domingo, 2 de janeiro de 2022

"Harry Potter 20º Aniversário: De Volta a Hogwarts" - um evento com uma nostalgia emocionante, incrível e mágica que merece o devido reconhecimento

 

Finalmente chegou o momento do aguardado regresso do universo de cinema de Harry Potter para comemorar o seu 20º aniversário. Para quem não sabe, o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga Harry Potter foi no dia 26 de junho de 1997 nas mãos de J. K. Rowling. A partir desse momento que esta coleção de livros foi transformada num universo de fantasia que é das mais populares do mundo e que criou um enorme impacto na vida dos seus milhões de admiradores, continuando até aos dias de hoje a marcar diferentes gerações.   

O universo de Harry Potter retrata as aventuras de um jovem órfão que descobre aos 11 anos que é um feiticeiro e mais tarde, ele recebe uma carta muito peculiar e exclusiva para estudar em Hogwarts, uma escola de magia e bruxaria que vai dar que falar com todas as peripécias e reviravoltas que vão sucedendo ao longo destes livros. A vida deste rapaz nunca mais será a mesma e na sua jornada vão ser muitos os desafios constantes que ele terá de enfrentar.

O verdadeiro desafio começou quando se tomou a decisão de produzir oito filmes baseados na série de livros escritos pela britânica, J. K. Rowling, realizado pela Warner Bros. Pictures entre 2001 e 2011 e protagonizado por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, tornando-se imediatamente num êxito estrondoso.

Tanto os livros como os respetivos filmes sempre foram um tipo de coleção de lições de vida com uma perspetiva única que ajudavam no amadurecimento, principalmente dos mais jovens e com uma história repleta de fantasia, mistério, aventura, romance e suspense que foi eficaz a prender a atenção do público, desde o início. Ambos têm uma perspetiva muito bonita e criativa sobre a vida e uma crença na infinidade de possibilidades que existem nesse mundo fora.

Os filmes desta saga conseguiram criar um ambiente mágico, familiar e especial que a pessoa facilmente se identifica e fazendo toda a diferença, chegando a um ponto que não nos cansamos de rever cada uma destas aventuras. É sempre fantástico a pessoa atravessar a plataforma 9 ¾ da estação de comboios King Cross, imaginar qual seria a equipa que seria selecionada pelo Chapéu mais famoso de Hogwarts, como seria participar num jogo de Quidditch com o auxílio de uma vassoura voadora e que feitiços teríamos a oportunidade de aprender com a nossa própria varinha mágica.

Divulgação: HBO Portugal

Pela primeira vez, Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson e os restantes membros do elenco lendário dos oito filmes reuniram-se para comemorar este mundo mágico, através do Harry Potter 20º Aniversário: De Volta a Hogwarts que já está disponível na plataforma de streaming da HBO Portugal.

Esta retrospetiva especial é produzida pela Warner Bros. Unscripted Television em associação com a Warner Horizon na icónica Warner Bros. Studio Tour London e em conjunto com Casey Patterson e Pulse Films. Comemora os 20 anos desde a estreia do primeiro filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal, tendo a participação de Emma Watson, Oliver Phelps, James Phelps, Alfred Enoch, Ian Hart, Jason Isaacs, Mark Williams, Rupert Grint, Tom Felton, Bonnie Wright, Toby Jones, Evanna Lynch, David Heyman, Matthew Lewis, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Helena Boham Carter, Gary Oldman e Daniel Radcliffe e dos realizadores Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell, David Yates.

Esta homenagem memorável realizada por Casey Patterson e Joe Pearlman é constituída por quatro capítulos, sendo que vai mostrar o reencontro dos atores e a magia que está por trás da produção dos filmes espetaculares que tão bem conhecemos com a revelação de surpresas e curiosidades dos seus bastidores e contar com uma história encantadora de making-off, através de novas entrevistas e conversas com elenco que vai sem dúvida, proporcionar aos fãs mais um momento único para se juntarem a eles para mais uma jornada mágica e inesquecível.

Além disso, temos a oportunidade de voltar a recordar cada um dos filmes e de ver estas conversas a ocorrerem em locais bem conhecidos e enigmáticos dos admiradores deste universo do Harry Potter, tais como a sala de Albus Dumbledore, a sala comum dos Gryffindor e dos Slytherin, o Gringotts Wizarding Bank em Dragon Alley, a Weasley burrow, a sala de aula das Poções de Hogwarts (Potions classrom at Hogwarts of Witchcraft and Wizardry, como nome original) e o salão principal de Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry.

Também foram sendo mostradas entrevistas antigas e imagens das audições e da primeira vez em que a tripla Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint esteve junta pela primeira vez para que fosse avaliada a química que transmitiam entre si, sendo que se encaixaram facilmente para o que era pretendido e depois o último dia de filmagens dos três que foi repleto de emoção no derradeiro momento de despedida.  


Divulgação: HBO Max

Os atores partilharam a experiência que tiveram ao longo de 10 anos com cada um dos realizadores que trabalharam nos filmes e respetivos colegas de elenco, sendo que durante as filmagens faziam várias brincadeiras e se divertiram imenso, mesmo quando não estavam a gravar. Inicialmente não conseguiam conter a empolgação por estarem a participar num filme de Harry Potter e por vezes, era difícil manter o foco. Porém, cresceram naquele ambiente que teve uma marca na vida de cada um e construíram juntos, um vínculo inquebrável. O facto de acompanharmos conversas do Daniel Radcliffe com Helena Boham Carter e Gary Oldman bem interessantes ou as histórias que os três protagonistas foram recordando em conjunto foram muito cativantes de se ouvir e mostrando a cumplicidade que continua a existir entre todos os elementos do elenco.

Existem diversas curiosidades que vão sendo desvendadas ao longo deste especial dedicado a um mundo tão icónico que eu acredito que irá continuar em gerações futuras, como por exemplo, os castings para os filmes. Sabiam que houve uma grande pressão e tiveram dificuldades em encontrar o ator que iria interpretar Harry Potter e que foi o realizador que encontrou o Daniel Radcliffe quando ele estava num quarto de hotel em Londres a assistir à versão da BBC de David Copperfield? Parece uma simples coincidência, mas que fez toda a diferença para a produção deste sucesso global. Já Rupert Grint e Emma Watson foram mais fáceis para serem selecionados, porque era como se eles tivessem saído diretamente dos livros.

É tão bom relembrar momentos importantes da história, as cenas dos filmes, protagonizadas pelas nossas personagens favoritas ou por vilões como o Voldemort ou a família Malfoy. Foram vários os valores que nos ensinaram de um modo tão natural e foi interessante perceber como foi sendo criado o impossível através da mente de Stuart Craig, o designer de produção que para criar este mundo teve uma liberdade criativa e teve a oportunidade de contruir este mundo do zero. Já viram como era produzir o baile de Inverno ou cenas com cerca de 250 figurantes ou até colocarem centenas de velas penduradas no salão principal de Hogwarts? O cinema também tem sem dúvida, a sua própria magia que também nos é mostrada, através de imagens dos bastidores dos filmes.

Divulgação: HBO Portugal

Além disso, também dedicaram um momento deste reencontro para relembrar aqueles que já faleceram como Richard Harris, Richard Griffiths, John Hurt, Helen McCrory, Alan Rickman e muitos mais nomes que vão ficar na memória de todos nós e foi muito bonito e comovente de se ver.

Este evento é uma nostalgia emocionante, incrível e mágica que merece o devido reconhecimento e celebra o legado incomparável dos filmes Harry Potter e a importância que tem na vida de todos nós. É fantástico, surreal e mágico acompanhar este elenco tão especial a regressar aos cenários originais de Hogwarts, onde começaram há 20 anos pela primeira vez e a conviverem entre si, em conversas bem intimistas que deixam qualquer um emocionado, mas ao mesmo tempo, feliz por terem sido proporcionados estes momentos tão únicos para os atores que fazem parte de algo que é tão significativo para tanta gente e para os fãs. Por isso, eu aconselho a verem, a aprenderem ainda mais sobre as personagens e a respetiva profundidade e preparação, a verem cenas que não chegaram a ir para o grande ecrã e a apreciarem que vale mesmo muito a pena. O universo de Harry Potter merece esta homenagem muito especial cheia de magia no ar que nunca iremos esquecer tão cedo e continua a ter um impacto enorme em milhões de admiradores!

Sem comentários:

Enviar um comentário