sábado, 19 de junho de 2021

Série "Katla" da Netflix - uma produção islandesa com uma boa história envolvida em mistérios que vão desafiar os moradores da vila de Vík

Katla é a nova série islandesa que é um original da Netflix, sendo constituída por drama, ficção científica, suspense e mistério que estreou recentemente na plataforma com oito episódios, cuja criação tem a responsabilidade de Baltasar Kormáku juntamente com Sigurjón Kjartansson e tem a produção da Rvk Studios.

A história desenrola-se um ano após mais uma erupção violenta do vulcão Katla, onde os sobreviventes da vila de Vík na Islândia têm de lidar com os efeitos deste evento. Depois de a vila ter sido evacuada primeiro devido às inundações glaciares e depois devido às cinzas, os que restaram começam a testemunhar muitas coisas estranhas a acontecerem, principalmente quando uma mulher coberta de cinza aparece misteriosamente no glaciar e outros aparecimentos inesperados vão ocorrendo que a ciência não consegue explicar. Será que vão conseguir desvendar este mistério intrigante e encontrar as respostas que procuram?  

Esta mulher não será a única a surgir de um modo inexplicável. Sejam pessoas que desapareceram há algum tempo ou o regresso de quem já tivesse falecido ou até mesmo o surgimento de duplicações daqueles que ainda vivem em Vík. Serão reais ou uns simples demónios? Será que têm alguma ligação com a erupção? Qual é o verdadeiro propósito destes seres? Existe uma explicação para esta nova realidade? Será que vai voltar a tranquilidade a esta zona? Afinal o que é real? Será um pesadelo? Muitas perguntas vão surgindo ao longo dos episódios que fazem com que não só o público, mas também as suas personagens vão criando as suas teorias.

A erupção de Katla dificultou muito as coisas na vida dos habitantes de Vík, onde já nada naquele local parecia normal. Uma zona que passou a ser uma localização sem turistas e com um acesso restrito que dependia de uma autorização específica para atravessar num ferry que acabou por desestabilizar a vila e todos os seus moradores, numa realidade fria, com chuva de cinzas e com algo possivelmente tóxico no ar, sem deixar de ter poluição à mistura. Assim, as autoridades não querem ninguém neste local isolado e com clima instável, pois há riscos para a saúde e o melhor é não arriscar.

Divulgação: Netflix

Um dos principais mistérios é sem dúvida, a origem das pessoas que aparecem repletas de cinzas, sem qualquer tipo de explicação possível que vão desafiar os sobreviventes da erupção, cada um à sua maneira, levando a comportamentos nada habituais, devido aos medos que se intensificaram e às verdades que vão sendo reveladas. Será que a equipa de investigadores vai conseguir descobrir tudo o que está a acontecer com o glaciar e ao seu redor?

Esta série tem um ambiente sombrio e diferente com uma fotografia escura que dá um ar misterioso e tão real à história, apresentando a essência tão característica e única da Islândia e que inclui músicas que podem trazer uma certa tranquilidade ou até mesmo a criar mais suspense às cenas que vão sendo mostradas. Também aborda assuntos que estão relacionados com o trauma, suicídio, relações familiares, lendas que se baseiam em algo, ciência, misticismo, religião e a respetiva fé e muito mais.

Katla é uma boa história envolvida em mistérios com momentos bizarros e mudanças que se vão desenvolvendo ao seu ritmo, em que acabam por prender a atenção com revelações chocantes que dão origem a mais perguntas e também descobertas e segredos que não se vão manter por muito tempo que podem vir a fazer questionar a natureza das coisas. Esta foi a primeira produção islandesa que eu assisti que gostei de ver e que eu espero que continue. Eu acredito que ainda tem base para contar muitas mais histórias e esclarecer aquilo que não chegou a ser respondido e que por vezes se tornou confuso de se compreender. Esta é uma maratona com os seus altos e baixos que faz lembrar ligeiramente a série Dark, mas que mesmo assim, tem uma qualidade suficiente e um elenco que que vai criando curiosidade neste mistério sombrio, desde o seu início até ao fim com um lado sobrenatural pelo meio!

2 comentários:

  1. Essa série é plágio de outra da Netflix chamada Glitch

    ResponderEliminar
  2. Comecei agora a ver e não consigo deixar de me lembrar do Dark...

    ResponderEliminar