domingo, 20 de fevereiro de 2022

Série "Daredevil" - a jornada poderosa, inesquecível, desafiante, incrível e sombria de Matt Murdock na sua luta contra o crime

 

Em 2015 estreava Daredevil (Demolidor, como título em português), uma série de super-heróis da Marvel com uma mistura de ação com policial, suspense e drama, tendo sido criada três temporadas para a Netflix por Drew Goddard e é baseada na personagem de Stan Lee e Bill Everett.

O elenco é constituído por Charlie Cox (Matt Murdock), Deborah Ann Woll (Kate Page), Elden Henson (Foggy Nelson), Rosario Dawson (Claire Temple), Vincent D’Onofrio (Wilson Fisk), Jon Bernthal (Frank Castle), Elodie Yung (Elektra Natchios), Scott Glenn (Stick), Stephen Rider (Blake Tower), Vondie Curtis-Hall (Ben Urich), Ayelet Zurer (Vanessa Marianna), Toby Leonard Moore (James Weasley), Bob Gunton (Leland Owlsley), Joanne Whalley (Maggie), Wilson Bethel (Dex) e Jay Ali (Ray Nadeem).

Divulgação: Netflix

Cego desde criança, Matt Murdock (Charlie Cox) luta contra a injustiça em Nova Iorque, durante o dia como advogado e à noite na pele do super-herói, Daredevil. Quando era mais novo, Matt foi vítima de um acidente que o deixou cego, mas que também fez com que desenvolvesse outro tipo de habilidades, incluindo sentidos mais apurados. Um dia, ele se torna num advogado que combate o crime à noite em Hell’s Kitchen, o bairro onde cresceu. Será que os meios utilizados por este vigilante vão ser suficientes para enfrentar os seus adversários e acabar com o próprio crime? Uma coisa é certa! Daredevil não vai ter a vida fácil a impedir os planos do seu principal inimigo, Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), um emblemático vilão e o Rei do Crime que vai dar que falar!

Numa primeira temporada vemos Murdock e os seus aliados que tentam fazer o que for preciso, para expor a verdadeira identidade de Wilson Fisk e derrotá-lo, enquanto o Rei do Crime está no meio de uma guerra de gangues com os russos, procurando erguer-se ao seu poder político. Já na segunda temporada, o protagonista continua a tentar equilibrar a sua vida dupla como advogado e Daredevil, acabando por se cruzar no caminho de Frank Castle, um vigilante mais destrutivo que tem métodos mais mortais para obter aquilo que quer e para punir aqueles que na sua opinião merecem. Depois na terceira temporada, o nosso vigilante vai ter de lidar com todo o tipo de conflitos, ao mesmo tempo que o seu inimigo Wilson Fisk regressa, juntamente com um novo vilão, o Mercenário.

Divulgação: Netflix

Matt Murdock é uma personagem carismática e marcante com uma personalidade muito forte que está constantemente a ser testada e a lidar com conflitos internos. É um lutador determinado, eficaz e resiliente que combate o crime e protege as ruas de Hell’s Kitchen, desempenhando o papel de Daredevil num uniforme e visual fantástico e ele quer fazer a diferença no seu bairro, seja como advogado ou como vigilante. As suas habilidades são bem exploradas através da introdução de flashbacks muito bem introduzidos a nível do treino intensivo que teve quando era mais novo.

Charlie Cox arrasou na interpretação desta figura emblemática, sendo que se encaixou perfeitamente a desempenhar o Matt Murdock e espero que possa ser visto mais vezes na MCU. O espetador cria uma conexão imediata com este herói, torcendo para que possa vencer qualquer tipo de obstáculo que possa vir a surgir, faça o que ele fizer. Temos a oportunidade de conhecer a sua vulnerabilidade e um lado mais escuro desta personagem que surge nas sombras e o modo como enfrenta os seus próprios demónios, estando disposto a tudo para trazer a justiça para os criminosos, ao mesmo tempo que se questiona a si próprio sobre as suas ações e sobre o que é certo e o que é errado, colocando assim à prova a sua humanidade.

Divulgação: Netflix

Além disso, temos um confronto inesquecível e espetacular deste protagonista com o antagonista da história. Falamos de Wilson Fisk ou o Rei do Crime, um vilão poderoso, calculista, manipulador e muito interessante que expande o seu reinado e é temido por todos, mas que tem os seus próprios traumas. Esta personagem foi muito bem trabalhada e sem dúvida, se transformou num dos melhores vilões existentes da Marvel e num dos pontos altos desta produção, tornando-se assim, numa verdadeira ameaça para quem se atravessa no seu caminho.    

Esta não é uma história clássica de super-heróis, pois é desenvolvida a um bom ritmo num tom mais obscuro, ousado e realista. Também lida com os problemas e as tragédias do dia a dia, sendo repleta de reviravoltas, desafios, conflitos, surpresas, crime, ação, guerra, poder, lutas imperdíveis, violência, conspirações, sangue, batalhas, manipulação, vingança, traumas, adrenalina, loucura, rivalidades, justiça, religião, flashbacks, raiva, tiroteios, dor, alianças e muito mais que não vão querer perder!

Divulgação: Netflix

Daredevil é uma série fascinante, empolgante, muito inteligente, interessante e perspicaz com bastante ação que conseguiu superar as expetativas e transmitiu uma mensagem poderosa num ambiente mais negro e duro. É perfeita à sua maneira e de uma certa forma divertida e com momentos emocionantes que se destacam, cativando desde o início até ao final, sendo constituída por cenas com lutas épicas, realistas e impecáveis, cujas coreografias são bem organizadas, surpreendentes e de perder o fôlego que são filmadas em sequências de ação intensas e apresentadas de um modo incrível e criativo. A sua qualidade é excelente que surpreende desde o primeiro minuto. A história em si é fluída, forte e bem elaborada que nos prende imediatamente a atenção e nos faz discutir e refletir sobre diversos assuntos que testam o nosso lado mais moral. Como por exemplo, o que é para nós o verdadeiro significado de justiça? Esta narrativa faz críticas ao sistema de justiça que continua a falhar em determinadas situações.

Além disso, é uma produção fantástica com o seu lado mais misterioso que conseguiu respeitar as origens da personagem, equilibrar entre o drama e a ação e também mostrar o caminho e a verdadeira essência do Daredevil. Esta teve a liberdade para fazer aquilo que pretendia e aproveitou com competência o orçamento fornecido, incluindo momentos de slow motions, humor na medida certa, uma fotografia bem escolhida, efeitos visuais maravilhosos e um argumento coerente que teve uma boa evolução. O elenco fez um ótimo trabalho na construção das suas personagens e conseguiu com eficiência e firmeza criar empatia para com o público.

Divulgação: Netflix

Os acontecimentos desta série ocorrem no mesmo universo da MCU, apesar de não existirem referências explícitas, mas sim alguns easter-eggs pelo meio e até já houve uma confirmação oficial que pertence a este mundo extenso da Marvel. Entretanto, esta produção acaba por ter uma ligação com outras séries criadas para a Netflix, tais como, Jessica Jones, Luke Cage e Iron Fist que mais tarde é mostrada na minissérie The Defenders quando estão todos juntos a combater uma ameaça em comum. Além disso, também foi criada em 2017 um spin-off a partir de Daredevil que se chama The Punisher, focado na personagem de Frank Castle e teve duas temporadas.

Daredevil impressionou e transformou-se com sucesso numa das maiores séries que já foram realizadas até hoje sobre a origem de um super-herói e espero que esta personagem regresse muitas mais vezes ao futuro da MCU, pois ainda há muito por onde pode ser explorado. Para mim é uma das melhores séries de super-heróis da atualidade e este é só o começo da jornada poderosa, desafiante, incrível e sombria de Matt Murdock que continua a ter muito potencial e nos deixou com vontade de querer ver mais.

Uma coisa é certa! Daredevil é uma série sensacional, memorável, intensa e totalmente envolvente cheia de surpresas que revolucionou e teve uma boa adaptação, entregando aquilo que nos prometeu numa história bem retratada, mais adulta, sem filtros e digna de um super-herói que segue os primeiros passos do advogado e justiceiro Matt Murdock na luta contra o crime. Por isso, eu aconselho a todos vocês uma maratona, caso sejam fãs de filmes ou séries sobre super-heróis, tal como eu! E garanto que cada episódio vai prender a vossa atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário