segunda-feira, 28 de junho de 2021

O que fazer quando se está num período de redução do apetite?

 

Existem períodos nos quais temos tendência a sentirmo-nos mais ansiosos e com um maior nível de stress, o que por vezes resulta numa redução do apetite. 


A diminuição do apetite que ocorre em períodos de mais tensão está também associada com o aumento dos níveis de cortisol, sendo a durabilidade desta falta de apetite variável de pessoa para pessoa.


Os idosos são a faixa etária em que se regista uma maior perda de apetite, aumentando assim a probabilidade de ocorrer desnutrição. 


Nestas situações é fundamental apostar numa alimentação: 

  • Completa: incluir alimentos de cada grupo da roda dos alimentos
  • Variada: variar os alimentos para assim aproveitarmos os nutrientes que cada alimento nos pode fornecer
  • Equilibrada: ingerir os alimentos na proporção adequada

De forma a conseguir gerir melhor o seu apetite, é importante fazer pequenas refeições ao longo do dia, com intervalos de cerca de 2h30 a 3 horas e ir bebendo cerca de 1,5 L de água, para ajudar na hidratação. Assim vai conseguir fornecer todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do seu organismo.

Alimentar-se bem não significa comer muito, mas sim comer adequadamente. Por isso, é importante que mantenha os horários das refeições regulares, mesmo que não sinta apetite, optando por porções pequenas e mais frequentes e variar os alimentos para evitar que se torne numa alimentação monótona.

Sem comentários:

Enviar um comentário