quinta-feira, 4 de junho de 2020

Série "Manifest" - o mistério do voo 828, que deixa o espetador curioso na procura por respostas


A série "Manifest" é um dos mistérios dramáticos mais falados do canal NBC, que estreou em 2018, nos quais é transmitida em Portugal, pelo HBO Portugal. Atualmente é constituída por 2 temporadas e tem a criação de Jeff Rake. 

A história desenrola-se em torno de um mistério sobre um avião da companhia aérea Montego Air, que aterrou em segurança após ter passado por uns momentos mais conturbados, enquanto esteve no ar, mas na realidade, o voo 828 esteve desaparecido durante cerca de 5 anos, nos quais os passageiros e tripulantes foram dados como mortos, e assim que voltou, este grupo de 191 pessoas não tinham envelhecido, mesmo após todos esses anos. Michaela (Melissa Roxburgh) e Ben Stone (Josh Dallas) são 2 irmãos que faziam parte da lista dos passageiros do avião e assim, resolvem investigar o desaparecimento misterioso do voo 828, que poderá trazer mais perguntas do que respostas, mas estes não vão desistir, enquanto não souberem o que realmente aconteceu.  

O elenco é constituído por Melissa Roxburgh (Michaela Stone), Josh Dallas (Ben Stone), Athena Karkanis (Grace), J.R. Ramirez (Jared Vasquez), Jack Messina (Jack Stone), Luna Blaise (Olive), Parveen Kaur (Saanvi) e Matt Long (Zeke). 


Michaela é uma agente da polícia que foi fazer uma viagem à Jamaica, com toda a sua família e aproveitou para pensar no pedido de casamento do seu namorado. Quando estão à espera do avião para regressar, surgiu a oportunidade de embarcarem no voo 828 para New York e ao mesmo tempo receberem 400 dólares de recompensa. Assim, Michaela, Ben e o seu filho, Cal não pensam duas vezes e resolvem aceitar, sem saberem das possíveis consequências. Por isso, a família separa-se e cada membro dirige-se para o respetivo voo. O voo 828 sofre por um período complicado de turbulência, mas o piloto consegue resolver a situação e tudo volta ao normal. Mas tudo acaba por mudar quando umas simples horas são encaminhadas para 5 anos e meio depois, durante o momento de aterragem. 

Tanto os tripulantes como os passageiros não imaginavam que este voo iria mudar por completo, as suas vidas, pois para eles tinham passado poucas horas, enquanto que para o resto do mundo tinham-se passado 5 anos, sem qualquer tipo de explicação plausível. Todos os familiares e amigos destas pessoas já tinham seguido com a sua vida, após terem tido 5 anos para fazerem o luto, perante os seus entes queridos. 


Como se poderia imaginar, os 191 passageiros do voo 828 partirem da Jamaica em 7 de Abril de 2013 e voltarem apenas em 4 de Novembro de 2018? Apesar de terem estado desaparecidos durante mais de 5 anos, este grupo de pessoas sentiu que tinha passado apenas 3 horas. 

Os passageiros deste avião terão de aprender a lidar com muitas mudanças que decorreram durante a respetiva ausência e também lutar pela sua própria sobrevivência. Estes passam a viver num mundo, onde todos aqueles que conheciam seguiram em frente, sem eles. 

O impossível aconteceu e acaba por tornar-se numa nova oportunidade de vida para este grupo de pessoas, mas não será fácil de meter em prática, pois estes irão ter muitas mais perguntas, em vez de respostas. Mas é sempre bom ter uma segunda oportunidade para tentar ter uma vida melhor e corrigir erros cometidos, anteriormente.

É interessante observar as mudanças que podem acontecer e fazem toda a diferença em personagens que estão ausentes durante 5 anos. Para além disso, também é importante ver as reações das pessoas que acreditavam que um determinado ente querido estava morto e que afinal, estava vivo. Após mais de 5 anos, estes voltam a ver esse familiar e amigo, acabando por não ser fácil, depois de terem passado por um período de incerteza e luto, quando houve um desaparecimento, sem qualquer tipo de pistas.


A família Stone é onde desenrola-se a maior parte da história, nos quais Ben, Cal e Michaela faziam parte da lista dos passageiros do voo 828, que estiveram ausentes durante mais de 5 anos e consequentemente fez com que Olive e Grace tivessem que seguir com as suas vidas, pensando que os restantes membros da família tinham falecido. É interessante ver a adaptação que Ben, Cal e Michaela vão tendo com as mudanças que ocorreram nos últimos anos. Por exemplo, o namorado da Michaela está casado com outra pessoa; a irmã gémea de Cal está 5 anos mais velha, logo está na adolescência e a esposa de Ben está a namorar com outra pessoa.

Gostei de ver a relação entre Cal e Olive, que funciona muito bem na história, onde podemos observar um apoio constante que existe nestes gémeos, que não muda, por mais anos que passem. Antes de ir para a Jamaica, Cal é diagnosticado com leucemia terminal, tendo uma esperança de vida de 6 meses, mas isso não parou com que a família estivesse sempre presente para ele e tivesse comprometido a fazer esta viagem, levando a que tivesse surpresas mais tarde.


Depois de regressarem, muitos dos passageiros começaram a ter visões com imagens inexplicáveis, nos quais designaram por callings ("chamadas" em português), que poderiam vir a fazer todo o sentido e serem fundamentais para salvarem vidas. Ben, Michaela e Cal tinham estas visões que podiam manifestar-se de forma auditiva ou visual, onde mostravam-lhes o futuro e dando-lhes instruções, que podiam levar até pessoas que precisavam de ajuda.

Como Ben e Michaela resolveram dedicar-se à investigação do desaparecimento misterioso do voo 828, também fizeram com que levassem mais a sério, as visões que vão tendo, ao longo dos episódios, pois acreditam que tudo tem uma explicação e que também pode vir a ser relevante para algo que ainda não conseguiram descobrir. Através destas visões, chegam à conclusão que existe um motivo e uma ligação entre os passageiros do avião, muito maior do que pensavam.

Estes callings ordenam que sejam tomadas atitudes que podem ou não fazer toda a diferença na vida de outra pessoa. Por isso, passageiros como Michaela ou Ben começam a perceber que a vida deles tem um determinado propósito e que eles têm de descobrir qual é, entendendo as mensagens que são transmitidas por estas visões e depois fazerem o que for necessário para cumprirem aquilo que lhes é pedido.

Michaela consegue desvendar alguns dos seus casos da polícia, com a ajuda dos callings que vai recebendo, por isso, ela é uma das pessoas que acredita que estes aparecem por uma boa razão.

Esta série dramática será sem dúvida, um mistério muito difícil de desvendar, mas que cria laços entre as personagens e o espetador, nos quais é constituído por episódios surpreendentes, que vão cativando o público. Também é interessante, o espetador acompanhar as descobertas feitas, ao mesmo tempo que as personagens. 

Existe um bom drama familiar, onde são partilhadas as diferentes dificuldades que cada membro da família vai passando, ao longo da história.  
 

Este é um daqueles mistérios, onde o espetador cria teorias ilimitadas para tentar explicar o desaparecimento deste avião e que torna com que o desenrolar da história vá sendo por vezes, surpreendente e empolgante, mas também intrigante. Acabam por ser várias as opções que vão passando pela mente do público.

Em determinados episódios, é interessante ver que o espetador está à espera que naquele momento seja esclarecido com algumas respostas a perguntas que pode exceder a sua compreensão, mas em vez disso, acaba por surpreender e deixar ainda com mais perguntas, levando a que a sua curiosidade vá aumentando, ao longo do desenrolar da história. 

Eu considero esta história como sendo um puzzle muito complexo de se resolver, nos quais cada peça nem sempre encaixa da forma que pensávamos. É daquelas séries em que o público tem de estar muito atento para não se perder e assim perceber todas as peças que vão sendo introduzidas ao longo dos episódios. Pode acontecer a pessoa perder-se com a quantidade de mensagens que são transmitidas e têm de ser decifradas.


Também acontece uma discriminação perante os passageiros deste avião, onde alguns destes não conseguem voltar a ter uma vida normal. São vários aqueles que vão tentar obter respostas através dos passageiros, seja agentes do governo ou fanáticos que acreditam que o seu regresso foi um autêntico milagre e querem saber mais. Mas depois há aquelas pessoas que acredita que este grupo não é normal e é perigoso, e por isso incentiva ódio e violência contra eles. 

O governo também faz experiências com alguns destes passageiros para tentar perceber melhor o que aconteceu, mas também para aproveitarem os "poderes" com que ficaram após o regresso do avião.

Uma das principais perguntas feitas nesta história é por onde estes passageiros estiveram nestes últimos 5 anos e são várias as teorias existentes. Também é abordado temas místicos e a relação que pode ter com acontecimentos do passado. Para além disso, um dos passageiros tenta descobrir o que aconteceu através de experiências científicas e alguns ensaios clínicos. 

A chegada de Zeke também cria um aumento na curiosidade do público, onde existe a tentativa de ser fazer uma ligação entre esta personagem e o grupo dos passageiros.


Considero que nem todos os episódios tiveram a mesma qualidade, o que acaba por ser uma pena, pois é uma série com muito potencial, que ainda tem muito para contar. Nos primeiros episódios da 1ª temporada, eu achei alguns dos episódios parados e com um ritmo muito lento, que nem sempre tinha muita relevância, mas que foi melhorando aos poucos. É daquelas histórias, em que o público tem de estar muito atento para não se perder e assim perceber todas as peças que vão sendo introduzidas ao longo dos episódios. Mesmo assim, esta série dramática prende o espetador desde o início até ao fim.

Acho que alguns dos efeitos visuais poderiam ter sido melhores e em alguns episódios, o ritmo era por vezes demasiado lento, pois prolongaram alguns esclarecimentos mais do que deviam. As vozes que são introduzidas nos callings pareceram um pouco artificiais para o que supostamente deveria ser. 

Ao longo da 2ª temporada, a religião é um dos temas fulcrais da história. Sejam dúvidas que as pessoas possam ter relativamente a determinados cultos ou mesmo a nível de alguma das possíveis explicações para o avião ter voltado ou de ter sido um milagre e também a quantidade de teorias da conspiração, onde acreditam que o governo ou seres extraterrestres possam ser os responsáveis pelo desaparecimento do voo 828. Também podemos ver o poder que a fé pode ter na sociedade, mas que nem sempre é utilizada pelos melhores motivos. 


Relativamente ao argumento, eu acho que algumas coisas deveriam melhorar no mesmo e assim, explorar de uma forma mais consistente este suspense, pois demoram muito a dar respostas e quando dão, acabam por introduzir ainda mais perguntas. Mesmo assim, considero que teve um bom crescimento desde a 1ª temporada até à 2ª. 

Esta série acaba por ser inspirada num desaparecimento real que aconteceu em 2014, com o voo MH370, que desde então nunca foi encontrado, acabando por tornar-se num mistério sem pistas.  

Esta até é uma história inteligente e bem interessante de acompanhar. Para quem é fã de mistérios, esta pode ser uma boa aposta. Algumas das revelações da série são surpreendentes em que a pessoa fica em choque e ao mesmo tempo com curiosidade em saber mais, pois são várias as reviravoltas que vão sucedendo.

Espero que continue por mais algum tempo, pois ainda existem vários mistérios para serem desvendados nesta série.

2 comentários:

  1. Aguardando ansiosa pela terceira temporada...onde encintro encontro será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A série foi recentemente renovada para uma 3ª temporada, mas ainda não há informações de quando estará disponível.

      Eliminar