quinta-feira, 6 de julho de 2023

Karen Pirie é uma série de investigação criminal dinâmica e repleta de revelações inesperadas

Costumam ser daquelas pessoas que preferem assistir a séries mais curtas? Então, Karen Pirie é para vocês!

Com a renovação para uma segunda temporada já confirmada, os primeiros três episódios de Karen Pirie são baseados no The Distant Echo, o primeiro livro da série de literatura policial da autora escocesa Val McDermid sobre a inspetora Karen Pirie. Originalmente exibida pelo canal britânico ITV em 2022, esta pode ser atualmente vista na plataforma do Disney+.

Este drama criminal que tem tido no Reino Unido uma ótima resposta a nível de audiências é protagonizado por Lauren Lyle, tendo estes três episódios sido escritos por Emer Kenny e realizados por Gareth Bryn. No elenco também fazem parte nomes como Barrie Hunter, Ariyon Bakare, Chris Jenks, Gilly Gilchrist e River Wilde.  

A história centra-se em Karen Pirie (Lauren Lyle), uma jovem inspetora escocesa verdadeiramente contemporânea e brilhante, sempre com resposta pronta e um desejo tenaz pela verdade.

Nesta série, a recém-promovida Karen é incumbida de reabrir a investigação de um homicídio que tem sido objeto de um podcast controverso sobre crimes verdadeiros. Quando uma empregada de mesa, a adolescente Rosie Duff foi encontrada brutalmente assassinada num cemitério de St Andrews, em 1996, a suspeita recaiu sobre os três estudantes que encontraram o corpo. Mas com a falta de provas forenses, nenhuma acusação foi feita e a investigação fracassou. Vinte e cinco anos depois, alguém está disposto a arriscar tudo para manter os segredos que cercam o caso. Saberão os três homens mais do que aquilo que revelaram anteriormente? O que falhou na primeira investigação? Poderá Karen descobrir a verdade sobre o que aconteceu a Rosie naquela noite fatídica?

Karen Pirie é uma jovem inspetora destemida que sabe muito bem o que está a fazer, mesmo que muitos não acreditem, principalmente por ser mulher. Depois de muitas polémicas envolvidas e expostas por um podcast em torno da investigação policial do homicídio de Rosie Duff, os responsáveis acharam que a melhor pessoa para liderar a revisão deste caso arquivado seria uma mulher e nada mais interessava. Karen Pirie foi a escolha e apesar de não ter sido indicada inicialmente pelas melhores razões, os seus superiores não estavam à espera das suas capacidades fantásticas e cheias de qualidade como investigadora.

Esta protagonista feminina cria uma empatia imediata com o público com a sua personalidade decidida, perspicaz, determinada e ousada. Lauren Lyle fez um ótimo trabalho no desempenho desta líder com um talento que tem uma perspetiva própria e consegue chegar a conclusões que mais ninguém conseguiu.  

São poucas as produções que conseguem prender a atenção do espetador quando nos referimos a dramas policiais, principalmente aqueles que estejam relacionados com casos arquivados. Mas Karen Pirie tem a capacidade de o fazer pela maneira simples como apresenta e organiza toda a história, criando interação com quem está a ver.  

A história é completamente fluída e repleta de mistério, sem nunca esquecer a investigação criminal em si. É incrível como a tecnologia pode fazer toda a diferença na resolução de um caso arquivado, onde determinados detalhes só são descobertos dessa forma. Mas, também mostra a falta de coragem que às vezes existe na polícia para resolver um homicídio como deve ser.

Karen Pirie é uma série de investigação criminal dinâmica e surpreendente que merece o devido reconhecimento. É repleta de reviravoltas e revelações inesperadas e é tão impressionante como os mais pequenos pormenores se encaixam perfeitamente como num puzzle. Além disso, é bom ter a oportunidade de assistir a histórias que criam um interesse imediato na pessoa e fazendo com que a própria se torne por uns momentos numa investigadora, a partir do conforto da sua casa. E ainda tem tempo para abordar temas relevantes e que fazem sentido que sejam discutidos em sociedade.

Não percam Karen Pirie com a fantástica Lauren Lyle, principalmente para aqueles que gostam de conteúdos relacionados com investigações criminais! Agora, que venham mais episódios!

Sem comentários:

Enviar um comentário