sábado, 30 de janeiro de 2021

Série "30 Monedas" da HBO - uma história de terror cheia de mistério e surpresas que está envolvida numa conspiração global

 

30 Monedas ou 30 Coins é uma produção espanhola da Pokeespsie Films para a HBO Europe, com a participação da HBO Latin America, em que é constituída por uma temporada de oito episódios que está disponível nesta plataforma de streaming, entre elas, a HBO Portugal e também na HBO Max. Esta série de terror, suspense e mistério foi criada por Álex de la Inglesia que tem funções de realizador e escreveu em conjunto com Jorge Guerricaechevarria. Esta dupla faz parte da equipa de produtores executivos que também inclui Carolina Bang e a tripla, Steve Matthews, Miguel Salvat e Antony Root da HBO Europe, sendo que a banda sonora tem a responsabilidade de Roque Baños.

O Padre Manuel Vergara (Eduard Fernández) é um exorcista e um pugilista que já tinha cumprido a sua pena de prisão acabou por ser exilado pela igreja para depois se tornar no padre de Pedraza, uma vila remota em Espanha. Ele acreditava que podia deixar o seu passado para trás e iniciar uma vida completamente nova num sítio que parecia ser bem simples, mas quando começam a acontecer fenómenos estranhos e paranormais que não têm qualquer tipo de explicação racional, Vergara faz o que for necessário para descobrir a verdade, sendo que cria uma aliança com Paco, o presidente da câmara (Miguel Ángel Silvestre) e Elena, uma veterinária (Megan Montaner) em que juntos vão percorrer um caminho negro cheio de obstáculos que também inclui uma conspiração global que pode trazer o caos para o mundo e tudo isto devido a uma luta intensa pelo controlo das trinta moedas pelas quais o apóstolo Judas Iscariotes traiu Jesus de Nazaré.

O elenco é constituído por Eduard Fernández (Padre Manuel Vergara), Megan Montaner (Elena), Miguel Ángel Silvestre (Paco), Macarena Gómez (Merche), Pepón Nieto (Sargento Lagunas), Manolo Solo (Cardeal Santoro), Cosimo Fusco (Angelo) e Manuel Tallafé (Enrique), mas também tem a participação de Carmen Machi (Carmen), Paco Tous (Jesús), Secun de la Rosa (Martín), Javier Bódalo (Antonio), Álvaro Manso (Román), Mariano Venancio (Marcelo), Antonio Velázquez (Roque), entre outros.

Pode conter Spoilers!

 

30 Monedas está presente num mundo onde nada é o que parece e que ninguém é de confiança, sendo que é uma história cheia de mistério que apresenta uma luta intensa entre o bem e o mal, ao mesmo tempo que há coisas estranhas a passar-se numa vila remota chamada Pedraza, tais como nascimentos improváveis, mortes, desaparecimentos, premonições assustadoras ou crimes macabros. Será que estes acontecimentos são uma mera coincidência ou esta vila foi amaldiçoada ou mesmo escolhida para outro propósito? 

Pedraza é daquelas vilas localizadas em Segóvia em Espanha em que não costuma acontecer nada de grave, mas tudo muda após a chegada do Padre Manuel Vergara, pois começam a ocorrer fenómenos bizarros e paranormais que podem estar relacionados com um mistério que envolve uma conspiração e a luta pelo controlo das 30 moedas pelas quais o apóstolo Judas Iscariotes traiu Jesus de Nazaré. Cerca de 2000 anos depois dessa traição, uma das moedas surgiu nas mãos deste sacerdote que a tinha escondido durante muito tempo, mas não compreendia o seu valor até que descobre que os seus inimigos querem encontrá-la a todo o custo e aos poucos tudo vai fazendo sentido.

 

Manuel Vergara é um padre invulgar que é lutador de boxe e ex-presidiário, sendo que foi exilado pelo Vaticano por motivos misteriosos e enviado para uma paróquia na vila remota de Pedraza. Ele quer esquecer o seu passado e começar uma vida nova, mas a sua chegada que ele acreditava que seria pacífica acabou por não acontecer, pois eventos estranhos começam a ocorrer em Pedraza.

Este é um padre invulgar que vive atormentado pelos demónios do seu passado, em que tenta fugir deles e pelas tragédias que lhe sucederam, seja no seu meio familiar como também nos seus tempos como exorcista que temos a oportunidade de conhecer através de flashbacks, mas ele utiliza os seus treinos de boxe como uma forma de desanuviar dos seus pensamentos mais obscuros.

 

Vergara é um homem misterioso e reservado que não confia em ninguém e não quer partilhar nada do seu passado e por isso, ele quer estar no seu canto e não se envolver em problemas que possam surgir. Assim, são muitos os segredos que ele esconde em que a qualquer momento podem ser revelados, entre eles, uma moeda antiga que ele manteve escondida durante muito tempo e não parece ter muito significado, mas que pode fazer toda a diferença para desvendar as causas dos acontecimentos estranhos que têm ocorrido na vila e até podem estar relacionados de uma forma que não esperavam. 

Este sacerdote tem na sua posse, uma das 30 moedas raras com que o apóstolo Judas traiu Jesus Cristo que fornece um poder que ninguém imagina, mas que ele não sabia inicialmente do seu valor, acabando por oferecê-la a outra pessoa da vila e vai chegar uma altura em que ele vai perceber a razão pela qual ele escondeu esta moeda por tanto tempo, sendo que esta relíquia faz parte de um tesouro muito valioso e Vergara deve fazer os possíveis para mantê-la afastada dos seus inimigos.

 

Apesar de ser uma pessoa distante com o seu lado mais rebelde e com armas escondidas no interior da igreja, Vergara é um padre peculiar e nada normal que tem de passar por uma jornada difícil para tornar-se na pessoa que precisa de ser para enfrentar os seus inimigos. Para isso acontecer, ele tem de enfrentar o seu passado conturbado e confrontar os seus demónios, em que tem de fazer uma escolha entre o bem e o mal que não vai ser nada fácil, pois ele precisa de chegar ao fundo do poço para valorizar o que realmente importa e depois chegará uma altura em que ele terá de preparar-se para uma grande batalha e trazer consigo, o maior número de armas de todo o tipo para combater todos aqueles que querem obter as moedas de Judas para benefício próprio.

Quando coisas estranhas começam a acontecer na vila e não há forma de fugir delas, Vergara acaba por criar mais tarde, uma aliança improvável com Paco, o presidente da câmara que é ingénuo e parece o homem perfeito e Elena, uma veterinária inquieta que está obcecada por saber mais informações sobre a moeda antiga que Vergara lhe deu, chegando a um ponto que a coloca em perigo. Assim, este trio quer descobrir o que se está a passar e a causa do aparecimento de fenómenos improváveis, mas não faz ideia de onde se está a meter que implica combater as forças sobrenaturais e onde a realidade é distorcida por uma moeda amaldiçoada que está no centro de uma conspiração mundial, em que eles vão desvendar as suas origens da moeda que Vergara manteve escondida durante muito tempo, mas nem tudo vai correr da forma que imaginavam.

 

Este é um puzzle que necessita de ser decifrado em que uma das pontas deste mistério é uma moeda que não parece ter qualquer tipo de significado, mas que é mais valiosa do que se poderia imaginar, sendo que é constituída por um poder inexplicável e tudo isto inicia-se quando uma vaca dá à luz, um bebé humano, sendo que não conseguem acreditar no que acabou de acontecer, tentando encontrar alguma lógica para o sucedido, mesmo que não seja algo normal que acaba por confirmar-se mais tarde. Para além disso, há outras situações estranhas que vão ocorrendo, tais como, a utilização de um tabuleiro Ouija num cemitério que resulta num desaparecimento misterioso ou quando um espelho estranho reflete coisas que na realidade não existem, mas que podem criar pistas pertinentes ou mesmo quando o nosso reflexo pode tornar-se no nosso próprio inimigo e temos que enfrentá-lo a todo o custo por mais pesadelos e medos que possamos ter pelo meio.

Como referido anteriormente, esta é uma das 30 moedas pelas quais o apóstolo Judas Iscariotes traiu Jesus de Nazaré e quem ficar em posse das mesmas ficará com uma arma mais poderosa do que a Arca da Aliança, sendo que é perigosa, caso caia nas mãos erradas, principalmente se for nas de Satanás, levando a que o mundo fique ameaçado e num estado de perigo global, provocando caos e destruição a toda a humanidade.

 

O que seria uma nova ordem mundial governada por nada menos do que o próprio Satanás? Segundo a lenda, as moedas contêm a dor e sofrimento de Cristo quando este foi crucificado que tem uma energia nunca antes vista e assim, vai existir uma luta pelo controlo destas relíquias, pois estes antagonistas têm o objetivo de adquirir um poder inimaginável que querem utilizar sem qualquer tipo de limites para moldarem o mundo à sua imagem que inclui seguir uma das personagens mais importantes da Bíblia que foi Judas que teve o seu papel de entregar Jesus aos romanos. Por isso, eles não vão descansar enquanto não recuperarem todas as moedas que podem estar em localizações distintas a nível internacional e fazendo o que for preciso, nem que seja enlouquecerem quem esteja no caminho para impedir.

Esta é uma história que contém uma conspiração profunda e vasta em que podem existir espiões em qualquer lado, sendo que também tem participações de pessoas que estão no interior do Vaticano, chegando a um ponto que não se sabe em quem se pode confiar, pois não param os questionamentos constantes para se saber a localização da moeda e estes vilões têm maneiras inéditas de descobrirem o que querem, nem que seja entrarem nos sonhos de quem poderá ter informações relevantes e influenciá-las a dizerem o que sabem. Será que as moedas são uma maldição para os seus portadores?

 

Este é um thriller psicológico que testa as capacidades mentais das personagens, onde ninguém está salvo, chegando a um ponto que o povo começa a sentir medo com as coisas estranhas que vão acontecendo, pois têm a tendência de piorar e quando uma pessoa veja algo que não é normal acaba por negar o que viu, pois acredita que pode ser tratada como alguém com problemas psicológicos em que a mente cria a realidade e não o contrário e isso acaba por ser abordado ligeiramente. Neste caso, quando algo não está bem, os habitantes de Pedraza procuram refúgio na igreja que eles acreditam que vão estar em segurança, mas infelizmente nem tudo é o que parece, chegando a um ponto que ficam sob a influência do mal e parece que não há muito mais a fazer, mas isso não faz o trio de protagonistas de procurar soluções para libertar a vila deste controlo que pode ter efeitos indesejáveis. Esta é uma vila que vai passar por mudanças significativas, pois tem um papel importante a desempenhar na história, mas será que Pedraza vai voltar a alguma sensação de normalidade, aconteça o que acontecer e os seus habitantes vão livrar-se dos seus pecados?

 

Esta é uma série diferente do que estamos habituados a ver que pode chegar alturas em que a pessoa fica sem palavras para descrever o que está a ver em determinados episódios, mas sem dúvida que deixa refletir sobre diversos assuntos relacionados com a religião cristã que é um tema sensível e até tabu para muitos, principalmente para os membros da Igreja Católica e nesta história chega a ser um pouco criticada, de acordo com o ponto de vista do criador da mesma.

O espetador fica tão cativado que quer ver todos os episódios de seguida, mas neste caso eu fui acompanhando semanalmente, sendo que estava sempre curiosa para saber o que ia acontecer a seguir. É interessante acompanhar uma história que está situada numa localidade que tem uma arquitetura mais antiga e de certa forma, histórica, pois cria uma própria ligação com o suspense e mistério que vai ocorrendo ao longo dos episódios.

 

Toda a história está repleta de acontecimentos trágicos e devastadores com uma realidade distorcida que estão relacionados com o sobrenatural em que o mal tem um preço, onde os seus protagonistas vão meter-se no meio de uma conspiração, enfrentando demónios bíblicos e participam numa luta que parece eterna entre o bem e o mal, sendo que vão surgindo muitas perguntas que aos poucos vão sendo respondidas em que determinados detalhes são bem evidentes para aquilo que precisamos de saber. Também podem incluir situações de tensão com dedo de bruxaria ou com a venda da alma ao diabo, rituais católicos na prática do exorcismo ou até mesmo uma ressuscitação improvável que tem as suas próprias segundas intenções.

30 Monedas tem um estilo bem próprio que cria um impacto para quem está a assistir em que o espetador vai criando as suas teorias sobre o desenrolar da história e o que poderá acontecer de seguida, mas não deixa de ter os seus momentos épicos, assustadores e empolgantes que estão repletos de reviravoltas, peripécias e com detalhes inesperados que desenrolam-se num local que faz lembrar os tempos medievais em que o impensável acontece com monstros assustadores e pessoas que ficam completamente loucas. A sua história aborda temas que criam discussão relacionados com a imortalidade, a espiritualidade, as possessões, o esoterismo, o mistério sobre a existência de outros textos bíblicos e a sua veracidade que podem mudar o percurso da história da religião atual e a crença em Deus e na sua religião e a importância e o poder que a fé nos dá, criando uma sensação de segurança, por mais perigos mortais que possa correr.

Ultimamente é difícil existir um filme ou série de terror com qualidade, mas sem dúvida que 30 Monedas percorreu um bom caminho e trouxe um resultado satisfatório, bem diferente e original, aproveitando a liberdade fornecida para utilizar a criatividade das formas mais improváveis em que nos deu a oportunidade de passar por outros locais, tais como Roma, Paris, Síria, Nova Iorque e muito mais. Para além disso, o seu elenco fez um trabalho competente e bem adequado, desempenhando personagens com boas dinâmicas entre si e criando assim, uma boa ligação para com o público, mas dá para ver que foi um projeto exigente que quis introduzir referências utilizadas em outros filmes e séries que resultaram numa boa escolha, mas infelizmente, nem sempre existiu equilíbrio relativamente ao ritmo da própria história, em que a pessoa pode-se perder, caso não esteja com atenção, sendo que cada um dos seus episódios teve os seus altos e baixos e haviam partes que poderiam ter sido melhor explicadas e abordadas.

 

Este é um mundo com um lado oculto que ainda tem muito para ser explorado com uma produção ambiciosa em que o trabalho de cinematografia é feito de um modo perspicaz que inclui bons ângulos de filmagem e o genérico da série está muito bem introduzido para o tipo de história com cenas pesadas sobre a crucificação de Jesus Cristo e as consequências da traição de Judas em que não falta sangue. Existem planos que são filmados de um modo específico para que possamos captar as expressões faciais das personagens quando acontecem situações perturbadoras. Como referido anteriormente, a história tem referências à cultura pop em que temos a oportunidade de ver neste universo único, um nevoeiro que é bem difícil de acompanhar as personagens que faz lembrar a história de um do livro de Stephen King chamado The Mist ou criaturas que parecem fazer parte do universo de Lovecraft ou até mesmo na altura em que todos os habitantes estão todos presos na vila e não conseguem sair, devido a um feitiço que foi colocado em formato de uma parede invisível que faz lembrar filmes mais antigos, onde isto ocorreu e assim, traz esperança para produções futuras de terror com melhor qualidade e para os amantes deste género.

 

Os criadores tinham os ingredientes necessários para criar uma boa produção de terror, sendo que tiveram ideias brilhantes que colocaram no seu argumento em que a banda sonora e a fotografia foram mesmo muito bem escolhidas que criam um ambiente obscuro e misterioso adequado ao terror em que não falta violência extrema, humor negro, tragédias, criaturas bizarras e improváveis, derramamento de sangue, acontecimentos impossíveis, magia negra com rituais de sangue ou com feitiços letais, cabeças de porco espalhadas pela portas das casas da vila, símbolos desenhados em sangue e muito mais.

 

Esta série de mistério, drama, ficção, suspense e ação tem um terror negro e muito mais moderno que é constituída por uma história intrigante e complicada num pesadelo que não parece ter fim, sendo que tem uma intensidade que deixa o espetador viciado, cativado e interessado com cada um dos seus episódios em que o impossível torna-se no possível, mas não deixa de ter as suas consequências e com cenas cheias de adrenalina que mostram a luta entre o bem e o mal que desperta a curiosidade de quem está a ver. Para além disso, sem dúvida que o público acaba por ter uma ligeira reflexão sobre a religião e a própria Igreja Católica e outros assuntos relacionados com a espiritualidade e para além disso, também apresenta uma comunidade que por vezes não tem noção do que está realmente a acontecer e os seus comportamentos perante situações mais perigosas.

 

Chegamos ao final e ficamos perplexos com a forma como esta primeira temporada terminou após uma luta intensa que estas personagens foram tendo, mesmo que eu achasse que poderia ter durado mais tempo esta batalha entre o bem e o mal, mas os seus criadores fizeram com que instantemente, comecemos a criar as nossas teorias de como poderia ser uma potencial continuação desta história ousada, mas mesmo que fosse apenas estes oito episódios foi suficiente para captar a atenção do público e com um final satisfatório. Não é perfeito, mas não necessita de ser, pois tivemos a oportunidade de nos ser apresentado coisas que poderiam ser apenas fruto da nossa imaginação, mas que conseguiram transportar bem para esta produção.





Sem comentários:

Enviar um comentário