terça-feira, 1 de agosto de 2023

Minissérie "Secret Invasion" - será que esta produção acrescentou um grande conteúdo à MCU?

 

Desta vez vamos analisar Secret Invasion (Invasão Secreta, como título em português), a nova série de seis episódios da Marvel Studios. É uma série original de live-action com realização de Ali Selim que estreou recentemente, em exclusivo no Disney+.

No elenco temos Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn, Cobie Smulders, Martin Freeman, Kingsley Ben-Adir, Charlayne Woodard, Killian Scott, Samuel Adewunmi, Dermot Mulroney, Christopher McDonald, Katie Finneran, Emilia Clarke, Olivia Colman e Don Cheadle.

Neste thriller de espionagem, Nick Fury descobre uma invasão clandestina da Terra por uma fação de Skrulls transmorfos. Fury junta-se aos seus aliados, incluindo Everett Ross, Maria Hill e o Skrull Talos, que construiu uma vida para si mesmo na Terra, e juntos, eles correm contra o tempo para impedir uma iminente invasão Skrull e salvar a humanidade.

Ultimamente, as produções mais recentes da MCU têm tido os seus altos e baixos, chegando a um ponto que dividem por completo a opinião, tanto dos críticos como dos próprios fãs. Mas num geral, isso não tira a vontade de continuar a acompanhar a jornada incomparável de cada uma das personagens deste universo.

Relativamente a Secret Invasion, a sua produção esteve plenamente no segredo dos deuses, onde são poucos os detalhes que tivemos acesso até à estreia da mesma. Quando acompanhamos o trailer, consegue-nos prender à atenção, sem precisar de mostrar muito. Nick Fury é daquelas personagens que estamos tão habituados a ver que faz parte da velha guarda e impõe respeito. E são muitas as perguntas que precisam de ser respondidas sobre por onde a sua viagem o tem levado nos últimos tempos.

Já a dinâmica entre Nick Fury e Maria Hill é tão natural e perspicaz que com esta história quem sabe, possamos testemunhar ainda mais esta dupla a fazer o que for preciso para salvar a humanidade. Mas será que foi mesmo isso que aconteceu?

Através desta minissérie temos a chance de conhecer novas personagens que serão introduzidas neste universo. E, ainda saber mais sobre a história dos Skrulls transmorfos e as suas motivações para invadirem a Terra.

Créditos: Marvel Studios e Disney+

Secret Invasion é mais um exemplo de uma aposta que teve os seus altos e baixos e não conseguiu aproveitar o seu próprio potencial. Houve personagens que finalmente teriam a oportunidade de brilhar, ter mais destaque e já mereciam que isso tivesse acontecido há mais tempo. Infelizmente, acabaram por serem descartadas de um modo rápido e inesperado que a pessoa fica de uma certa forma, revoltada com essa escolha. Esta é mais uma situação de como o trailer pode enganar o produto final, onde quem está a ver espera algo completamente distinto daquilo que acabou por receber.

Além disso, também fizeram parte cenas com ação que souberam a pouco, reviravoltas e surpresas que dividiram automaticamente opiniões, deixando alguns desiludidos com a forma como tudo se desenrolou.

Será que esta produção acrescenta um grande conteúdo à MCU? Pelo menos, a Sonya Falsworth, personagem desempenhada brilhantemente por Olivia Colman cria um interesse imediato em querer saber mais sobre a sua jornada, os seus planos e cujas habilidades podem ser bem úteis para o futuro deste universo. E ainda temos, a G’iah interpretada pela Emilia Clarke que com os seus novos poderes pode vir a surgir em produções futuras, e na realidade até tenho curiosidade em ver essa possibilidade.

Contudo, uma coisa é certa! Haviam muitos caminhos diferentes que poderiam ter sido explorados, sendo que no final teriam beneficiado a história em si e conquistado mais o público. O facto de ser considerado um thriller de espionagem poderiam ter dado mais relevo a esse nível, já que não tem sido uma área muito explorada neste universo. E depois, há certas cenas que acompanhámos no filme Avengers: Endgame que nunca mais terão o impacto que tiveram no público, depois das revelações de Secret Invasion.

Qual é a conclusão que chegamos depois de ver Secret Invasion? Muitas perguntas ficaram sem respostas e surgiram mais dúvidas. Qualquer um pode ser um Skrull e tem de ser eliminado, mesmo sem ter confirmações da sua identidade. Um antagonista que não teve um desenvolvimento bem executado. Cenas de ação que faziam sentido terem mais tempo de antena que foram inteiramente apressadas. E Nick Fury que ainda tem muito trabalho pela frente para lidar com os seus demónios interiores e com os erros que cometeu, nos quais trouxe consequências devastadoras para as pessoas ao seu redor. Espero que daqui para a frente possamos voltar a rever o persuasivo e intimidante Nick Fury que não vimos nesta minissérie e que já temos muitas saudades de o ver em ação!

Sem comentários:

Enviar um comentário