sábado, 5 de agosto de 2023

Only Murders in the Building - 5 Razões para verem esta série de comédia e mistério original

 

Only Murders in the Building (Homicídios ao Domicílio, como título em português) é uma das séries de comédia e mistério mais populares da atualidade. Com uma terceira temporada prestes a estrear, esta popular série de comédia original é produzida pela 20th Television, nas quais é uma criação de Steve Martin e John Hoffman e cuja emissora original é o Hulu. Em Portugal, podem ver a série na plataforma da Disney+, através da área de entretenimento da Star.

Esta é a história de Charles (Steve Martin), Oliver (Martin Short) e Mabel (Selena Gomez) que são vizinhos no Upper West Side de New York e aproximam-se devido à sua paixão por crimes reais. Quando um vizinho morre no prédio deles, o trio decide resolver o mistério e gravar um podcast da investigação ao mesmo tempo.

Este formato é protagonizado por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez que também têm a função de produtores executivos, juntamente com John Hoffman, Dan Fogelman e Jess Rosenthal. Esta é uma aposta bem classificada que tem recebido inúmeros elogios por parte tanto da crítica, como do público.

Por isso, deixo-vos com 5 razões para fazer uma maratona a Only Murders in the Building:

1. Admiradores de podcasts, principalmente os relacionados com crimes reais

O que não faltam são podcasts, mas será que todos prendem a atenção daqueles que estão a ouvir? Há uma diversidade de temas que podem ser abordados num podcast, mas quando estamos a abordar crimes é preciso ter um talento nato para tal. Não é qualquer um que consegue apresentar um podcast de true crime!

Com Only Murders in the Building, os nossos protagonistas depois de se assumirem que são fãs do mesmo podcast criminal e de ter sido encontrado morto, um vizinho do prédio onde vivem, eles decidem envolver-se e investigar o caso por conta própria. No entanto, este trio também criam um podcast próprio, onde vão analisando e documentando as suas descobertas. Será que vai ter sucesso?

Uma coisa bem interessante é que vemos um pouco de como é a construção de um podcast, os equipamentos necessários para gravar e tudo aquilo que é fundamental para que o produto final vá para o ar.  

2. Cada mistério investigado tem as suas peculiaridades

Cada temporada é focada num determinado mistério que tem características bem diferentes do anterior.

Na primeira temporada segue três estranhos que partilham uma obsessão com o verdadeiro crime e de repente se vêem envolvidos num. Quando uma morte terrível ocorre dentro do seu exclusivo edifício de apartamentos em Upper West Side, o trio suspeita de homicídio e emprega o seu conhecimento em crime para investigar. Ao registarem um podcast próprio para documentar o caso, os três desvendam os complexos segredos do edifício, que remontam há anos atrás. Talvez ainda mais explosivas sejam as mentiras que contam uns aos outros. Em breve, o trio em perigo apercebe-se que um assassino pode estar a viver entre eles enquanto se apressam para decifrar as pistas antes que seja tarde demais. Afinal quem será o verdadeiro culpado?  

Já na segunda temporada, após a morte chocante do Presidente do Conselho de Administração de Arconia, Bunny Folger, Charles, Oliver e Mabel preparam-se para desmascarar o seu assassino. No entanto, três complicações (infelizes) acontecem – o trio é publicamente implicado no homicídio de Bunny e agora são alvo de um podcast concorrente e têm que lidar com uma série de vizinhos de New York que pensam que eles cometeram o homicídio. Será que eles vão conseguir comprovar que não são os responsáveis pela morte de Bunny?

Depois na terceira temporada, Charles, Oliver e Mabel investigam um homicídio nos bastidores de um espetáculo da Broadway. Ben Glenroy (Paul Rudd) é uma estrela de Hollywood cuja estreia na Broadway é interrompida pelo seu prematuro falecimento. Com a ajuda de Loretta Durkin (Meryl Streep), o trio vai embarcar no caso mais difícil de sempre.

3. A história em si cativa, juntamente com os seus protagonistas carismáticos

São poucas as séries que têm uma combinação de mistério com drama, comédia e crime e que depois dá bons resultados. Com Only Murders in the Building resultou na perfeição! E ainda acompanhamos três personalidades completamente distintas a juntarem-se por um gosto em comum.

Começamos por Charles, um ator que entrou em Brazzos, uma série policial de sucesso nos anos 90 e nunca mais fez nada onde se destacou. Depois temos Oliver, um encenador da Broadway que tem dificuldades a sustentar-se a si próprio, chegando a um ponto que tem dívidas, relativamente a despesas do condomínio. E por fim, falamos de Mabel, uma artista que vive e está a fazer a reabilitação do apartamento da tia e conhecia desde muito nova, o jovem que faleceu no prédio da Arconia. Além disso, cada um esconde segredos, mas mais cedo ou mais tarde, tudo irá ser revelado.

Estes protagonistas carismáticos conseguem criar uma empatia imediata com o público, mesmo que seja cada um à sua maneira. A história em si é entusiasmante, inteligente, perspicaz e divertida, sendo que a química evidente deste trio também ajuda. Ao longo dos episódios, temos reviravoltas inesperadas, cenas engraçadas e boas surpresas. Por momentos, não sabemos o que esperar dos acontecimentos seguintes.

4. Podemos colocar em prática a nossa versão de investigadores

Quando estamos a investigar um mistério, principalmente um crime, nós automaticamente colocamos na pele das personagens e começamos a criar as nossas próprias teorias.

Por cada pista que apareça é uma peça que pode fazer parte deste puzzle que nem sempre é fácil de se resolver. A nossa imaginação é colocada à prova e o que não faltam são teorias que são criadas no momento. E depois até podem fazer todo o sentido que sejam comprovadas. Porém, muitas coisas podem não ser o que parecem.

Através do Only Murders in the Building, temos a oportunidade de analisar as provas que vão surgindo em cada episódio, encaixando-as com a possível narrativa do mistério que estamos a tentar resolver e depois perceber o que realmente aconteceu com a vítima do crime. Assim, podemos ser detetives por períodos específicos e no conforto do nosso sofá!

5. Uma comédia que tem sido nomeada e até vencedora de diversos prémios

Para quem não sabe, Only Murders in the Building foi recentemente nomeada para 11 Emmy’s na edição de 2023, incluindo Melhor Série de Comédia. Na edição de 2022 dos Emmy’s venceu em três categorias.

Também foi nomeada diversas vezes para os Critics Choice Awards (2022 e 2023), Satellite Awards (Selena Gomez venceu em 2023 como Melhor Atriz numa Série de Comédia ou Musical), Globos de Ouros (2022 e 2023), Screen Actors Guild Awards (2022 e 2023), Hollywood Critics Association Television Awards (2022 e 2023), People Choice Awards (Selena Gomez foi a vencedora em 2021 e 2022), entre outros.

Estas são só algumas das muitas razões pelas quais devem acompanhar a série Only Murders in the Building. É uma produção inovadora que continua a surpreender e a conquistar o seu público. Por isso, não percam na Disney+, os próximos episódios de Charles, Oliver, Mabel e companhia!

Sem comentários:

Enviar um comentário