domingo, 28 de junho de 2020

Série "Alta Mar" da Netflix - nesta história espanhola, está na hora de resolver mistérios a bordo


A série espanhola "Alta Mar" é mais um original da Netflix, em que é constituída atualmente por 2 temporadas, sendo também renovada para uma 3ª e 4ª temporada e tem a criação de Ramón Campos e Gema R. Neira.

A história desenrola-se na década de 40, numa viagem no interior do navio Bárbara de Braganza, com destino ao Brasil, a partir de Espanha. Carolina (Alejandra Onieva) e Eva Villanueva (Ivana Baquero) são 2 irmãs que querem ter um novo recomeço após a morte do pai destas e por isso resolvem deslocarem-se para o Rio de Janeiro, mas o que elas não imaginavam era estarem presentes numa viagem que seria envolta de mistérios e homicídios, depois de uma mulher ser assassinada no navio e depois atirada ao mar, tornando todos os passageiros como suspeitos do crime.

O elenco é constituído por Ivana Baquero (Eva Villanueva), Jon Kortajarena (Nicolás Vazquez), Alejandra Onieva (Carolina Villanueva), Eloy Azorin (Fernando Fábregas), Chiqui Fernández (Francisca de Garcia), Tamar Novas (Sebastián de la Cuesta), Daniel Ludhn (Pierre), Manuela Vellés (Luísa), Natalia Rodriguez (Natalia Fábregas), Laura Pratis (Clara), Ignacio Montes (Dimas Gómez), Pepe Ocio (Dr. Álvaro Rojas), Antonio Durán "Morris" (Detetive Varela), José Sacristán (Pedro Villanueva), Eduardo Blanco (Capitão Santiago Aguirre), entre outros. 


O mistério inicia-se quando uma mulher é assassinada a bordo deste navio e depois é atirada ao mar, sendo que não fazia parte da lista de passageiros do mesmo e assim, vão tentar descobrir quem era esta mulher e quem será o seu assassino. Esta história acaba por dar a oportunidade, de determinadas personagens investigarem, apesar de não serem detetives, mas que podem fazer toda a diferença, na revelação de segredos escondidos naquele transatlântico.

Esta história é constituída por dramas, conspirações, manipulações, conflitos, intrigas, misticismo, mistérios, paixões, crime, reviravoltas e revelações de segredos complexos. Para além disso, também podemos ver, o modo como passageiros conseguiam entrar no navio, de forma clandestina ou devido a naufrágios. 

Este é um cenário que o espetador imagina que tudo pode acontecer neste transatlântico e são vários os mistérios e segredos que terão de ser desvendados. Isto faz lembrar o ambiente de mistério que já estamos habituados, devido ao conhecimento que temos dos livros de Agatha Christie. 

Tal como podemos observar no filme Titanic do realizador James Cameron, este navio também é dividido, de acordo com a classe social dos passageiros, que nem sempre é justo de se ver, em determinadas situações, mas sem dúvida, que isso é bem destacado. 


Eva é uma escritora de romances, independente e que quer realizar o seu sonho de publicar a sua obra no Brasil, enquanto que Carolina está completamente apaixonada e quer casar-se com Fernando, assim que chegarem ao seu destino. Estas 2 irmãs querem começar uma vida nova no Brasil e esquecer o passado, mas primeiro terão de passar por esta viagem, que tem tudo para dar errado.

Estas irmãs apesar de terem personalidades bem diferentes, não deixam de fazer o necessário para se protegerem uma à outra e isso dá para perceber, tanto a relação próxima que têm, como o apoio incondicional existente entre as duas.

Para além dos mistérios a bordo que vão sendo desvendados aos poucos, também temos a oportunidade de saber mais sobre os segredos escondidos por membros da família Villanueva, que podem ser perturbadores e assim, não serão fáceis de aceitar.


Ao longo dos episódios vão sucedendo conflitos e intrigas para descobrir quem é o passageiro responsável por assassinar uma mulher. Eva será uma das pessoas que resolve investigar por si própria e isso dá vontade ao público de juntar-se a ela, na investigação de todas as possíveis pistas que vão sendo disponibilizadas no decorrer da história.

Esta história também vai testar a paciência de todos os passageiros do navio, nos quais, vão sendo implementadas, várias confusões e reviravoltas, que fazem com que estes fiquem na dúvida sobre quem deverão confiar. 

Infelizmente, existem diálogos que são desnecessários para a história e que acabam por diminuir a qualidade da série e isso vamos vendo, durante o decorrer, não só da 1ª temporada, mas também da 2ª temporada.


Para além dos mistérios existentes, esta história também dá tempo para a construção de um relacionamento complicado entre Eva e Nicolás, que acontece devido a algumas intrigas e segredos, tornando-se assim, responsáveis por uma relação conturbada, mas quem sabe, tudo pode mudar ou não. Para além disso, dá para perceber a química evidente existente entre estas 2 personagens que têm um tipo de romance proibido e que eu tenho gostado de acompanhar. 


Sendo um dos donos do navio, Fernando é daquelas personagens que o espetador fica na dúvida sobre se este seria o bom ou o mau da fita, devido a ser frio com aqueles que lhe rodeiam, mas mesmo assim o público acaba por continuar curioso para chegar a uma possível conclusão sobre o carácter do noivo de Carolina.   

A forma como os mistérios vão sendo revelados, nem sempre têm os melhores resultados, nos quais pode vir a desiludir o público, mas não deixa de ser empolgante de assistir. 


Apesar desta série ser constituída por personagens femininas fortes, com convicções e ideias para fazerem a diferença, estas continuam a ter dificuldades em terem a sua própria opinião, numa sociedade que ainda era liderada pelos homens e onde cada indivíduo tinha a sua função e as mulheres continuavam a não ser valorizadas.  

A música, a fotografia, os figurinos e a decoração de todos os cenários do navio são dos pontos fortes da série, em que podemos ver um certo requinte e apreciar assim, a sua beleza. 

Mesmo com alguns erros e falhas no argumento, esta série é uma boa opção para acompanhar, para quem aprecia, não só suspense, mas também histórias de época, pois eu acho que está bem feito, o modo como esta época tem sido representada, com um bom guarda-roupa e cenários elegantes, que dá vontade ao espetador de visitar este navio. 

Espero que nestas próximas temporadas haja uma melhoria significativa no seu argumento, pois esta série de época tem os ingredientes necessários para prender o espetador e também tem potencial, desde que seja feito com equilíbrio e sem qualquer tipo de exageros. 


Sem comentários:

Enviar um comentário