domingo, 8 de dezembro de 2019

Alexander Ludwig - o "Bjorn Ironside" da série "Vikings"


Esta semana estreou nos EUA a 6ª e última temporada da série "Vikings". "Vikings" foi daquelas séries que só comecei a ver mais tarde, mas assim que eu meti em dia, tornou-se numa das minhas séries favoritas. Por isso achei que fosse a altura ideal para partilhar com vocês, as perguntas que tive oportunidade de fazer ao ator Alexander Ludwig, que interpreta a personagem "Bjorn Ironside" na série, quando ele esteve presente na edição deste ano da Comic Con Portugal, que decorreu no passado mês de Setembro no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. 

Para além da série "Vikings" do canal "History", o ator tem tido outras participações em diferentes projetos de cinema e televisão, tais como: "Hunger Games", "The Seeker: The Dark is Rising", "Midway", "Bad Boys for Life", "Swerve", entre outros. Foi recentemente anunciado como um dos protagonistas da nova série "Heels", onde participa juntamente com Stephen Amell ("Arrow").

Como disse anteriormente, tive a oportunidade de conhecer o Alexander Ludwig e fazer algumas perguntas sobre a série "Vikings" numa das suas conferências de imprensa. De seguida, podem ver as minhas perguntas e respetivas respostas.

1. Qual foi o maior desafio em interpretar a personagem "Bjorn Ironside" na série "Vikings"?

R: O maior desafio foi sem dúvida, as condições meteorológicas. Nós filmámos na Irlanda, durante 5 anos e quando a série começou a ter muito sucesso, a nível mundial, eles decidiram que queriam prolongar os 10 episódios de cada temporada para 20 episódios por temporada, com uma pausa pelo meio, o que significa que acabávamos por filmar na Irlanda, cerca de 11 meses durante o ano.
   
    No Inverno não era um clima muito bom, pois a maior parte das vezes chovia e estava muito frio. E o guarda-roupa? Eu não faço a mínima ideia de como os verdadeiros vikings faziam, porque foi mesmo muito doloroso estar lá fora, só por 10 minutos, quanto mais 10 meses. E quando estávamos na água, estava a chover e ficávamos escondidos atrás dos escudos e filmávamos uma cena e caso fosse preciso ir à casa de banho ia-se num barco em direção à ilha mais próxima, isto não era para divas. Isso foi um desafio por si só e foi provavelmente uma das melhores experiências que eu alguma vez terei e eu suspeito que provavelmente será a mais difícil que tive e que alguma vez irei experienciar numa filmagem. 


2. Como foi a preparação para as cenas de luta que fez em "Vikings"? Quanto tempo demora? Faz as suas próprios cenas de luta?

R: Eu faço todas as cenas de luta que posso, mas por razões de segurança, há certas cenas que não nos deixam fazer e é compreensivo. Houve uma cena específica na 4ª temporada em que se pensa que Bjorn foi morto, pois ele foi atingido com uma seta no pescoço e cai do seu barco cerca de 6000 metros de altura para a água e eu gostava mesmo de ter feito isso, mas eles não me deixaram. 
 Nós temos um coordenador de coreografias e uma equipa de duplos incrível que são inacreditáveis. Cada cena de luta demorava desde duas semanas a 1 mês a ser preparada. O que diferencia estas cenas de outras que fazes é que é há diferentes situações que não consegues prever, quando se está a ensaiar para uma cena que envolve milhares de pessoas. Nós tivemos mais figurantes do que o filme "Braveheart" para algumas dessas cenas e tu não consegues ensaiar para isso. Basicamente, tu no fim do dia corres para uma grande cena e tu bates naquilo que está mais perto de ti e esperas conseguir. Normalmente sais de lá com alguns arranhões e feridas, mas faz com que seja bem interessante em televisão e é uma experiência muito divertida, onde tu sentes que estás lá. 
   Na maior parte do tempo nós treinamos, com exceção daquelas cenas de grandes batalhas que se ensaiava com uma maior regularidade, mas no próprio dia, tu tens sempre de te adaptar ao meio ambiente onde estás a filmar. Por isso se ensaiarmos a cena de uma forma e virmos que não vai resultar, devido a alguns obstáculos no caminho, simplesmente adaptamo-nos. Normalmente nós ensaiamos muito maior a cena do que aquela que fica no corte final, devido ao tempo disponível.
   Foi uma experiência incrível e eu sou grato por ter feito parte disto e foi uma loucura. Já terminei a série há cerca de 2 anos e a última temporada vai estrear em Dezembro. Parece que já foi há mesmo muito tempo que eu fiz parte dessa série, o que é uma loucura de se dizer, porque ainda está a acontecer e vai continuar durante cerca de 2 anos. É fantástico e foi a melhor oportunidade que eu tive.


3. Houve alguma cena específica que foi difícil de filmar?

R: Sim. Há uma que eu nunca me vou esquecer e foi principalmente porque a série requere um tom emocional, devido a várias situações de vida e de morte, as expetativas são altas, numa perspetiva de desempenho, e tens mesmo de vir preparado e por vezes chegando a casa muito cansado. 
   Mas a cena mais difícil foi de novo uma experiência a nível físico, numa floresta, quando estava a fazer a cena do Blood Eagle ao Rei Aelle, depois de ele ter morto o meu pai e não parece que estava muito frio, mas nesse dia estava a nevar, a chover e tínhamos cerca de dois aquecedores. Eu sentia que os meus dedos estavam a doer muito e segurei nesta faca que estava fria. Nós estivemos lá durante o dia todo e aqui está a diferença, eu sou do Canadá e estou habituado ao frio seco, mas na Irlanda é muito húmido. 
    Esse foi sem dúvida até agora o dia mais difícil que tive de gravar. 

Queria primeiro agradecer ao Alexander Ludwig pela generosidade em ter respondido às perguntas e por ter sido uma pessoa muito simpática, humilde e divertida, ao site "Vida em Série" e à organização da Comic Con Portugal por tê-lo trazido ao nosso país. Deixo-vos com algumas fotografias que tirei da presença do Alexander Ludwig neste evento.

Vou ter muitas saudades desta série e vocês?









Sem comentários:

Enviar um comentário