sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Crítica ao filme "Dune" - uma história intrigante e complexa de sobrevivência que cria uma experiência cinematográfica espantosa com uma qualidade tremenda

 

Finalmente já está em exibição nos cinemas, um dos filmes mais esperados do ano depois da sua estreia ter sido adiada por um ano, devido à pandemia e que teve uma ovação de 8 minutos no Festival de Cinema de Veneza. Falamos de Dune (Duna, como título em português), a adaptação mais recente para o grande ecrã do bestseller e romance de ficção científica homónimo de Frank Herbert, depois da sua versão de 1984.

Com uma duração de 2 horas e 35 minutos, Dune é um filme de ação, aventura, drama e ficção científica realizado pelo cineasta canadiano Denis Villeneuve que também tem um papel no seu argumento, juntamente com Jon Spaihts e Eric Roth e com Hans Zimmer como o responsável pela banda sonora. 

Nesta viagem mítica e emocional, este projeto cinematográfico conta a história de Paul Adreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso com um grande destino para além da sua compreensão, que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro da sua família e do seu povo. Quando forças malévolas entram em conflito para obter uma quantidade exclusiva do recurso mais precioso do planeta – uma substância capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – apenas os que conquistam os seus medos conseguiram sobreviver.

O elenco é constituído por Timothée Chalamet (Paul Atreides), Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duke Leto Atreides), Josh Brolin (Gurney Halleck), Stellan Skarsgård (Baron Vladimir Harkonnen), Dave Bautista (Beast Rabban Harkonnen), Sharon Duncan-Brewster (Dr. Liet Kynes), Stephen McKinley Henderson (Thufir Hawat), Zendaya (Chani), Chang Chen (Dr. Wellington Yueh), Charlotte Rampling (Reverend Mother Mohiam), Jason Momoa (Duncan Idaho) e Javier Bardem (Stilgar).

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

No ano 10191 e num futuro distante, os planetas são governados por casas nobres que fazem parte de um império intergaláctico. A história em si desenrola-se em Arrakis, um planeta perigoso e repleto de deserto, onde é fabricada a especiaria mais valiosa da galáxia que é capaz de conceder capacidades extraordinárias. Um dia, a casa Atreides, liderada pelo Duke Leto Atreides que vive em Caladan é enviada pelo Imperador para tomar conta e assumir o controlo do planeta Arrakis com uma beleza particular que não vai ser nada fácil de gerir, mas quem sabe, este povo possa ter a oportunidade de explorar o verdadeiro poder de Arrakis e trazer paz para todos e possíveis alianças.

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

O planeta Arrakis é um local com vermes e tempestades de areia poderosas o suficiente para cortar o mais improvável, onde a vida é verdadeiramente hostil e é muito difícil de se sobreviver. Mas este sítio tem na sua posse, uma especiaria bem rica cuja extração é extremamente perigosa. Segundo o império, a especiaria é usada pelos navegadores da Guilda Espacial para encontrar caminhos seguros entre as estrelas e sem ela, a viagem interestelar é impossível, sendo considerada como a substância mais valiosa do universo e quem a controlar possui uma riqueza inimaginável.

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

Durante 80 anos, este planeta pertenceu à casa Harkonnen, cujo lar é em Guedi Prime e que são conhecidos por serem cruéis e brutos. Entretanto, o Imperador decidiu passar o controlo de Arrakis para o duque Leto Atreides e os Harkonnen não reagiram bem e prometem vingar-se.   

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

Mesmo assim, não são todos aqueles que têm a capacidade de resistir às condições extremas e perigosas do deserto. Apenas as tribos nativas conhecidas como Fremen conseguiram adaptar-se bem o suficiente para sobreviver, onde preferiram viver nas regiões mais remotas de Arrakis e partilham este deserto profundo com os vermes de areia gigantes designados por Shai-Hulud.

Depois de uma longa exposição, esta especiaria deu a estes sobreviventes, os seus olhos azuis característicos. Segundo os Fremen, a especiaria é um alucinógeno sagrado que preserva a vida e traz muitos benefícios para a saúde.  

Os Fremen são uma tribo com as suas peculiaridades que estão completamente sintonizados com o deserto. São guerreiros leais e letais que lutam como demónios e com as suas habilidades bem únicas, complementando com movimentos específicos que são úteis para se deslocarem ao longo da duna. Este é um povo interessante que cria uma curiosidade imediata para com o espetador que fica com vontade de conhecer a origem dos Fremen, as suas características e a sua ligação especial com o deserto.

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

O protagonista da história é Paul Atreides, uma pessoa muito inteligente, curiosa e observadora que ainda tem muito para aprender, mas é considerado como o futuro de Arrakis. Ele herdou muito poder por ser filho de Jessica com habilidades Bene Gesserit que levam anos para se aprender, porém, acredita-se que ele pode ser o único capaz de ser poderoso o suficiente para romper o espaço e o tempo, passado e futuro e assim, ajudar num futuro melhor. Quando chegarem a Arrakis, Paul e a sua família enfrentam um grande perigo e um plano maior está prestes a ser revelado.

Paul tem estado a ter constantemente sonhos sobre Arrakis, os Fremen e uma rapariga misteriosa, sendo que ele acredita que tudo isso pode ter um significado e fazer a diferença para o seu futuro Ele é um jovem cheio de potencial com visões e com o poder da voz que vai ser testado até aos limites e tem um longo caminho a percorrer que foi traçado para ele. Será que ele consegue cumprir com o que é esperado dele?

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

Esta é uma história intrigante e complexa de sobrevivência com ensinamentos e suspense que tem um lado obscuro e é representada de uma forma delicada, simbólica e fascinante. Tem a sua magia e um modo peculiar no que diz respeito ao desenvolvimento do seu argumento e está cheio de detalhes que faz com que existam cenas, em que o olhar dizia muito mais do que meras palavras, sendo que a pessoa aprende ao longo do filme e acaba por fazer uma reflexão profunda sobre cada cena que vai surgindo e não consiga imaginar o que vai ocorrer de seguida.  

Divulgação: Warner Bros. Entertainment Inc.

Dune é uma produção excêntrica, uma obra-prima e uma experiência cinematográfica espantosa com uma qualidade tremenda, contendo momentos mais inquietantes cheios de dor, medo, peripécias, traições, explosões e ataques e cujo realizador foi um verdadeiro visionário. A banda sonora é excelente, sendo que consegue criar intensidade ao público e é constituída por músicas mais lentas que trazem o seu próprio impacto, mas que introduz o tom certo à história. Os efeitos visuais são fantásticos e de tirar o fôlego, onde a pessoa olha para cada cena apresentada e fica deslumbrada com aquilo que está a ver, sendo que os planos de filmagem estão no ponto certo.

Esta é uma ótima aposta e um fenómeno global para o mundo do cinema, em que a imagem vale mesmo tudo, juntamente com o seu elenco formidável. Aproveitem para ver este filme num grande ecrã para que a experiência seja imperdível. Dune poderá ser sem dúvida, um dos nomeados na próxima edição dos Óscares e estou muito curiosa para acompanhar o que vai acontecer de seguida com a jornada destas personagens.


Sem comentários:

Enviar um comentário