada com o destino de algumas personagens e é indicada para quem gosta deste género de histórias que tem um elenco que fez um ótimo trabalho a representar personagens bem carismáticas e que conseguiram criar um impacto positivo para o desenvolvimento da história.


1 comentário:

  1. Oie ! Já assisti a essa serie, acho incrível, amo demais ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderEliminar