quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Filme "Os Excluídos" - é uma comédia simples, original e perceptível com algum drama à mistura que faz refletir

 

Os Excluídos (The Holdovers, como título original) é um dos filmes nomeados para a edição de 2024 dos Óscares na categoria de “Melhor Filme”, tendo sido realizado por Alexander Payne. O elenco é composto por Paul Giamatti que está nomeado na categoria de “Melhor Ator”, Da’Vine Joy Randolph que está nomeada na categoria de “Melhor Atriz Secundária” e Dominic Sessa. Além disso, já conseguiu vencer outros prémios.

Esta história acompanha um professor rabugento (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, que é obrigado a ficar no campus durante as férias de Natal para cuidar dos poucos alunos que não têm para onde ir. Entretanto, ele cria uma improvável amizade com um desses alunos – um jovem problemático e inteligente (o estreante Dominic Sessa) – e com a cozinheira-chefe da escola, que acabou de perder um filho no Vietname (Da’Vine Joy Randolph).

Já imaginaram como seria ter de passar as férias de natal na escola e não junto da família e em vez disso, na companhia de um dos professores com mais mau feitio e bem exigente? Todos nós, tivemos os nossos professores favoritos, sendo que de certeza que houve aquele com quem não tínhamos qualquer empatia. E depois, ainda era rigoroso nas avaliações e era difícil dar o braço a torcer.

Divulgação: Universal Pictures Portugal e Cinemundo

Passado nos anos 70, é o que acontece com Dominic que estava desejoso para sair da sua escola para ir viajar com a sua mãe. Porém, a mãe dele tinha outros planos com o seu companheiro e ele acabou por ficar de fora, fazendo com que passasse as suas férias na escola, completamente sozinho com um professor de uma maneira de ser complicada e a cozinheira-chefe da escola que estava de luto pelo filho que perdeu na guerra.

Parecia que tudo tinha tendência para correr mal quando esta tripla se juntasse. Mas, felizmente no decorrer da narrativa houve conflitos, foi adquirida uma aprendizagem constante e surgiram surpresas inesperadas. Nem tudo o que parece realmente é o que acontece na realidade! Como coisas muito simples podem ser muito mais valiosas e assim, encherem logo o coração de alguém. E até as surpresas que a própria vida nos pode vir a reservar.

Esta história bem sólida apresenta como uma relação improvável entre aluno e professor se pode transformar numa amizade com uma dinâmica especial. E ainda, desenvolve temas pertinentes para a sociedade, seja o funcionamento de uma escola em época de festas, a solidão, o desapontamento, o isolamento, como a maneira que o luto por um ente querido pode afetar a pessoa, o bullying, entre outros. 

Divulgação: Universal Pictures Portugal e Cinemundo

Os Excluídos é uma comédia simples, original e perceptível com algum drama à mistura que tem a capacidade de entreter de uma forma natural e divertida quem está a ver, sendo que aborda um tema que não é muito referenciado atualmente, como é o caso das relações entre professores e alunos. E o trabalho árduo que o próprio professor faz constantemente para ensinar o melhor que pode a esses jovens e os respetivos sacrifícios que por vezes, ele tem de fazer.

Esta é uma produção realizada com inteligência, carisma e com qualidade que contém um elenco exemplar que faz um ótimo trabalho, trazendo à sua maneira, uma experiência leve e uma empatia imediata ao espetador. 

A mensagem transmitida por este filme é preciosa, eficiente e familiar, pois faz com que todos possamos refletir perante inúmeras coisas que podem fazer toda a diferença na forma como nos relacionamos uns com os outros e com nós próprios. Além disso, também nos dá a oportunidade de aprender umas boas curiosidades e lições de história.   


Sem comentários:

Enviar um comentário