sexta-feira, 18 de outubro de 2024

O filme "The Apprentice: A História de Trump" promete dar que falar

The Apprentice: A História de Trump promete dar que falar! Realizado por Ali Abbasi e protagonizado por Sebastian Stan, Jeremy Strong e Maria Bakalova, esta produção segue a ascensão do jovem Donald Trump ao poder através de um pacto faustiano que faz com o influente advogado e facilitador político Roy Cohn.

Depois de ter sido visto na edição deste ano do Festival de Cannes e com estreia perto das eleições americanas, Donald Trump tentou a todo o custo evitar que este drama biográfico visse a luz do dia. Contudo, ele não foi bem-sucedido e por isso, esta produção cinematográfica quem sabe, até pode vir a ter efeitos na sua própria campanha presidencial.

Esta história decorre em Nova Iorque na década de 1970. Decidido a sair da sombra do seu poderoso pai e a fazer nome no sector imobiliário de Manhattan, o aspirante a magnata Donald J. Trump está no começo da sua carreira quando conhece o homem que se tornará uma das figuras mais importantes da sua vida: o facilitador político Roy Cohn. Vendo que o jovem Donald é promissor, o influente advogado, que garantiu as condenações por espionagem de Julius e Ether Rosenberg e investigou alegados comunistas juntamente com o senador Joseph McCarthy, ensina ao seu novo acólito como acumular riqueza e poder através da mentira, intimidação e manipulação da comunicação social. O resto é história.

Divulgação: NOS Audiovisuais

Inicialmente, temos um Donald Trump numa versão mais ingénua que queria mostrar o seu valor e ter a aprovação do seu pai, enquanto construía o seu império que prometia mudar para sempre a cidade de Nova Iorque. Um dia, quando ele conheceu o manipulador e eficaz advogado, Roy Cohn, a sua vida nunca mais seria a mesma.  

Com este drama biográfico, temos a chance de conhecer melhor o trajeto desta figura polémica que por momentos até poderia criar alguma simpatia, dependendo da perspetiva de cada um. Enquanto isso, ele também conquistou o poder, através da influência bem perigosa de Roy Cohn. Além disso, também nos é apresentado como é que Trump conheceu a sua primeira mulher e como se desenrolou este casamento.

Roy Cohn é daquelas pessoas intimidantes que acabou por ser o principal interveniente na transformação arrebatadora e alucinante de Trump na pessoa que é hoje, através das suas lições duvidosas e incorretas que pelos vistos, acabavam por resultar no mundo real e chegar assim, ao objetivo pretendido. Lições essas que Trump coloca em prática, ainda nos dias de hoje. Por instantes, até acaba por ser de uma certa forma, assustador como é que uma única pessoa pode ter tanto efeito em alguém e de um modo tão negativo.

Divulgação: NOS Audiovisuais

The Apprentice: A História de Trump é uma visão bem realista desta figura norte-americana que move multidões perante os seus ideais e consegue criar perante o público, todo o tipo de reações. É muito interessante poder acompanhar uma parte da sua jornada cheia de controvérsias, manipulações e intrigas. O argumento em si foi bem constituído e executado num ritmo adequado. A nível cinematográfico foi bem conseguido e tendo sido bem introduzida a época da história que estava a ser contada, apesar da escolha na banda sonora não ter sido sempre composta por músicas que se relacionassem e fizessem sentido com a cena que estava a ser mostrada.  

Um dos principais destaques vai para a excelente interpretação, tanto de Sebastian Stan, como de Jeremy Strong. Sempre que partilhavam uma cena, esta dupla conseguiu brilhar, cada um à sua maneira. E ainda, tiveram a capacidade nata de criar inúmeras emoções no próprio espetador que estava constantemente cativado e atento ao que estava a assistir. Relativamente a Sebastian Stan, deve ser aqui referido que ele mergulhou profundamente e de um modo muito competente na forma como representou Donald Trump. E fez um ótimo trabalho, onde não faltou os tiques e as expressões corporais típicas de Trump. Já Jeremy Strong teve um fantástico desempenho neste ser humano com uma personalidade sem escrúpulos que conseguia sempre o que queria, através das suas estratégias implementadas que eram imbatíveis.

Divulgação: NOS Audiovisuais

The Apprentice: A História de Trump foi uma surpresa inesperada com mensagens enigmáticas e marcantes que merece ser vista. E que traz temas pertinentes e um lado perspicaz, por vezes perigoso e até útil sobre a vida deste homem que sempre soube aquilo que estava a fazer, não assumindo quando estava errado e magoando muitas vezes as pessoas mais próximas dele. Mesmo que tivesse de descartar quem lhe estava a condicionar o seu caminho, para ele as consequências dos seus atos não interessavam. O que importava era a sua verdade e mais nada. Mas, que na realidade e apesar de tudo, ele precisou de um mentor fulcral e inteligente para chegar à personalidade da atualidade que lhe ensinou aquilo que era necessário para garantir o seu sucesso e o poder que sempre ambicionou deste muito novo. Agora, depois de verem o filme, tirem as vossas próprias conclusões. Conseguem perceber a razão pelo qual Trump tentou prejudicar o lançamento desta produção?

Então, já conhecemos um pouco melhor esta figura complexa de Trump que quer queira, quer não, este filme irá ter um efeito significativo não só na sua vida atual, mas também no seu próprio futuro. Será que este drama biográfico vai ter influência nas eleições norte-americanas? É isso que vamos ter de esperar para ver! 



Sem comentários:

Enviar um comentário