sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Série "Wynonna Earp" - um tipo de faroeste sobrenatural e com terror à mistura que cativou e criou o seu impacto

Wynonna Earp é uma série sobrenatural original da Syfy que estreou em 2016 com quatro temporadas e constituída por 63 episódios, sendo baseada no graphic novel com o mesmo nome de Beau Smith, em que Emily Andras é a responsável pela sua adaptação para televisão.

Wynonna Earp (Melanie Scrofano), descendente de Wyatt Earp regressa à sua terra natal de Purgatory (Purgatório, em português) para lutar contra os demónios e outras criaturas, pois ela é a única que tem as capacidades para o fazer com a sua arma especial e por isso, esta mulher deve eliminar estes demónios para conseguir salvar a cidade. Com as suas habilidades peculiares e um bando de aliados disfuncionais, Wynonna é a única que pode levar o paranormal à justiça.

O elenco é constituído por Melanie Scrofano (Wynonna Earp), Shamier Anderson (Xavier Dolls), Tim Rozon (Doc Holliday), Dominique Provost-Chalkley (Waverly Earp) e Katherine Barrell (Nicole Haught), mas também tem a participação de Greg Lawson (Randy Nedley), Varun Saranga (Jeremy Chetri), Michael Eklund (Bobo Del Rey), entre outros.  

Esta produção conta a história de Wynonna Earp, a descendente de Wyatt Earp, um xerife que foi lendário por ter morto 77 foras da lei com a sua arma preciosa, Peacemaker (pacificadora, em português). Devido a este acontecimento foi lançada uma maldição para a família Earp, ou seja, estes foras da lei regressavam algum tempo depois como demónios reencarnados, os Revenants (renascidos, em português) para se vingarem dos descendentes de Earp. Eles iriam aparecer quando o herdeiro fizesse 27 anos. O herdeiro é o elemento mais velho da linhagem dos Earp que já tem o seu destino traçado para dedicar a sua vida a matar todos esses 77 renascidos, utilizando a Peacemaker, a única arma que é capaz de enviar todos estes demónios e criaturas sobrenaturais que fazem parte da maldição Earp de volta para o Inferno.

Wynonna não era para ser a herdeira do legado Earp, mas devido à morte do seu pai e da sua irmã mais velha, Willa, ela acabou por suceder quando fez 27 anos. Juntamente com a sua irmã mais nova, Waverly e o seu grupo de aliados, Dolls, Doc e Nicole, Wynonna tem a missão de combater todos os seres sobrenaturais que vivem no Ghost River Triangle (Triângulo do Rio Fantasma, em português), uma zona que está amaldiçoada junto às Montanhas Rochosas canadenses. Será que Wynonna vai conseguir libertar a cidade de Purgatory destas criaturas e assim terminar completamente com a maldição dos Earp?

Wynonna Earp é uma mulher talentosa, divertida e corajosa com uma personalidade muito forte com uns traços bem cómicos, com um humor peculiar e que gosta constantemente de beber álcool. Para todos, ela pode parecer uma pessoa muito forte e sem vulnerabilidades, mas isso não é bem verdade, pois Wynonna também comete erros e tem dificuldades em enfrentar os seus próprios problemas, sendo que por vezes tem coisas a perder. Esta herdeira mais solitária e com um mau feitio tem os seus próprios demónios com quem tem de lidar num passado que não foi nada fácil de passar e deixou pelo caminho, feridas difíceis de ultrapassar. O que é muito interessante de se ver é o amadurecimento que esta protagonista vai tendo ao longo das temporadas e tudo aquilo que vai aprendendo no seu papel enquanto protetora da cidade de Purgatory e na dinâmica que vai tendo com as outras personagens.

Vamos falar um pouco dos aliados de Wynonna. Começamos pelo Xavier Dolls, um agente especial de uma divisão misteriosa designada por Black Badge Division com os seus segredos que está a investigar ataques sobrenaturais e acaba por ajudar Wynonna a lutar contra os renascidos. Depois temos Jeremy Chetri, um cientista muito inteligente do Black Badge que tem um bom coração, é divertido e é um dos protagonistas de algumas das piadas da história, porém vai ser bem útil na luta de Wynonna contra os demónios e outras criaturas que vão surgindo por Purgatory.

Doc Holliday é um dos maiores aliados da Wynonna e uma das minhas personagens preferidas da série, sendo que ele é o antigo parceiro de Wyatt Earp com uma habilidade extraordinária e profissional no que toca a disparar armas, mas cheio de traumas já que foi amaldiçoado com a imortalidade e esteve preso num poço durante mais de cem anos. O relacionamento dele com a Wynonna apresenta uma cumplicidade e uma química bem evidente, sendo que eles vão estar constantemente a serem testados e terão de enfrentar desafios difíceis, seja em conjunto ou em separado.

Um dos pontos altos da série é sem dúvida, o relacionamento entre Waverly Earp, a irmã mais nova de Wynonna e Nicole Haught, uma oficial do Departamento de Polícia de Purgatory. Dá para perceber que Waverly é daquelas mulheres mesmo especiais com o seu poder próprio em que o público cria uma empatia imediata, sendo que está sempre a torcer para que ela consiga aquilo que lhe faz mais feliz. E uma das pessoas mais importantes para Waverly para além da sua irmã Wynonna é a Nicole que criam em conjunto, uma ligação forte e muito cúmplice entre si e juntas passam por uma jornada apaixonante e enfrentam vários tipos de obstáculos sem nunca desistirem, criando assim, um tipo de sensibilidade e esperança para jovens do público que consideram esta dupla como uma inspiração para lutarem por aquilo que mais amam e seguirem as suas paixões.

Porém, a relação entre Waverly e Wynonna também tem os seus altos e baixos com alguns problemas e mágoas pelo meio, sendo que cada uma vai ter de lidar com os seus sentimentos perante a outra, mas uma coisa é certa. Quando uma está em perigo, a outra faz o que for preciso para salvar a sua irmã e estas irmãs juntas são mesmo mais fortes e vão ter um caminho intenso pela frente e nunca deixarão de lutar por aquilo que acham que é o mais importante.

Uma produção com esta natureza sobrenatural desenrolada num local isolado e com as suas personagens carismáticas que apresenta o seu elenco num tema de abertura impecável ao som da música Tell That Devil de Jill Andrews não seria a mesma se não tivesse os seus vilões, apesar de nem todos terem brilhado da forma mais indicada. Um dos antagonistas que se destacou mais foi sem dúvida, Bobo Del Rey que foi amigo de Wyatt Earp, mas atualmente era o líder dos renascidos com os seus próprios planos e um ótimo adversário para a Wynonna e companhia.

Esta é uma série com fantasia e um terror faroeste com características mais modernas, sendo combinadas com o mundo de sobrenatural, sem deixar de ter o seu lado mais dramático e os seus momentos de ação. Com um elenco competente é constituída por uma história bonita, divertida e interessante de se acompanhar e ao mesmo tempo intrigante com boas lutas e cheia de aventuras, demónios, perigos, peripécias, conflitos, batalhas, invasões, amor, amizade, romance, magia, escolhas difíceis, missões desafiantes, traumas e cliffhangers que consegue conquistar o espetador desde o primeiro momento, apresentando ao longo dos episódios, uma evolução útil para cada uma das personagens e qual foi o caminho que tiveram de percorrer para lá chegarem e até encontrarem as respostas pelo qual procuravam.  

Wynonna Earp é daquelas séries repleta de sarcasmo e reviravoltas com suspense e comédia pelo meio que apesar de ter as suas falhas criou o seu impacto, transmitiu a sua mensagem, abordando temas importantes para a sociedade e sem dúvida, fica na memória dos seus admiradores e da sua comunidade de fãs, os Earpers. Desde o início até ao fim, estes fãs deram um apoio fantástico a toda a equipa e deu para ver o cuidado que Emily Andras teve no desenvolvimento da narrativa, criando um final satisfatório para o espetador. E além disso, esta comunidade continua a celebrar esta história e as respetivas personagens através de convívios em convenções dedicadas a esta produção com a participação de uma boa parte do elenco.

2 comentários: