quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Filme "Dune Duna: Parte Dois" é uma viagem intergaláctica preciosa, onde a imaginação não tem limites

 

Depois do estrondoso sucesso da sua primeira parte, chegou o momento da estreia da segunda parte de uma das produções mais aguardadas dos últimos tempos. Dune Duna: Parte Dois (Dune – Part Two, como título original) é um filme da Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures com a realização de Denis Villeneuve, sendo baseado no célebre e best-seller romance de Frank Herbert e que estreia no dia 29 de fevereiro.

No elenco, temos Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista, Christopher Walken, Stephen McKinley Henderson, Léa Seydoux, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling e Javier Bardem.

Paul Atreides é um jovem brilhante e dotado, destinado a um grande futuro além da sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para assegurar o futuro da sua família e do seu povo. À medida que forças malévolas entram em conflito pelo recurso mais precioso do planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – apenas aqueles capazes de superar o medo conseguirão sobreviver.

No regresso de Dune ao grande ecrã é explorada a jornada mítica de Paul Atreides, enquanto este se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen, na busca pela vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Agora, enfrentando a escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele esforça-se e lutará para evitar um futuro terrível que apenas ele pode prever.

Divulgação: Warner Bros. Pictures Portugal e Cinemundo

Depois de uma introdução muito bem conseguida na primeira parte, este é um novo capítulo de uma saga popular dedicada a um universo magnífico, que não vai deixar ninguém indiferente com esta adaptação épica.

Preparem-se para um regresso arrepiante a Arrakis, onde os Fremen juntam-se de um modo glorioso e mais ativo à luta contra os Harkonnen. E ainda temos finalmente, o líder destemido que tinha sido referenciado por uma profecia local. Esta profecia referia que um dia, esse messias iria surgir, salvando os habitantes do planeta Arrakis do terror e levá-los ao paraíso!

Num futuro muito distante, esta é uma aventura passada no desértico planeta Arrakis que é rica numa especiaria com características muito valiosas. Mas, que é considerado como um lugar difícil de se governar e de sobreviver, sendo que tem uma realidade muito própria que nos prende de um modo bem persuasivo. Porém, os Fremen são os únicos verdadeiramente capazes de sobreviver neste ambiente bem complexo e com as suas particularidades.

Divulgação: Warner Bros. Pictures Portugal e Cinemundo

Desta vez, a história em si é mais focada no caminho difícil que Paul Atreides terá de percorrer para se tornar na pessoa que todos esperam que ele seja. Enquanto, ele se quer vingar de quem fez mal à sua família. Para isso acontecer, Paul tem de aprender os costumes e as tradições dos Fremen e a utilizar o deserto a seu favor para cumprir com os seus objetivos.

O percurso de Paul Atreides foi muito interessante de se acompanhar, onde temos a oportunidade de assistir aos obstáculos e desafios que este jovem vai ter de enfrentar. E ainda, de saber mais sobre a história dos Fremen e como a fé deles é tão forte. Uma fé com um poder importante que pode fazer toda a diferença na sobrevivência no deserto. O desenvolvimento deste protagonista teve um tom poético, tendo sido cativante e com um desempenho bem poderoso e carismático de Timothée Chalamet.

Claro que o deserto silencioso constituído por uma essência e uma magia própria também é um dos grandes protagonistas desta produção. Este local perigoso vale muito mais do que aquilo que pensávamos e é acompanhado de novo, pelos seus gigantes vermes da areia.      

 

Divulgação: Warner Bros. Pictures Portugal e Cinemundo

Com esta produção cinematográfica consistente e com um argumento flexível, são diversos os momentos pelos quais a pessoa fica cheia de adrenalina e sente que faz parte desta história. Nós conseguimos identificar com muitas destas personagens envolventes que deixam a sua marca própria, criando empatia com as mesmas. Em Dune, nós temos a sensação que estamos a viver verdadeiramente aquele momento e a torcer por estes sobreviventes determinados. E chegamos à conclusão que o resultado é ainda maior daquilo que alguma vez pudéssemos imaginar, deixando qualquer um sem palavras.   

Este é um filme incrível de ficção científica visualmente arriscado e deslumbrante que traz um resultado fantástico e inesquecível. Tem a capacidade de misturar drama com ação e transforma completamente a forma como se faz cinema. A narrativa é arrebatadora e emocionante, sendo composta por sequências de ação e de luta espetaculares. Denis Villeneuve entrega para a sua obra-prima, um trabalho minucioso e cuidadoso com o seu estilo e visão peculiar que nos traz tanta coisa que nunca tínhamos visto antes e tem muita atenção aos detalhes.

Divulgação: Warner Bros. Pictures e Cinemundo

Nesta loucura saudável e inteligente que conseguiu superar as expetativas, também há que destacar a fotografia escolhida, os efeitos visuais utilizados e Hans Zimmer com a sua banda sonora arrebatadora, que acompanhou eficazmente cada uma das cenas mais fulcrais do argumento. Relativamente às cenas de luta apresentadas, as coreografias são criativas, empolgantes e muito bem conseguidas. E não esquecendo do elenco que fez um trabalho exemplar, brilhando cada um à sua maneira e com destaques para as excelentes interpretações de Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Austin Butler.

Dune Duna: Parte Dois é uma viagem intergaláctica preciosa, onde a imaginação não tem limites, trazendo ao espetador uma experiência cinematográfica extraordinária, única e envolvente. E cria um paradigma completamente inovador, aumentando assim, o nível de exigência para a própria produção cinematográfica futura. Um filme notável com uma qualidade extrema que ninguém quer perder e deve ser assistido em IMAX no maior ecrã possível. De certeza, que irá ficar para a história do cinema internacional.

Este filme é perfeito e surpreendente ao nível dos seus horizontes, no qual o público fica fascinado e empolgado com aquilo que vem de seguida, criando assim, um interesse imediato pelo próximo capítulo. E claro que as expetativas estão cada vez mais elevadas para o próximo capítulo. Por isso, que venha a continuação!

Além disso, também aconselho a verem ou reverem a primeira parte desta história para perceberem e ficarem mais bem situados neste universo! Podem ler a crítica desta primeira parte AQUI!


Sem comentários:

Enviar um comentário